Desliga a TV e vai lê um livro!!!

segunda-feira, novembro 16, 2009






















A Literatura anda relegada a segundo plano no seguimento atual de edição e publicação de livros. A própria ideia de produção em massa começa a destruir uma indústria que tinha tudo para ser a indústria do entretenimento de verdade. Falo em entretenimento porque algumas pessoas divertem-se lendo. As obras literárias hoje pouco lembram as obras clássicas do séc. XVIII e XIX. Não se faz aqui uma apologia às coisas do passado. O que é de se tratar é a forma como a Literatura está sendo usada para manipular massas e acalmar ânimos. 

Livros de auto-ajuda são publicados a cada cinco minutos. Quem lembra da explosão das ficções históricas à la O Código da Vinci? Quem disse que ler não é divertido? Por que a ideia de se criar um grupo para ler e discutir um livro tomando uma cerveja é uma ideia tão ameaçadora? A Literatura como obrigação criada em nossas cabeças desde miudinhos é o que faz muitas pessoas preferirem poltrona e controle remoto a poltrona e livro. Além do mais, o bombardeio de informações inúteis transvestidas de utilidade pública fazem a bunda ficar presa ao sofá. 

A boa Literatura atual é a que o Faustão anuncia e o que a Veja diz estar no Top 10 da semana. Mais vendido é melhor porque mais pessoas leram e se um bilhão de moscas comem bosta eu também vou comer. A Literatura precisa ser mais respeitada, precisa de mais atenção por parte de quem incentiva esse divertimento. Não me digam que não, mas ficar em casa numa noite de sábado lendo um livrinho é um ótimo programa.

Você também pode gostar

1 comentários

  1. Pensar em literatura é refletir sobre novos hábitos, é rever conceitos e acreditar que ler é reavaliar o nosso hábito de leitura sobre aspectos diferentes e conceituais sobre a vida.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto