Ser leitor...

quinta-feira, abril 08, 2010

A leitura é muito mais do que uma simples relação dos olhos com os livros...



























A leitura é um espaço, um lugar predileto, uma luz escolhida, um ritual em que importa até a época do ano. Há muitos livros para ler. Seleccionar um livro, por uma questão de disponibilidade de tempo de vida, implica deixar de ler outros. Já que cada simples leitura desencadeia uma série de pensamentos e influências no leitor, é importante escolher bem as obras que se vão ler, e más ainda as que serão relidas. Acostume-se a ler com papel e lapiseira sempre à mão, para registar os fragmentos que mais lhe interessem e as ideias que apareçam. 

As ideias que possam surgir durante uma leitura, que possam ser disparadas pelas palavras do livro em combinação com os pensamentos do leitor. Por isso desprendem-se da própria leitura no instante em que esta se realiza, e se não se registam no momento, podem se perder na memória até novo aviso. Há leitores que utilizam esse método; outros vêm ao próprio livro como um caderno de anotações. Muitos exemplares acabam sendo assim livros escritos por várias mãos, com tintas de diferentes cores, em distantes épocas e lugares. 

Ao ler, a produção de imagens visuais que se desenvolvem -algo assim como um filme mental que reproduz a leitura - estimula o trabalho cerebral. Este pode limitar-se a recriar o que está recebendo, ou pode disparar uma série de novas associações de pensamentos, transformando-se numa fonte de conhecimentos intelectuais. Por isso, ser leitor é característica de todo escritor. Aprenda a apreciar a leitura, para logo a poder gerar esse sentimento nos outros.

Você também pode gostar

0 comentários

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto