Doidas e Santas - Martha Medeiros

terça-feira, agosto 16, 2011



Bem o que falar de Martha Medeiros?Poeta, cronista, romancista, conquistou o Brasil com seus textos, publicados em jornais de repercussão nacional, sites e livros que se transformaram em best-sellers.? Na verdade,eu sou suspeita de falar porque além de ser apaixonada por crônicas(sem querer ser redundante mas, já sendo) eu adoro tudo que ela escreve.


Acompanho sua coluna na Revista da Tv aos domingos no Jornal O Globo, a coluna do site Zero Hora e compro sempre que possível, todos os seus livros.Ou seja,sou fanática por Martha Medeiros.Por isso,resolvi falar a respeito de um de seus livros que mais me identifico. Doidas e Santas reúne cem crônicas que falam direto ao coração de suas leitoras e seus leitores. Nelas, Martha expõe os anseios de sua geração e de sua época, tornando-se uma das vozes mais importantes entre as recentemente surgidas no cenário nacional. 

As alegrias e as desilusões, os dramas e as delícias da vida adulta, as neuroses da vida urbana, o prazer que se esconde no dia-a-dia, o poder transformador do afeto, os mistérios da maternidade, enfim, o cotidiano de cada um de nós tornou-se o principal tema da autora. Como toda grande artista, ela consuma o sortilégio da literatura: traduzir e expressar o que vai na alma de sua enorme legião de admiradores. 

Dona de uma sensibilidade incomum, Martha Medeiros tem para tudo um olhar, uma reflexão e uma reação fresca, nova, de alguém que pela primeira vez se depara com o inesperado, seja o assunto o Dia dos Namorados, a decisão de se começar a fumar, um sentimento de desconforto por qualquer coisa, uma paranoia que se imiscui sub-repticiamente ou um amor que acaba. Sempre terna e indignada, amantíssima da cultura contemporânea e dona de um imbatível senso de humor, em suas crônicas – assim como em sua poesia – Martha torna, para todos nós e com muita destreza, mais palatável o imponderável da vida.

Você também pode gostar

5 comentários

  1. Na minha humilde opinião, este é o melhor livro da Martha Medeiros, eu sou muito fã dela e a acho uma pessoa inteligentíssima, recomendo sempre.

    Balaio de Livros.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada VanVan pela visita.Muito bom encontrar alguém que gosta das coisas que a gente gosta.Acredita,que um dia desses "alguém" me disse que nunca ouvira falar em Martha Mediros. Fiquei chocada!!!Realmente,não sabe o que está perdendo.

    ResponderExcluir
  3. Tenho esse livro mas ainda não o li. Confesso que agora fiquei mais empolgada para sua leitura! Andei dando uma folheada e realmente parece ser excelente! Os contos são bem curtinho mas é bem como você disse, são reflexivos, repletos de senso de humor e muito bem escritos!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  4. Como você já sabe,eu adoro a Martha Medeiros e tbm acompanho ela!!
    Este livro eu ainda não li, tenho muita vontade de ler!!
    No momneto eu comprei o novo livro dela " Feliz por nada", vale apena conferir!!bjs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, mas parece ser bom.
    Adorei a resenha.

    Beijo
    Amanda
    Amanda's World

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto