Meu escritor favorito é...Markus Zusak

terça-feira, agosto 23, 2011

Markus Frank Zusak, filho de pai austríaco e mãe alemã e o mais novo de 4 filhos, nasceu em Sydney, em 1975, onde vive até hoje com sua esposa e filha. Tem cinco livros publicados, dos quais "Eu Sou o Mensageiro" e "A Menina que Roubava Livros" foram os de maior prodígio e sucesso mundiais.


Zusak decidiu escrever "A Menina que Roubava Livros" a partir da experiência dos pais sob o nazismo e ouvindo histórias acerca da Alemanha Nazista, sobre o bombardeio de Munique e sobre judeus marchando pela pequena cidade alemã de sua mãe. Ele sempre soube que essa era uma história que ele queria contar. Realizou ampla pesquisa sobre o tema na própria Alemanha, checando informações em Munique e visitando o campo de concentração de Dachau. Algumas histórias da ficção são recordações de infância da mãe.

"Nós temos a imagem de marchas em fila de garotos, de 'Heil Hitlers' e a idéia de que todos na Alemanha estavam nisso juntos. Mas ainda havia crianças rebeldes e pessoas que não seguiam as regras e pessoas que esconderam judeus e outras pessoas em suas casas. Então, eis outro lado da Alemanha Nazista", disse Zusak numa entrevista para o The Sydney Morning Herald.

A idéia para escrever "Eu Sou o Mensageiro" surgiu quando estava em um parque de Sydney lanchando e notou um o aviso de estacionamento permitido por apenas 15 minutos na frente de um banco e pensou: "Quinze minutos não é muito tempo. Toda vez que vou ao banco passo mais tempo que isso. E se você está em um banco durante o assalto e seu carro está na área de estacionamento com permissão para 15 minutos? Como fazer para tirar o carro e evitar uma multa?" (É exatamente isso que acontece no início do livro).

Aos 30 anos, Zusak já se firmara como um dos mais inovadores e poéticos romancistas dos dias de hoje. Com a publicação de "A Menina que Roubava Livros", ele foi batizado como um "fenômeno literário" por críticos australianos e norte-americanos. A partir de então, foi consagrado internacionalmente, liderando as listas de livros mais vendidos do jotnal The New York Times e de vários veículos da mídia brasileira.
Zusak é o autor vencedor do prêmio de quatro livros para jovens: The Underdog, Fighting Ruben Wolfe, Getting the Girl, Eu Sou o Mensageiro (I am the Messenger), sendo este último o que lhe rendeu os prêmios de Livro Jovem do Ano, da Publisher Weekly, e Livro do Ano para Leitores Mais Velhos, concedido pelo Conselho Australiano de Livros Infantis.

"Sempre tive histórias na minha cabeça, e comecei a escrevê-las". (Markus Zusak)

Bibliografia

· Bridge of Clay (2009)
· The Book Thief (2006)
· Getting the Girl (2003)
· I am The Messenger (2002)
· Fighting Ruben Wolfe (2001)
· When Dogs Cry (2001)
· The Underdog (1999)

Você também pode gostar

0 comentários

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto