Livros que inspiraram filmes e séries – Nacionais

quarta-feira, agosto 17, 2011



Nada inspira a indústria cinematográfica como um bom livro. E quem nunca saiu do cinema comparando uma obra com a outra? Como disse em postagem anterior,a coluna Registro visa informar e compartilhar dicas de filmes,teatro ,registros históricos de nosso país,entre outros assuntos relacionados ao universo literário.Começo hoje uma série de especiais que trarão para o blog livros que deram origem a filmes e séries. Para estrear, selecionei 7 livros de autores brasileiros. Aproveite, e não se esqueça de se deixar seus comentários e sugestões!



Clássico de Lispector, conta a história de Macabéa, uma nordestina feia, jovem e desajeitada, sem dinheiro, sem cultura, sem identidade e sem história que vai viver em São Paulo. Deu origem a filme brasileiro de mesmo nome, filmado em 1985.

Estação Carandiru – Drauzio Varella O dia-a-dia de um médico que atende no presídio de segurança máxima de Carandiru, convivendo com a realidade dos prisioneiros atrás das grades. Baseados em fatos reais e na experiência do próprio Drauzio Varella.

Elite da Tropa – Luiz Eduardo Soares – André Baptista – Rodrigo Pimentel Um dos filmes brasileiros mais comentados, assistidos e pirateados de todos os tempos, foi inspirado em livro do antropólogo Luiz Eduardo Soares com dois policiais. As obras mostram de forma crua as contradições da violência, do tráfico de drogas e da polícia do Rio de Janeiro.

Cidade de Deus – Paulo Lins Retrato da favela Cidade de Deus, no Rio: seus moradores, o meio criminal, a corrupção da polícia. Deu origem ao filme de Fernando Meirelles. Filme e livro “irmãos” de Carandiru.

Dom Casmurro – Machado de Assis Uma das obras máximas da literatura brasileira, e obra prima do autor, leitura indispensável para qualquer um. Recentemente a rede globo filmou uma microsérie baseada no romance.

Cazuza – Só as Mães são Felizes – Lucinha Araújo Sob a forma de depoimento, Lucinha Araujo narra a vida e os conflitos de seu filho Cazuza, um dos maiores nomes do rock brasileiro. Através das obras acompanhamos não só o dia-a-dia de Cazuza, mas de toda uma época, juntamente com outros inportantes nomes da música brasileira.

Olga – Fernando Morais Narra a história da judia alemã Olga Benário Prestes (1908-1942). Militante comunista desde jovem, Olga é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde faz treinamento militar. É encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes ao Brasil para liderar a Intentona Comunista de 1935, se apaixonando por ele na viagem. Livro escrito por Fernando Morais, filme dirigido por Jaime Monjardim.

Você também pode gostar

1 comentários

  1. Nossa! Bom post! EU amo Capitu me encantei tanto com a minissérie que fui atrás do livro e virei fã de ambos!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto