Discutindo Literatura #01 - Clarice Lispector

sexta-feira, setembro 02, 2011

Hoje começa uma nova coluna da Cachola Literária. Vamos discutir a respeito de Clarice Lispector,que por sinal,eu sou apaixonada.Vamos fazer uma breve leitura de sua vida e suas obras.
Deleitem-se!

A sensibilidade de Clarice Lispector deu fôlego à literatura brasileira e um novo sentido ao termo "literatura intimista". Mulher de rara e exótica beleza cuja singularidade sobre o ser e o estar no mundo superou em muito o exotismo de sua exterioridade. Escritora, advogada, jornalista, mãe e embaixatriz, foi uma cidadã do mundo. Vinda da gelada Ucrânia, viveu no Recife e em várias cidades do mundo, indo fixar-se no Rio de Janeiro. Mas, lendo Clarice, vendo-a e ouvindo-a tem-se a impressão de que nunca encontrou o seu lugar no mundo, senão no doloroso exercício de escrever.

Quem nunca passou pela extraordinária aventura de se deleitar com os seus textos não pode se furtar a essa experiência. Quem já experimentou sabe que se trata de uma tarefa  sem fim, pois cada vez que retomamos a eles, mais e mais Clarice se revela aos nossos olhos. Todo o seu viver está refletido numa obra fantástica que tem a missão infinita de transformar seus leitores. Eu fui uma delas. Apaixonada por Clarice que sou releio A Descoberta do Mundo. O meu livro preferido. Recomendo!


Este livro que reune uma coletânea de crônicas de 1984, são textos que revelam elementos da escritora reflexiva que tanto se preocupou com a essência da alma humana. As crônicas também mostram como ela se preocupava com o leitor, e desejava uma troca profunda com ele. Mesmo resistente a relatos autobiográficos, Clarice Lispector deixa escapar fatos mundanos e muito pessoais em suas crônicas. Da descoberta do amor ao seu comportamento impulsivo, do ato de escrever à saudade, a autora se deixava entrever em suas histórias para o jornal. A maternidade, por exemplo, é tema constante nas crônicas. As recordações de infância e adolescência são afetuosas e calorosas, incluindo repetidas declarações de amor à literatura e às primeiras leituras de Monteiro Lobato, em menina.

A qualidade literária passa por todas as histórias, das frases sucintas aos relatos mais detalhados sobre jantares e encontros, além de impressões sobre alguns personagens que atravessam toda a sua obra, inclusive a literária, como videntes, cartomantes, empregadas domésticas, crianças e velhos. Através de suas crônicas, Clarice Lispector pôde estabelecer um elo freqüente e sincero com seus leitores, apresentando sua obra para aqueles que ainda não a conheciam, ampliando o alcance de sua trajetória, semeando uma popularidade que, desde então, não parou de crescer.

Você também pode gostar

2 comentários

  1. Olá, Zilda! Como vai?
    Puxa, Clarice Lispector é uma verdadeira incógnita em minha vida literária. Permita-me explicar-lhe... A começar pelas frases que via estampada em todos os lugares, comprei um livro de crônicas dela para jovens. Gostei demais, li em cerca de uma hora e me reconheci em tantos momentos de Clarice. Depois veio a empolgação, adquiri mais 4 e, logo em "Um Sopro de Vida - Pulsações" desanimei-me com o tom demasiado intimista que gira muito em torno de coisas subjetivas, confunde o leitor... Tentei outra vez com "Laços de Família" e, mais uma vez, não gostei da maioria dos contos. Achei-os saturados, não fazem o meu tipo, por mais que aprecie a literatura perturbadora...
    O que acontece, entretanto, é que com a Clarice como jornalista, cronista, identifico-me imensamente. Quando o assunto é um romance ou um conto, já não tenho tanta certeza...
    Freud talvez a compreendesse... haha
    É um bom incentivo, de qualquer forma. Conheço pessoas que amam, outras que detestam...

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  2. Lispector....
    Infelizmente AINDA não li nenhuma obra dela, mas os versos que leio e vejo por aí são todos encantadores...

    Gostei da coluna!! Espero ver mais autores clássicos por aqui!!!

    E obg por seguir o blog!!
    Achei o seu cantinho super fofo^^

    Seguindo já!

    Beijos^^
    Danni
    http://garotas-e-livros.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto