Na memória da Cachola #01 - Relembrando os clássicos escolares

quarta-feira, setembro 21, 2011

Livros de autores como Walcyr Carrasco, Pedro Bandeira e Luis Fernando Verissimo, povoam o imaginário literário de praticamente qualquer brasileiro alfabetizado nascido a partir dos anos 1980. O motivo é simples, são os preferidinhos do professores seja por suas mensagens morais, pelo humor, pela boa literatura ou apenas pela diversão.








































Se você também já leu alguns desses livros porque um professor já passou ele para ser lido para uma prova,não deixe de compartilhar essa sua experiência conosco.Tenha ela,sido boa ou má.Pois,muitas pessoas dizem ler tais livros,por pura obrigação em seu período escolar.
Será mesmo?Eu,particularmente,tenho como boa lembrança autores como Pedro Bandeira,Marcos Rey e Lúcia Machado de Almeida. Entre eles,serão sempre lembrados: O escaravelho do diabo,Éramos Seis,A marca de uma lágrima,A droga da Obediência,Órfãos do Silêncio,entre outros.
"O Escaravelho do Diabo", da escritora Lúcia Machado de Almeida, foi um verdadeiro clássico da geração de 1980. Em clima de suspense, o livro conta a história cheia de aventura de Alberto, um garoto que precisa resolver o mistério por trás do assassinato em série de pessoas ruivas, entre eles, seu irmão.
Mais bem-humorado e romântico, "Balança Coração", de Walcyr Carrasco, conta a história de Malu, uma vegetariana convicta que se apaixona por João, um amante da carne. A dupla viverá muitas trapalhadas até conseguir se acertar com seus gostos alimentícios. Praticamente uma versão gourmet de Romeu e Julieta.
Na mesma linha, "Cuidado Garoto Apaixonado", de Toni Brandão, narra as desventuras dos amigos Tuí e Ale, que se apaixonam pela mesma garota, Camila, recém-entrada na escola. Uma peça protagonizada pelo trio irá definir o relacionamento entre os jovens.

A independente "Píppi Meialonga", que mora sozinha e já sabe se virar aos nove anos, criação da escritora sueca Astrid Lindgren, também marcou época. Aqui são o humor e o absurdo que trazem o "gostinho de quero mais" da leitura.
A coleção do Clube dos Karas, uma turminha aventureira que desvenda grandes mistérios, inventada por Pedro Bandeira, também mora na memória de muita gente. A aventura mais conhecida protagonizada por Calu, Magrí, Miguel, Chumbinho e Crânio foi "A Droga da Obediência". Mas também tinha "A Droga do Amor""Pântano de Sangue""Droga de Americana!" e "O Anjo da Morte".
O mesmo autor também é responsável por "A Marca de uma Lágrima", sobre uma garota com problemas de autoestima que ajuda sua amiga a conquistar o garoto por quem é apaixonada. De repente, a protagonista vê um crime acontecer em sua escola e fica às voltas de um grande mistério.
"Anarquistas Graças a Deus", livro de memórias de Zélia Gattai, "O Melhor das Comédias da Vida Privada", de Luis Fernando Verissimo, as peças de Shakespeare, as aventuras da "Turma do Gordo", que começam com o "Gênio do Crime" e o bonitinho "Quem tem Medo Fica de Fora!", protagonizado com Gargalo, Espirro, Carrapicho e Agulha, criado por Stella Carr, também frequentaram e deram um sabor especial a nossa juventude. Sem esquecer a maior parte das obras de Ruth Rocha.

Você também pode gostar

8 comentários

  1. Ei Zilda, que nostalgiiiiia *-* haha
    Quem não conhece o Escaravelho do diabo? Mesmo quem não leu, conhece de nome.
    Quem tem medo fica de fora, OMG! HAHA
    deu até vontade de comprar todos.

    bjs,
    tudo por um livro.

    ResponderExcluir
  2. meuuuu Deus me lembrei de tantos que li qdo tava no ensino fundamentall.. o q mais lembro assim é o escaravelho do diabo lembro mais ou menos da historia mas eu sei q adorei e o livro eh mt bom e sem contar q pedro bandeira era meu preferido adoravaaaa... obg por fazer essa viagem fantastica ao meu passado dos livros
    ps dica.... tira a letra de confirmação fica mais facil de comentar bjjj

    ResponderExcluir
  3. Que legal! Quem nunca leu um desse né verdade? :3 Só me fez ter saudades daquele tempo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Oi flor....menina eu li todos esses livros...quando tinha meus 15 pra 16 anos minha mãe trabalhava em um colégio e lá eu pegava um monte de livro....amoooo de paixão Pedro Bandeira....tenho quase todos os livros dele..
    adorei o post
    adoro você ^ ^
    bjissss

    ResponderExcluir
  5. Nossa que nostalgia gostosa. Eu adorava os livros do Pedro Bandeira e Escaravelho do Diabo eu tinha em casa. O resto eu nem conheço ahuahauhau, muito bom esse post.

    Bjsss
    www.frozenlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa, meu! Tiro essas do fundo do caixão! Eu não li nenhum desses, mas dois deles eu tenho em casa porque meus irmãos mais velhos leram (ou fingiram que leram, nunca se sabe). Dois que eu li que acho que todas as escolas deveriam ter como obrigatórios são Poliana, na versão da Coleção Recontar, e A Droga da Obediência.

    ResponderExcluir
  7. Lembrei da coleção vagalume..hehehe, bons livros aqueles, adorei o post!!! Já disse que teu blog é lindo?

    ResponderExcluir
  8. Adorei seu blog!! Acredita que gosto tanto desses livros que hoje estou montando a Coleção Vaga-lume em casa? Assim como li e adorei quero que minhas filhas leiam também♥

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto