Alfinetadas,mordidas e muita polêmica

quarta-feira, novembro 02, 2011

Já não é novidade para ninguém que a “Rainha das Trevas” Anne Rice não aprova de maneira alguma os vampiros tal qual retratados em Crepúsculo. A polêmica, que se alastra por muito tempo, ganhou nesta semana um novo capítulo.

                                             
O The Guardian publicou um artigo, em que, entre outros, a americana diz que “sente pena de vampiros que brilham ao sol”.
Além disso, no Facebook, Rice disse que Louis e Lestat “nunca feririam imortais que escolheram passar a eternidade indo ao colégio repetidamente em uma cidade qualquer – não mais que eles feririam deficientes físicos ou mentais.”"Meus vampiros têm caráter. Eles podem gozar da misericórdia.”, adicionou.
                           


Publicada em um texto da University of North Dakota, a entrevista alcançou rapidamente o número de 2.000 comentários, entre os fãs de ‘As Crônicas Vampirescas’ e de ‘Crepúsculo’. Posteriormente, Anne Rice ainda disse que Lestat “assistiu a todos os episódios de True Blood”, recente seriado de TV norte-americano, baseado na obra de Charlaine Harris. 

Rice ainda disse que adora “os novos escritores de tramas vampirescas, sem dúvida nenhuma.” E que tem “elogios incontáveis à originalidade de Charlaine Harris e Stephenie Meyer e seu sucesso. É engraçado, pessoal, todos esses vampiros tomando lugar no mundo da fantasia. E um pouco de humor quanto a isso não é ruim.” 

Apesar de fortes as opiniões demonstradas, Rice não é a única a tê-las. Stephen King, romancista americano consagrado, disse recentemente que “Stephenie Meyer não consegue escrever nada que preste. Ela não é nada boa.” 

Meyer ficou conhecida em todo mundo por ‘Crepúsculo’, vendendo, apenas em 2008, 29 milhões de livros. Atualmente, seus ganhos anuais ultrapassam a cifra de 50 milhões de dólares, e chegou, em 2010, a ser classificada pela Forbes como uma das 100 personalidades mais poderosas do ano. 

Independentemente,de qualquer coisa,acho que cada uma escreve de acordo com seu talento.Eu sou uma daquelas que "babam" pela saga Crepúsculo!!(rss) E você? Toma partido de quem? 

Esse assunto ainda dá muito "pano pra manga".Não deixem de expressar a opinião de vocês! 

Você também pode gostar

42 comentários

  1. Zilda!!!

    Agora amo ainda mais a Anne Rice, pronto, falei!

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word in My Bag

    ResponderExcluir
  2. Hum, adoro polêmicos, mas não estou do lado da Anne, infelizmente. Prefiro os vampirinhos modernos, adoro! ^^
    Leituras Vivas

    ResponderExcluir
  3. Pra mim, quanto a livros de vampiros, Anne Rice, André Vianco e Nazarethe Fonseca são os tops.

    Sou do tempo que vampiros quando saem no sol viram cinza, não mulata globeleza

    www.escapismo.xpg.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ai como eu amo a Anne e odeio Steph, ning foi obrigado a ler Crepusculo, mas OS DA ANNE so nao lê gente desprovida de inteligência e bom gosto. Pronto Falei

    Matheus
    Livros e biscoito

    ResponderExcluir
  5. Oi

    Bem eu acho que quando se trata de literatura temos que respeitar as ideias de cada autor, a Anne Rice é simplesmente diva, suas obras são clássicos puros e não tem nada que possamos falar além disso. Já a série crepúsculo é diferente, ela, independente da forma como os vampiros são narrados, aproximou esses seres sobrenaturais dos jovens, é digno de respeito o que a autora fez, ela criou um fenômeno mundial e abriu as portas para os seres sobrenaturais na literatura.

    Quando li crepúsculo pela primeira vez, simplesmente amei, mas hoje, amadureci como leitora e digo que gosto da série, mas não é como antes.

    Também gosto dos livros de True Blood e dos da Anne, por isso não tomo nenhum partido, além de achar que a Anne estava brincando, como todo mundo faz...Mas concordo contigo, acho que isso ainda vai dar muito pano pra manga! rs

    Bjus

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  6. Acredito que esse é um assunto que sinceramente só mostra o lado pouco criativo de certos escritores. Por mais que sejam consagrados, a arte é própria de cada um.
    Todos nós sabemos que vampiros não existem, uma característica a mais ou a menos não vai fazer diferença.

    Eu admiro todos que escrevem como uma arte e leio Meyer, Rice e King sem nenhuma problema. (risos)

    ResponderExcluir
  7. Sou do tempo que vampiros quando saem no sol viram cinza, não mulata globeleza +1

    Hummm ... adoro esse tipo de barulho... não gosto da trama de Crepúsculo, não gosto da forma como a mitologia foi totalmente estragada pela Meyer....


    Eu tenho os livros de Rice, e não há vampiros como os que ela escreve

    King escreve com primazia...e já fãs de Crepúsculo perguntando quem era "esse cara" ...

    Falta cultura aqueles que só leem Meyer, pelo menos para conhecer outras coisas... sei de pessoas que leem para caramba e gostam de crepúsculo, vai de gosto... mas críticas sem fundamento aos grandes autores merecem ser ignorados sumariamente... hahahaha

    ResponderExcluir
  8. E eu que pensava que só artista de Tv se alfinetavam...

    Bom, eu adoro Anne Rice e seus vampiros, mas admito que já amei Crepúsculo (tempos de crise)...

    Acho horrível os escritores ficarem falando mal dos outros! É muita infantilidade da parte deles!!

    Também descordo de Stephen King (apesar de amar as obras dele), Stephenie Meyer escreve muito bem e eu gostei muito de A Hospedeira!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Zilda!
    Gosto muito de Crepúsculo, por mais que não seja minha série favorita, e acho toda essa polêmica desnecessária! Acredito que comparações entre esses tipos de vampiros não deva ser feita. O estilo não é o mesmo, simples assim.
    Anne Rice é, de fato, a rainha do gênero. Mas Stephenie não criou uma série no sentido de ser mais uma entre as já existentes, ela usou de sua criatividade pra criar uma nova classe de vampiros. Se ela tivesse seguido o exemplo clássico dos vampiros, talvez não tivesse feito o sucesso que fez!
    Dizer que a autora não tem talento, por mais que o proferidor de tais palavras seja o renomado Stephen King, é bobeira. Se ela não tivesse, sua série não seria o sucesso que é hoje.
    Interessante você colocar a matéria no post ^^
    Beijos e um bom feriado!

    ResponderExcluir
  10. ja li alguns livros da Anne e gostei, já li os da Stephenie e gostei tembém!
    Acho que existe muito espaço pra todo mundo, não precisa ficar nessa disputa de quem é o melhor, cada um tem seu gosto!
    Não entendo essas pessoas que ficam ofendendo o trabalho dos outros sabe?pra mim isso é insegurança, por que se você é bom no que faz não precisa rebaixar o trabalho dos outros pra aparecer!

    Mas mesmo os que não gostam da saga crepúsculo tem que concordar que depois que a série fez susseso livros com tema sobrenatural conseguiram muito espaço,até os clássicos que só eram conhecidos por uma pequena parcela de leitores conseguiram mais destaque.

    ResponderExcluir
  11. Ahhh eu me dividoo..
    Tb babo pela saga Crepúsculo.. e nunca li nada de Anne Rice..

    Mas penso que cada uma escreve de uma maneira e como tudo é fantasia mesmo e ninguém virou vampiro pra saber se brilha ou se queima no sol... Vale a imaginação e talento de cada uma..

    O propósito da Meyer foi fazer vampiros peerfeitos e bonzinhos... já Anne Rice não, e as duas sabem retratar eles muito bem nas suas histórias.

    Eras isso..

    Bjo bjo

    http://penseiraliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Uauuuu! Declarações polêmicas...

    Bom, acho errado King ter dito que a Stephenie Meyer não escreve nada... afinal, o sucesso mundial dela não somente é resultado de uma boa idéia, como de boas idéias bem passadas ao papel!!

    E quanto ao fato de vampiros serem bonzinhos ou maus, feios ou bonitos, apaixonados ou malvados... qual é!! O mundo literário é isso! É liberdade de imaginação e criação!

    Acho super original a idéia da Stephenie Meyer e adorooooooo a saga Crepúsculo!!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá, bom, acho q há espaço para tds os gêneros e embora adore a saga crepusculo, não concordo mto msm com o fato desses vampiros brilharem no sol... acho q tirou um pouco da magia e mistério deles... mas gosto dos livros e do romance q Meyer criou. Acho que rds devem respeitar o espço de tds, msm q não concordem ... bjnhos sPri

    Pri e Os Livros

    ResponderExcluir
  14. Zilda (:

    Sinceramente? Muito desnecessário tudo isso. Acho que cada autor deve respeitar a obra do outro. Nunca li nada da Jane, mas sei o quanto ela é boa em suas histórias. Em relação a Meyer, eu já li Crepúsculo e não tenho nada contra, só acho que ela não conseguiu desenvolver melhor a história, mas isso não deixa ela tão ruim assim. Gosto dos vampiros sanguinários, mas uma romance as vezes cai bem não é?

    Adorei o post!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Se os vampiros da Steph são tão indignos de atenção, se são uma palhaçada como a senhorita Anne Rice diz, porque ela se dá ao trabalho então de criticar?
    Pelo amor de Deus, o universo é gigante, cada um lê o que lhe apetece!
    Ou Anne Rice está dizendo que foi ela que criou os vampiros e que se eles não forem do jeito que ela criou, então não são vampiros?
    Ah, faça-me o favor!
    E o Stephen King que vá lavar a boca para falar de alguém, poxa, ninguém pediu a opinião dele!
    Tia Steph escreveu uma linda história de amor e é por isso que os livros dela vendem tanto.
    Ninguém tem o direito de sair por aí falando mal de outro autor, poxa, isso é ati-ético, é feio, e com certeza muito muito fútil.
    Quem é que perde o seu tempo criticando alguém só porque a escrita ou a história da pessoa é diferente da sua?
    Ai ai, grandes burros idiotas autores que se prestam a esse tipo de espetáculo deprimente de ficar dando opiniões descabidas e depreciando outras pessoas.
    Que feio hein Anne e Stephen?
    Vão cuidar das escritas de vocês, e da própria vida ao invés de ficarem achado que são a "última revistinha perfeita de histórias sobrenaturais e sanguinárias do mundo."
    Não conheço o trabalho de nenhum dos dois, mas a personalidade deles já deixa a desejar.

    Beijos Zilda!

    @pirulitolimao

    ResponderExcluir
  16. Oi Miga!
    Sabe que estou virando fã do crepúsculo sem ter lido os livros e nunca vi o filme! Eu estou com muita vontade de ler, quero muito estes livros, eles me chamam a atenção! Talvez por que eu vejo comentários ótimos sobre ele!
    na biblioteca onde eu trabalhei os alunos eram loucos pela série, e liam mesmo, acho que isso me motivou!
    Hoje eu quase comprei na feira do livro, mas vou esperar para ver se ganho de presente!
    bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Nada contra.

    Sou fã da Saga Crepúsculo, mas amo os livros da Rice.
    Enfim, cada autor escreve o que sua imaginação cria. Opinar com críticas destrutivas não te faz melhor que ninguém. Achei feio o modo do Steph, embora ele seja um ótimo autor. Agir dessa forma, só me faz pensar que sente inveja da fama que a Meyer conseguiu. Tudo bem liberdade de expressão e blá blá blá, mas "maneirar" nas palavras não faz mal a ninguém.

    Percebo que a carência de respeito literário não é apenas aqui, há em outros países também. ¬¬'

    ResponderExcluir
  18. Eu ja li todos os livros Crepusculo e gostei... mas como nunca li nenhum da Anne Rice (um dia eu leio, haha) nao posso falar qual escreve melhor, rs. Mas acredito que cada um tem seu talento... tem gosto pra tudo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Tambem achu que tinha que ter um respeito ai, para que ambos os autores trabalhassem em harmonia, tem espaço para todos nesse meio, desde que lhe dão bem... e provem isso aos leitores....


    bjos

    Philip Rangel- Entrando numa Fria

    ResponderExcluir
  20. A velhinha da com dorno cotovelo porque vamos combinar : omundo literario tem espaço pra todos ! Para cada um escreve o que quiser da forma que quiser! Ninguém pode agradar todo mundo!

    ResponderExcluir
  21. Eu nunca fui muito fã de Anne Rice, principalmente quando ela proibiu os fanfics mas agora sou obrigada a concordar com ela kkk Também tenho pena de vampiros que brilham ao sol kkkkk

    Mas de qualquer jeito, Meyer conquistou sucesso pq tem algum talento, eu ainda não li os livros, nem tenho todos, só os dois primeiros. Talvez mais tarde quando todo mundo esquecer deles eu vá ler. Por hora, fico com a frase de Rice.

    Bjinhos

    Tati
    Coração Literário

    ResponderExcluir
  22. Crepuscúlo e suas continuações nunca foram a minha escolha de vampiro favorito, sou muito mais os da L.J.Smith, da Anne Rice. Gosto dos vampiros mais ousados, sombrios.
    Entretanto, acho a Stephanie Meyer uma boa escritora sim, talvez nn de vampiros, mas em seu livro "a hospedeira" eu realmente adorei a história.
    Beijos,
    Gabi

    ResponderExcluir
  23. Sou completamente louca e apaixonada pelo Stephen King e a Anne Rice e concordo com as opiniões deles.
    Se bem que quando conhecemos os vampiros da Anne Rice taambém achamos que eles eram meio aboialados, vai ver que isso vai piorando com o tempo hauhauahu.

    Bjsss
    www.frozenlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oi meu bem
    Eu gosto de Anne Rice e também gosto de Crepúsculo você sabe né Team Edward rsrsr, gosto é gosto e não se discuti....não jogo pedra em quem não goste de Edward e companhia, mas também acho triste quando fazem piadas sobre, o gosto de cada um é o gosto digo mas uma vez, e respeito...você por exemplo prefere o Jake e eu adoooorooo você e respeito isso, e respeito Anne Rice de não gosto de Crepúsculo...só não vamos dizer que não presta...porque pra quem gosta..presta sim =)

    bjisss

    ResponderExcluir
  25. ENTÃO, não conheço os vampiros da Rice...
    Li todos os livros da série Crepúsculo, gostei em 2008/2009, mas, a Bella é um pé no saco e aquele lance de lobisomens :SSS
    ... bom, acho melhor eu ficar quieta PQ gostei de ler e cuspir no prato que comeu é OSSO.


    Beigos!

    ResponderExcluir
  26. Olá! Bom, ainda não tive o prazer de ler um dos livros de Ane Rice, mas é claro que pretendo lê-los... Adoro Crepúsculo, sou fã de Edward Cullen e sua família, mas confesso q prefiro os vampiros maus e chupadores de sangue humano, hauhauhauahua
    Minha opinião? Bem, acho q na cabeça dos nossos escritores existe espaço rpa vampiros bons e maus, q brilham e q queimam qdo expostos ao sol e q só depende do nosso humor preferir esse ou aquele ^^
    Beijos, bom restinho de semana =*

    @morenalilica

    ResponderExcluir
  27. A coisa é: quando li crepúsculo fiquei toda ":o que livro legal" blablabla. foi minha primeira saga e li ainda em inglês. quando lançaram no brasil li de novo e depois veio aquela OOOOONDA de fãnzinhas do filme e eu fiquei, bom, com vontade de vomitar. No começo era só a questão das fãns mesmo, mas quando comecei a ler bem MAIS, descobri quantos livros melhores existem.
    Pra mim, não é por que existem livros melhores que podemos desrespeitar alguém. Uma indireta até vai, mas certas coisas eu acho muito desagradáveis. Imagina, meu sonho é publicar um livro, ai vira uma pessoa e fala que é um lixo? Não sei "ignorar" isso, sou muito sentimental rs.
    Desabafei aqui eim amiga. KKK

    Beijos.

    ResponderExcluir
  28. Crepúsculo foi o único livro, que eu me lembro pelo menos, que não consegui terminar. Achei MUITO ruim. Não por que o vampiro era bonzinho e queria ser uma purpurina mas por que achei a escrita ruim de doer mesmo. Mas essa sou eu.
    Já li Anne Rice e confesso que gostei mais do filme do que do livro porém ela é anos luz melhor que a Meyer- o que eu ñ concordo é espinafrar a obra da colega. É deselegante, (mas não deixo de concordar.) ^.~

    Bjos!

    Thaís
    @sweet_lemmon
    http://umaconversasobrelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. kkkkk, que bacana, como não gosto de Crepúsculo nem sei direito do que se trata, mas é legal ver alguém 11sincero''. Acho q isso ainda vai dar o q falar

    ResponderExcluir
  30. Não sou a pessoa certa para escrever, não li crepúsculo todo (não lia direito na época) e não li os livros da Anne Rice mas acho que é necessário humildade e respeito para todos e um escritor não deve dizer que o outro não tem talento, pode existir erros, coisas levadas em consideração mas se colocar em um trono de ouro é desnecessário e coloca a pessoa numa situação um pouco feia, porque bem, mesmo que escreva bem e tal, acaba mostrando sua verdadeira personalidade de competição. Enfim, como eu disse não sou a melhor pessoa para comentar porque não conheço a fundo o cenário mas tudo bem até zoarem uma série, muitas vezes fazemos isto, mas vindo de um autor é realmente "marcante".
    De qualquer expor a opinião fica a critério de qualquer um, mas creio que partindo de autores conhecidos é evidente que gerará polêmicas e isso pode ser ruim, bastante ruim.

    Bruno Herbert.'
    www.vivendolivros.com.br

    ResponderExcluir
  31. ola, serio eu não entendo porque tanto ódio da Stephenie Meyer, 1° a mão é dela ela escreve o que ela quiser, eu sou muito fã da saga e levo em consideração o seguinte é uma serie escrita para adolescentes diferente de muitas outras series, e eu acho ela talentosa por que alcança o seu publico e é vai alem disso muitos adultos adoram inclusive eu rs, as pessoas exigem demais as vezes, a questão é, não acho correto as pessoas falarem tão mal da meyer afinal quem não gosta não comprem e não leiam.

    Bom essa é minha humilde opinião.

    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Sou super fa da Anne Rice!! =D
    Não tenho nada contra a Stephenie ... li os 4 livros da saga Crepusculo e a cada livro lido.. a frustação aumentava! Sinceramente eu não gosto da escrita dela, mas tambem não entro em atritos... mas se voce analisar bem tudo o que conhecemos de vampiros foi distorcido pelo Edward e a familia dele! Mas tudo bem! Vi os filmes tambem e p mim foi outra decepção =/ Por isso declaro que eu desisti dessa saga.. estou pra ler a Hospedeira que ela tb publicou.. mas te digo.. to sem motivação nenhuma!

    =*

    ResponderExcluir
  33. Lestat é Lestat e Edward é Edward, tão iguais e tão distintos como Anne e Stephenie mas com uma coisa em comum todos querem amar e ser amados pelos fãs então sempre vai haver espaço no core de cada um de nós para eles nem q seja para detestá-los ( ai q palavra forte..).Li Anne depois de Entrevista com Vampiro e ameiiiiiiiiiiiiiii, li Stephenie por causa do povo do metrô q a cada 10, 7 estavam lendo e foi divertido e é isso que vale se divertir e sonhar sempre.

    ResponderExcluir
  34. Não tenho uma opinião ainda sobre Crepúsculo, já que só li Lua Nova e assisti aos filmes. Nunca li nada da Anne (é) mas mesmo assim, eu acho uma falta de ética por parte da autora dizer isso. Eu não gosto de Restart e nem por isso eu fico por ai xingando eles. Mas enfim, cada um é cada um né? rs

    Beijão
    http://manialiteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  35. Eu acho que as obras de Anne Rice são clássicos, melhor construidas e para adultos e jovens. Meyer é para Jovens. PONTO.

    São públicos diferentes meu povo. O mesmo se aplica para o Stephen King também são histórias diferentes mas para adultos.

    Crepúsculo é uma história romantiquinha para jovens. E por mais que goste muito mais dos livros da Anne Rice, por ter detalhes da mitologia, jogos 'psicológicos' de vampiros e tal. Não tem como falar que Meyer não é boa escritora, já que o público dela ama Crepúsculo.

    É isso que eu acho.

    ResponderExcluir
  36. Nossa, essa polêmica é bem complicada.
    Eu já fiz algumas piadinhas com o fato de os vampiros brilharem no sol. Uma vez, escrevendo uma resenha de The Vampire Diaries(no qual eu sou apaixonada), eu brinquei dizendo que não era nada comparado a Crepusculo, onde os vampiros brilham no sol. Era mais violento, mais emocionante.
    Mas se eu falar que não li os livros e nem vi os filmes de Crepusculo vou estar mentindo. Li todos os livros, vi os filmes e estou ansiosa pelo último.
    É mais bobo que todas as outras historias de vampiros? Isso é um fato. Mas por isso chega a ser ruim? De jeito nenhum.
    Então eu acho que cada um tem um estilo, uma forma de escrever, e não acho certo as pessoas ficarem criticando isso. Principalmente autores tão importantes como Anne Rice e Stephen King. Temos que respeitar cada autor, e se você não gosta, apenas ignore. É mais ético.
    E é claro que se fosse tão ruim assim, ela não teria vendido tanto e ficado tão famosa né. Alguma coisa boa tem.

    Beijosss

    Lana
    HUnters Culture

    ResponderExcluir
  37. Ainda não li nenhum livro dela e vejo que estou perdendo muita coisa. Preciso atualizar minha lista de livros para 2012. HAUSHUAHUS

    ResponderExcluir
  38. Nunca li nada da Anne, mas quero ler em breve. E acho que tudo isso é inveja porque a Stephenie nem precisou fazer muito esforço fazendo uma história com vampiros vampiros e tal como ela e outros, e ainda assim fez todo esse sucesso haha
    Apesar de tudo, eu também gosto muito da Saga da Stephenie!
    Beijos :**

    ResponderExcluir
  39. Amiga, odeio escritores que não se respeitam, o livro é dela e compra quem quer, então eles não fizeram anto sucesso como ela em um ano, pena para eles, mas querer falar mal só por que a mulher incentivou mais de milhares de adolescentes a lerem isso sim deveria ser debatido!
    @territoriodcl
    Bjss *-*
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  40. Meu problema com a série Crepúsculo não é a reinvenção da mitologia. Pelo contrário, acho válido uma recriação de velhos mitos (apesar de vampiros que brilham no sol ter sido realmente difícil de engolir).

    Meus problemas com esta série são os personagens fracos numa história fraca, escritos numa narrativa sofrivelmente fraca.

    E, sei lá... só porque o livro vendeu milhares de livros para adolescente não significa que os incentivou a lerem. Só acredito nisso quando me mostrarem uma estatística! E também não significa que isso determina que a autora seja uma ótima escritora. Isso o tempo dirá.

    E, com todo respeito, a Meyer fez sucesso com uma série... A Anne Rice e Stephen King têm nome de carreira de peso. Os livros deles são sucesso garantido e possuem diversas adaptações para cinema, séries e até teatro. O fato de você não os conhecer não significam que eles não sejam escritores de peso.

    Gosto é gosto, isso é fato. Mas bom senso é fundamental. Livro bom é aquele que marca uma geração com algo realmente grande. Harry Potter deixou diversas lições e qual lição a Meyer deixou? Que marca a Meyer deixou para esta geração de adolescentes? Team Edward? Team Jack? Que amor obsessivo é normal? Que não é possível contrabalancear seu namoro com a família? Isto é tão patético que Breaking Dawn foi o primeiro livro na minha vida que eu comecei a ler e abandonei. Não me interesso pelo final da série desde o segundo livro. E olha que eu li um livro capixaba chamado Sueli que é uma lástima! Mas Breaking Dawn foi demais para mim...

    Enfim. Acho que a Anne Rice tem autoridade de falar sobre a mitologia porque ela é sim uma das maiores escritoras do assunto. E não, ela não escreve historinhas de amor com um fundo sobrenatural. Ela escreve histórias dignas de vampiros.

    Quem pode, pode, quem não pode se sacode. Para mim a Meyer fica se sacudindo para tirar as críticas sobre sua obra (porque sim! Pessoas iram criticar os livros e ISSO É NORMAL E NÃO TORNA A PESSOA POBRE DE PERSONALIDADE). Nunca vi criticas tão pesadas com livros da Agatha Christie, Anne Rice, JK Rowling... e, para citar autores de temas mais parecido, Richelle Mead e Becca Fitzpatrick.

    Falei, falei e não falei nada. Ponto.

    ResponderExcluir
  41. Oi Zilda!
    Concordo que cada um escreve de acordo com o seu talento. Eu já não sou fã da saga "Crepúsculo", mas pretendo terminar de ler a série. Ainda não li Anne Rice, mas li Charlaine Harris e gostei infinitamente mais que Stephenie Meyer.
    Acho que é uma questão de gosto mesmo e do que o leitor procura.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto