Dia Internacional do Livro Infantil

segunda-feira, abril 02, 2012

Olá,queridos leitores!
O post de hoje é muito especial!Ele é dedicado a todos os leitores iniciantes,àqueles que começaram a descobrir o mundo encantado da leitura. A Cachola Literária dedica um post especialmente para todos os amantes da literatura, independente da sua faixa etária.





“Eu sou o mundo, e o mundo sou eu.
Porque através do meu livro,
Posso ser tudo o que quiser ser.
Palavras e imagens, verso e prosa,
Levam-me a lugares perto ou distantes (...)”





O Dia Internacional do Livro Infantil celebra-se no dia 2 de Abril. Dia Internacional do Livro infantil celebra-se neste dia em homenagem a Hans Christian Andersen, escritor que nasceu a 2 de Abril do ano de 1805. Como a contribuição da sua obra é tão importante a data do seu nascimento foi escolhida para ser o Dia Internacional do Livro Infantil. Este autor escreveu livros como o Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, A Princesa e a Ervilha, entre outros. 

A celebração deste dia é uma iniciativa da IBBY (International Board on Books for Young People), que se realiza anualmente desde 1967, com o principal objetivo de promover o livro infantil e o prazer da leitura nas crianças. O IBBY (http://www.ibby.org/) é uma organização não governamental, fundada em 1953 e com sede na Suíça, com secções em vários países,

Para celebrar este dia tão especial, dedico-lhes uma linda mensagem sobre a importância do livro desde a primeira idade,que possamos levar o amor que sentimos pela leitura para os nossos pequeninos.

"Era uma vez um livro. Um livro fechado. Tristemente fechado. Irremediavelmente fechado.
Nunca ninguém o abrira nem sequer para ler as primeiras linhas da primeira página das muitas que o livro tinha para oferecer.
Quem o comprara trouxera-o para casa e, provavelmente insensível ao que o livro valia, ao que o .livro continha, enfiara-o numa prateleira, ao lado de muitos outros.
Ali estava. Ali ficou.
Um dia, mais não podendo, queixou-se:
— Ninguém me leu. Ninguém me liga.
Ao lado, um colega disse:
— Desconfio que, nesta estante, haverá muitos outros como tu.
— É o teu caso? — perguntou, ansiosamente, o livro que nunca tinha sido aberto.
— Por sinal, não — esclareceu o colega, um respeitável calhamaço. — Estou todo sublinhado. Fui lido e relido. Sou um livro de estudo.
— Quem me dera essa sorte — disse outro livro ao lado, a entrar na conversa. — Por mim só me passaram os olhos. Página sim, página não… Mas, enfim, já prestei para alguma coisa.
— Eu também — falou, perto deles, um livrinho estreito. — Durante muito tempo, servi de calço a uma mesa que tinha um pé mais curto.
— Isso não é trabalho para livro — estranhou o calhamaço.
— À falta de outro… — conformou-se o livro estreitinho.
Escutando os seus companheiros de estante, o livro que nunca fora aberto sentiu uma secreta inveja. Ao menos, tinham para contar, ao passo que ele… Suspirou.
Não chegou ao fim do suspiro, porque duas mãos o foram buscar, ao aperto da prateleira. As mãos pegaram nele e poisaram-no sobre uns joelhos.
— Tem bonecos esse livro? — perguntou a voz de uma menina, debruçada para o livro, ainda por abrir.
— Se tem! Muitos bonecos, muitas histórias que eu vou ler-te — disse uma voz mais grave, a quem pertenciam as mãos que escolheram o livro da estante.
Começou a folheá-lo, e enquanto lhe alisava as primeiras páginas, foi dizendo:
— Este livro tem uma história. Comprei-o no dia em que tu nasceste. Guardei-o para ti, até hoje. É um livro muito especial.
— Lê — pediu a voz da menina.
E o pai da menina leu. E o livro aberto deixou que o lessem, de ponta a ponta.
Às vezes vale a pena esperar."

(Livro Fechado, António Torrado – Mensagem Nacional para o Dia Internacional do Livro Infantil - 2 de Abril de 1997). Fonte

Celebre este dia com os seus alunos,filhos,sobrinhos,primos e apresente-os Contos de Hans Christian Andersen como referência histórica,onde tudo começou.
Mas, a nossa literatura possui inúmeras referências que não poderíamos deixar de citá-los,como: Monteiro Lobato,Cecília Meireles,Ziraldo,entre tantos outros autores importantes.

Vamos tirar nossas crianças da frente da TV por alguns minutos,desligar o videogame,deixar um pouco o celular de lado e apresentar-lhes o mundo da leitura a partir de agora. Pois,futuramente,essas crianças poderão se tornar leitores ávidos pelo saber,ou simplesmente que tenham uma relação de afeto com o livro.
A leitura transforma os sonhos em realidade!




"Ah! Tu, livro despretensioso, que, na sombra de uma prateleira, uma criança livremente descobriu pelo qual se encantou, e, sem figuras, sem extravagâncias, esqueceu as horas, os companheiros, a merenda... tu, sim, és um livro infantil, e o teu prestígio será, na verdade, imortal." 
                                                       Cecília Meireles


Quero aproveitar e, indicá-los uma ótima referência para aquisição de livros infantis. A editora Biruta possui excelentes títulos em seu catálogo. São muitas opções,onde você pode escolher uma boa leitura para os seus pequeninos. Conheça o site da editora Biruta e saiba mais informações.

Aproveitem esse dia muito especial!Presenteie uma criança com um livro!
E você,lembra-se de qual foi seu primeiro livro lido na infância?
Compartilhe suas experiências!
Beijos e boa leitura a todos!

Você também pode gostar

28 comentários

  1. ah bacana o post! Gostei :D 
    E eu quero ganhar um livro porque sou uma criança! ahuhuadh todos somos! 

    ResponderExcluir
  2. Acho que todas as editoras poderiam comemorar esse dia, afinal com os pequenos que fazemos os leitores do amanhã.
    Ótimo post.
    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Camila Márcia (@camila_marcia)2 de abril de 2012 10:10

    Ai e viva aos livros!
    O melhor pai do mundo é a quele que dá como brinquedo para seu filho um livro!

    Eu não sei o que seria de mim sem a leitura, sem os livros e sem saber ler... Acho que eu seria uma pessoa meio triste!

    Abraços!


    Camila Márcia


    @camila_marcia


    http://delivroemlivro.blogspot.com/


    http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. O mercado editorial infanto-juvenil cresceu muito nos últimos anos. É uma verdadeira indústria. No entanto, minha paixão, quando criança, não era propriamente os livros, e sim os gibis da turma da Mônica rsrs É muito importante ter livros pela casa para que as crianças se sintam à vontade para conhecê-los, sem pressão nenhuma, para que o encontro seja natural e bom. 

    Beijão, Zilda!

    ResponderExcluir
  5. Muito legal este post, gostei muito! Parabéns querida!

    E feliz dia do livro infantil!

    Já faz muitooooo anos, mas eu ainda me lembro kkkkkk foi o Gato de Botas e vinha com um disco. Minha mãe tinha um carnê do Silvio Santos e quando foi trocar as mercadorias, ganhou este livro, porque era no dia das crianças.

    bjuss

    ResponderExcluir
  6. Excelente post. Ainda mais falando sobre Andersen, um marco da literatura mundial. Recentemente estava lendo vários livros de literatura infantil e é incrível como eles tem a capacidade de estimular a imaginação. Sem imaginação não somos nada. Entre estes livros, super recomendo O Castelo Animado de Diana Wynne Jones, a impecabilidade do texto, entregue a pureza da escrita, faz até repensar a literatura mais "Adulta" e suas tantas atitudes chatas com edição de texto, técnicas de escritas e essas coisas chatas que fazem qualquer texto perder sua pureza. Definitivamente a literatura infantil é inocente, ao mesmo tempo sagaz, como os textos de Andersen que infelizmente foram filtrados para se tornarem animação pois os editores achavam que eram muito triste para as crianças e se perdeu toda a poética.

    A literatura infantil é para todos, adultos e crianças, talvez até mais importante para os adultos que esqueceram a brincadeira inocente das palavras.
    Ótima iniciativa Zilda   

    ResponderExcluir
  7. Carmen da Silva Machado2 de abril de 2012 10:58

    Olá, Zilda e amigos da Cachola Literária.
    Sensacional  este post pois, como educadora, sou convicta da importância da leitura na infância para a formação do leitor adulto. Parabéns.
    Não tenho estado muito presente  nos comentário pois voltei a lecionar e o tempo está curto, mas sempre acompanho pelo Facebook as novidades do Cachola Literária.
    bjokk,
    Cármen Machado.

    ResponderExcluir
  8. Ah que demais, super interessante esse post Zilda, eu juro que não sabia que o autor de A Pequena Sereia e Soldadinho de Chumbo, era 
    Hans Christian Andersen, muito menos da data de nascimento do mesmo, 1805, muito tempo né?
    Adorei o conto que você colocou, fiquei morrendo de dó do livro que foi usado para apoio... Rum.
    Beijos querida e sucesso! Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  9. Alessandra Tapias2 de abril de 2012 11:13

    Amo sempre passar aqui!!
    Adorei tudo, o conto é muito legal!!!
    Aqui em casa tem que comemorar muitoooo, porque tem tantos livros infantis!!!

    Bjakssssssss

    ResponderExcluir
  10. Muito fofo o conto. E realmente, essa data é importante pra todos... Jovens leitores e adultos. :)
    Gostei do post.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. territoriodascompradorasdelivr2 de abril de 2012 12:29

    Oi,
    tudo bom?


    Amiga que post lindo.
    Não sabia que era hoje e adorei saber.
    Foi como tudo começou, quando somos crianças lemos as histórias e nos apaixonamos por elas. Sentindo sua falta lá no blog.


    Território
    das garotas
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Saudações Zilda! Muito bom!!! Adoro teu blog! Beijos e abraços!

    ResponderExcluir
  13.  Oi Amiga!!
    Hoje é um dia especial e bora aproveitar para incentivar a leitura!! Bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ei Zilda, fazia um tempo que não passava aqui. Amei esse post especial, adorei demais a mensagem do livro fechado e quase chorei com ela, que coisa mais linda.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Renata (do blog escuta essa)2 de abril de 2012 14:52

    Oi Zilda,
    Muito legal o seu post. 
    O incentivo a leitura é sempre importante :)
    Parabéns pelo post
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa 

    ResponderExcluir
  16. O que me incentivou a criação do novo blog, foi justamente o de ampliar as divulgações aos nosso pequenos leitores e, com o crescimento que vem acontecendo no mercado editoral espero que alcance meu objetivo^^

    ResponderExcluir
  17. Gostei da homenagem e da pequena mensagem.

    Abração

    ResponderExcluir
  18. É preciso começar bem para se interessar por literatura, né? Que bom que temos bons autores de livros infantis! Parabéns pelo dia!!

    ResponderExcluir
  19. Bem interessante o seu post, gostei de saber que hoje é o dia Internacional do livro infantil.
    *bye*
    louca por romances

    ResponderExcluir
  20. A ROBERTO S. SILVA2 de abril de 2012 18:26

    Muito bom o conteúdo do post. Parabéns! Abração.

    ResponderExcluir
  21. Que lindo o post Zilda!!
    Fez me lembrar de quando eu pedia pra minha mãe ler pra mim um gibi kkkkkk'
    Beijoos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  22. Aluisio Cavalcante Jr2 de abril de 2012 20:06

    Querida amiga

    O livro que cai na alma,
    é germe que faz a palma,
    é rio que enche o mar...

    Preciosa mensagem,
    e valiosos sentidos
    nesta maravilhosa postagem,
    inundada de vida.

    Que haja sempre perfume

    de sonhos em tua vida.

    ResponderExcluir
  23. Neste mês de abril, duas datas comemorativas incentivam a leitura de livros infantis: 02/04 - Dia Internacional e 18/04 - Dia Nacional do Livro Infantil + dia de Monteiro Lobato.
    É Sempre bom homenagear àqueles que um dia dedicaram-se a levar nossas crianças a um mundo de sonhos, magia e criatividade. Unindo toda a família nessa jornada chamada leitura.

    Parabéns pelo post.
    Beijos
    Ni
    ciadoleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Excelente post, Zilda! Adorei. É uma data importante e que não deve passar despercebida. É desde cedo que formamos os nossos leitores, incentivando-os. É preciso cultivar o gosto pela leitura ainda quando somos crianças e assim temos gerações que realmente valorizam a literatura. Acho que uma grande e positiva mudança já começou. E a blogosfera tem divulgado isso bastante. :)
    Beijocas,

    Lu
    @LuPiras80
    www.equinocioaprimavera.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Saleta de Leitura3 de abril de 2012 22:29

    A litteratura Infantil é um mundo mágico que leva  adultos  e crianças a aventuras fantásticas.
    maravilhosa postagem.

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. São tantos livros maravilhosos!!!
    As vezes compro alguns para meus sobrinhos ^^

    amiga, desculpa a demora, é q to sem net em casa, as vezes no trabalho fica complicado... mais eu apareci ^^

    Tem post novo no blog, e tem uma promocao maneira tb!!
     dailyofbooks.blogspot.com
    beijos

    ResponderExcluir
  27. Adoro Livros Infantis. Sempre tem muito para ensinar. 
    Te deixei um selinho no meu blog. Beijos =) 

    ResponderExcluir
  28. São tantos livros maravilhosos!!!
    As vezes compro alguns para meus sobrinhos ^^

    amiga, desculpa a demora, é q to sem net em casa, as vezes no trabalho fica complicado... mais eu apareci ^^

    Tem post novo no blog, e tem uma promocao maneira tb!!
     dailyofbooks.blogspot.com
    beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto