Dica da Cachola: Seminário de Educação, Arte, Sustentabilidade e Acessibilidade

terça-feira, maio 29, 2012

Boa tarde! 
A Cachola tem como objetivo divulgar além de eventos literários outros eventos que estejam de acordo com a proposta do blog. Entre elas está a divulgação de eventos culturais que destacam outros segmentos. Por esse motivo, a dica de hoje é um evento que visa discutir assuntos relacionados à sustentabilidade, educação e acessibilidade. Saibam mais informações sobre o projeto e o evento:


Sustentabilidade, educação e acessibilidade serão os temas de um seminário aberto ao público que acontecerá no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio nos dias 1º, 2 e 3 de junho, em diversos horários. O objetivo do encontro é discutir as relações entre o ensino formal e o ensino não formal. Várias instituições apresentarão as ações desenvolvidas em cada um dos espaços e entidades culturais.

O Centro Cultural Banco do Brasil promove o seminário como proposta de discussão sobre as relações entre o ensino formal e o não formal em uma direção de responsabilidade em relação à postura do estar no mundo. 

O seminário pretende levantar a discussão em torno das relações entre a escola e os espaços culturais. Serão abordados pelos participantes, as estratégias de abordagem durante as visitas mediadas, material didático, agendamento de visitas, questões relacionadas ao comportamento dos alunos e professores em espaços expositivos, aproveitamento dos temas propostos durante as atividades no museu, retorno da escola e turmas de inclusão. Discutindo formas de tornar a vinda ao museu uma experiência positiva para a escola. 

Em cada dia, três convidados terão a oportunidade de falar de sua experiência. Para o evento estarão representantes do Instituto Tear, da Fundação Amazonas Sustentável, Instituto Inhotin, Escola Parque, Jardim Botânico e o Museu da Vida. O Museu do Futebol, Instituto Municipal Helena Antipoff, e o professor Lucas Ciavatta, criador do método do Passo de educaçao musical, também estarão presentes.

O Centro Cultural Banco do Brasil promove o seminário como proposta de discussão sobre as relações entre o ensino formal e o não formal em uma direção de responsabilidade em relação à postura do estar no mundo. 

Programação:

Música, ferramenta, experimento ou método?
Sexta-feira, 1.06 - 18h às 21h
Convidados: Lucas Ciavatta, Criador do Método O Passo (RJ); Ana Paula Cruz, Professora de Música Colégio Pedro II (RJ); Sérgio Henrique A. de Andrade, Arte Educador Instituto TEAR (RJ); Grupo de Pesquisa em Música, CCBB Educativo (RJ);
Mediador: Gabriel Sant´Anna, CCBB Educativo (RJ).

Artes Visuais, Ações estéticas
Sábado, 2.06, 10h às 13h
Convidados: Janaína Melo, Coordenadora do Programa Educativo
do Instituto Inhotim (MG); Cláudia Ruas, Professora de Artes Visuais da Educação; Infantil da Escola Parque (RJ) Grupo de Pesquisa em Patrimônio, CCBB Educativo (RJ) Mediador; Alexandre Diniz, CCBB Educativo (RJ).

Sustentabilidade, propostas para o presente
Sábado, 2.06, 15h às 18h
Convidados: Leandro Pinheiro, Coordenador do Programa de Educação e Saúde FAS - Fundação Amazonas Sustentável (AM); Luisa Massarani, Diretora do Museu da Vida (RJ); Yara Britto, Curadora da Coleção Temática de Plantas; Medicinais Jardim Botânico (RJ);
Mediadora: Daniela Chindler, CCBB Educativo (RJ)

Acessibilidade e inclusão, caminhos diversos
Domingo, 3.06, 10h às 13h
Convidados: Ialê Pereira C. Brandão e Amaury Costa Brito, Coordenadores do Núcleo de Ação Educativa do Museu do Futebol (SP); Gilson Mauro, Gerência da Biblioteca Braille da Secretaria
de Estado de Cultura do Amazonas (AM); Layla Lopes, Assessoria de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas (AM); Jacqueline Mac-Dowell, Instituto Municipal Helena Antipoff (RJ); Grupo de Pesquisa em Acessibilidade, CCBB Educativo (RJ).

Entrada Franca
Inscrições abertas - vagas limitadas
(21) 3808-2070 ou 3808-2254 - seg a sex, 9h às 17h
Certificação por dia de participação

Acesse a fanpage do CCBB/RJ no Facebook ou visite o site.

Vale a pena discutir sobre o assunto e prestigiar o evento.
Até breve.


Você também pode gostar

6 comentários

  1. Parabéns pelo post e iniciativa! ;) Bjbj
    She

    ResponderExcluir
  2. Oi Amiga!!
    Adorei saber deste evento, parece ser bom!!
    Saudads amiga!
    Bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Excelentes propostas para um seminário com temas urgentes para a promoção de uma sociedade digna. Parabéns aos organizadores!
    Abraço, Célia.

    ResponderExcluir
  4. Natacha Oliveira29 de maio de 2012 22:43

    Ótimo post! Estou retribuindo a visita. Eu amo livros e com certeza blogs do gênero sempre me encantam e o seu não foi diferente! Adorei você e seu blog e pode apostar que sempre que possível irei passar aqui para conferir seus posts! Já estou seguindo o blog no facebook e lhe seguindo pelo twitter! Te desejo muito mais sucesso pela frente! Um doce abraço.  

    ResponderExcluir
  5. Grande Zilda!!
    Mais um post perfeito e útil!! Parabéns amore!!

    Bjkas

    ResponderExcluir
  6. Ângela Graziela30 de maio de 2012 16:17

    Nossa, parece ser muito bom e educativo
    Eu apoio a ideia

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto