Coluna #02: {Meu Bê-á-bá Literário} Versos para crianças contam e cantam a criação do mundo pelas sete notas musicais

sexta-feira, julho 20, 2012

Não se conhece nenhuma civilização ou grupo humano que não possua manifestações musicais próprias. A música está, em muitas culturas, extremamente ligada à vida e é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo uma pré-organização ao longo do tempo.











Desde a Idade Média, cada som recebeu um nome: dó, ré, mi, fá, sol, lá e si, que são as sílabas tiradas das primeiras frases do texto de um hino a São João Baptista. A escritora Anna Beatriz Chrysto transforma as sete notas musicais em versos para crianças que explicam o processo de criação do mundo. O resultado da brincadeira melódica pode ser conferido em 'As sete notas mágicas', lançamento da Editora Vida & Consciência ilustrado por Weberson Santiago.

A cada uma das sete notas musicais a autora associa um dos sete dias da semana que Deus levou para criar o mundo. Cada dia tem sua nota musical e um significado especial. Ao primeiro dia da criação é atribuída à nota dó, que é a do tempo do dom, dos talentos para criação de tudo, do domínio da doação do amor. O segundo dia é a nota ré, que significa reorganizar, quando são criadas as regras da realização. Assim seguem os poemas até o sétimo dia, que equivale à nota si, simbolizando o tempo de sinalizar, significado de tudo, simplicidade, síntese. Tudo em sintonia, como numa sinfonia....

Os traços coloridos e alegres das ilustrações de Weberson Santiago integram-se harmoniosamente com o texto e as notas musicais, transmitindo a delicada mensagem de que na vida tudo tem seu tempo. 

Sobre a autora – Anna Beatriz Chrysto tem paixão em contar fábulas. Adora viajar e ouvir o que os mais velhos e pessoas de outros lugares do mundo têm de interessante para ensinar. Foi assim que despertou esse sentimento de querer transmitir o que aprendeu. Adora cozinhar e diz que escrever é como fazer comida: se colocar tempero demais, já viu! O mesmo acontece na história, tem de ter o tempero certo que faça o leitor saborear e ficar se perguntando o que o autor colocou ali de tão especial? A resposta é: o amor!

Sobre o ilustrador – Weberson Santiago nasceu em 1983 na cidade de São Bernardo do Campo. Faz desenhos para jornais, revistas e livros desde os 16 anos de idade. É professor da Universidade de Mogi das Cruzes e Quanta Academia de Artes. Mora na cidade de Mogi das Cruzes com sua esposa Stella, seus filhos Enfique e Mariana e duas cachorras, Penélope e Princesa.

Título: As sete notas mágicas
Autora: Anna Beatriz Chrysto
Ilustrador: Weberson Santiago
Número de páginas: 24
Formato: 21 x 21 cm
Preço: R$ 26,00
ISBN: 978-85-7722-207-0

Onde comprar

Beijos e boa leitura!

Você também pode gostar

7 comentários

  1. ZILDA!




    FELIZ DIA DO AMIGO!!





    "AMIGO, palavra tão fácil de se escrever e pronunciar,
    mas tão difícil de ter. AMIGO, é aquele que nos ampara nos momentos difíceis, é
    aquele que nos crítica nos erros e fraquezas, é aquele que não engana, que não
    elogia para não explorar. AMIGO, é aquele que sente a nossa ausência e chora
    quando choramos."





    Vim desejar alegria, felicidade e muito amor no coração e um
    final de semana iluminado, cheio de carinho e felicidade!!


    “Crer, é tornar possível o impossível.”


    Carinho não tem preço, doe-se.


    Blogueiras Unidas 1275!


    Luz e paz!


    Cheirinhos


    Rudy


    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, e o legal é que além da leitura, ainda desperta prá música que é fantástico. bjs e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  3. Interessante, além de bem colorido, o que atraí bastante as crianças, ainda ensina sobre música e a criação do mundo.
    Ótima iniciativa da autora. Amei.


    Beijos
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que fofo! Adorei essa ideia de ilustrar as notas musicais com os dias da semana. Acho que deve ser um incentivo muito bacana para crianças. E só pela capa já adorei a ilustração, o miolo do livro deve ser uma coisa linda só *-* (adoro ilustrações, hehe).
    Beijos,
    fluffy.com.br

    ResponderExcluir
  5. Achei mega interessante. Vou ficar de olho, de repente rola um desconto em uma livraria da vida.
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Morgan Nascimento22 de julho de 2012 19:43

    Olá, parabéns pelo seu blog!
    Se você puder visite esse blog:
    http://morgannascimento.blogspot.com.br/
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  7. Muito legal! Qualquer iniciativa que incentive a leitura infantil é louvável, ainda mais se traz a música, paixão de qualquer idade!


    Beijos,
    Gabriel
    http://desejosdesabado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto