Ana Cristina Massa lança Aqualtune e as histórias da África

sábado, setembro 29, 2012


Ana Cristina Massa, autora da reconhecida* série Os Invencíveis, publicada pela Editora Biruta, lança seu novo livro juvenil, Aqualtune e as histórias da África, pela Editora Gaivota, novo selo da Biruta. A trama, repleta de referências históricas, é recheada de mistério e aventura.


Maria, Guilherme - o “Orelha” - e Aqualtune, vão aproveitar as férias escolares em uma fazenda onde funcionava um antigo engenho de cana-de-açúcar. Lá conhecem o menino Kafil e sua avó, Cambinda, e são apresentados a uma lenda africana que muda completamente o rumo de suas férias. Para se salvar, eles precisam correr contra o tempo e contar com a ajuda de Kafil, que conhece bem a floresta e seus segredos. Aqualtune vai enfrentar as forças da natureza, unir o passado e o presente e descobrir a verdade por trás da antiga lenda de uma escrava que leva o seu nome.

Com um ritmo cinematográfico, característica que permeia as obras de Ana Cristina, o leitor é completamente envolvido na narrativa. A lenda africana funciona como pano de fundo da história, que também trabalha com outros temas de interesse juvenil, como amizade e romance.

*O primeiro livro da série, Mistério no Museu Imperial, foi selecionado pelo programa PNDL 2004, para a Feira de Bolonha de 2004, pela FNLIJ, para o Acervo Básico para Jovens FNLIJ 2004, para o Programa Ayrton Senna 2007 e pelas Secretarias Municipais da Educação de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, respectivamente em 2007, 2004 e 2008/2009. Enigma na Capela Real, o segundo livro da série, foi selecionado pela FNLIJ para a Feira de Bolonha 2005 e pelo PNBE 2006/2007. O Segredo do Colecionador, terceiro livro, foi escolhido pela Secretaria Municipal de Belo Horizonte em 2008 e pelo FNDE 2009.


Acesse o site da editora Biruta. 
Curta a página no Facebook.


Você também pode gostar

5 comentários

  1. Oi amiga!!
    Fiquei mega interessada neste livro, parece ser muito bon e livro de cultura!! Amei a capa!!

    Bjinhs*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Renata (do blog Escuta Essa)1 de outubro de 2012 16:38

    Que legal, gostei do livro e da capa ;)


    ps: colocando a visita aqui no blog em dia e comentando nos post que ainda não comentei ;)BeijinhosRenata Escuta Essa

    ResponderExcluir
  3. Oi, Zilda!
    Estava ''vasculhando'' o catálogo da Biruta e Gaivota em busca de livros legais para indicar para meus alunos, achei vários títulos que me interessam e que acho que eles gostarão de ler! 
    Aqualtune acho que comprarei para mim, com o pretexto de levar para eles ^^

    Beigos!

    ResponderExcluir
  4. Carmen da Silva Machado18 de novembro de 2012 00:42

    Muito importante esse momento de redescobrimento da ancestralidade da cultura africana. Uma nova dimensão na educação de olhares para a realidade multiracial do nosso país.
    Abç,
    Cármen Machado.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto