#Debate: Quem não julga um livro pela capa?

terça-feira, outubro 09, 2012

Você provavelmente já ouviu falar de Cinquenta Tons de Cinza, o romance erótico que virou um tremendo sucesso do dia para a noite.






















Apesar de tanta gente ler (e gostar) do livro, nem todos os críticos ficaram impressionados com a qualidade da sua escrita. Ainda assim, é um declarado best-seller que conseguiu arrastar outras literaturas eróticas ao topo com ele.

Brian Brushwood e Justin Young, anfitriões do NSFW Podcast, notaram essa tendência enquanto Brian estava tentando vender seu livro sobre truques de mágica, “Scam School Book 2: Fire”.

Olhando para o gráfico do iTunes, eles perceberam que o top 10 de livros mais vendidos era formado inteiramente por ficção erótica.

A primeira coisa que pensaram? “Nós poderíamos fazer isso”. E é assim que um experimento inteligente começou.

Eles pediram para seus ouvintes enviá-los capítulos do livro, com um personagem principal e muitas cenas de sexo mal escritas. Entã,o eles reuniram os capítulos, criaram uma capa muito parecida com a de Cinquenta Tons de Cinza, atribuíram o livro a uma escritora ficcional (Patricia Harkins-Bradley), e o postaram no iTunes por 0.99 dólares (cerca de R$ 2).

Eles pediram a seus leitores para comprá-lo, e assim empurrá-lo um pouco nos gráficos, e aguardaram. Intitulado “The Diamond Club” (O clube do diamante, em português), o livro completamente escrito pela internet com um roteiro bagunçado e incoerente subiu para a 4ª posição de mais vendido no iTunes.

Por quê? Porque tinha uma capa inspirada em Cinquenta Tons de Cinza, personagens com trabalhos característicos que podem ser considerados “na moda”, como designer de cupcake, blogger, etc, e muito, mas muito sexo.

Isso é o suficiente para transformar um livro em um best-seller? Sim. Mesmo com as opiniões ruins de quem realmente leu o livro, só porque ele se parecia com qualquer outro romance erótico, vendeu como bala. Alegadamente, a dupla já ganhou mais de $20.000 (cerca de R$ 40 mil) com o romance.

Esta não é a primeira vez que algo do tipo aconteceu. Em 1969, 24 jornalistas escreveram um romance (Naked Came the Stranger) cheio de sexo com uma trama incoerente, má escrita, diálogo sem sentido e mais um pouco de sexo, só para provar o quão profundo a cultura literária americana tinha afundado. E nem precisou que a internet os ajudasse: o livro também se tornou um best-seller.

É isso aí, pessoal! Para vocês, o que determina o sucesso do gênero literário?
Comentem! 

Até mais.


Você também pode gostar

7 comentários

  1. Acredito que a forma como ele é visto pela sociedade, muitos livros são bem aceitos e então tornam-se sucessos!
    Eu não tenho vontade nem curiosidade para ler o novo gênero de cinquentas tons de cinza uahsua.
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/ 

    ResponderExcluir
  2. Não sei porque essa ficções eróticas estão fazendo tanto sucesso. Primeiro porque a maioria é bem mal escrita, principalmente 50 Tons (na minha opinião). Romances de banca recheados de sexo são muito melhores que isso, com uma história muito mais envolvente. O que? Tudo isso é por causa do tabu ligado ao sexo? É pra provar que a sociedade está "amadurecendo" e encarando isso de uma forma melhor? Pois isso só prova o contrário: nós precisamos que uma babaca escreva uma fan-fic com um pouco de sexo, lance esse lixo que insulta a todos os outros escritores e aos leitores DE VERDADE, a porra toda super mal escrita, parecendo mais um manual de sadomasoquismo do que uma história; isso tudo apenas para ALGUNS ousarem falara de sexo. Sinceramente, uma sociedade que trata o sexo como algo proibido, que só pode haver nos livro, é doente. E uma pessoa que precisa apreciar um lixo literário daqueles pra se libertar dos seus pudores, precisa urgentemente de psicólogo.
    O que determina o sucesso de um gênero, hoje em dia, pode ser a ignorância ou a inteligência humana. Depende. As pessoas deveriam admirar um livro pela sua narração, pela sua história, pelo coração do autor ali (se é que o tem). Mais uma vez, vivemos em uma sociedade doente; e temo que não vamos achar a cura tão cedo.

    http://queridos-sapiens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito legal !! Eu confesso que a capa é um dos últimos pontos que avalio para comprar um livro. Sempre olho a sinopse, e depois que criei o blog procuro resenhas e opiniões.

    Se for de um autor que já conheço e gosto a pesquisa é menos apurada. Um Rick Riordan é praticamente certo em minha lista, por exemplo.

    Mas um autor que desconheço precisa passar pelo crivo.

    Abraços
    Gabi
    sonhosaventuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Confesso que a capa me seduz e muito. Se eu não conheço o autor, a primeira coisa que irei ver é a capa. Depois leio a sinopse. Se o livro for feio eu nem paro para ler sobre o que é o livro. Lógico que não sei quem é o autor.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Zilda!
    Dizer que ninguém julga pela capa é devidamente uma mentira. Você pode até não deixar de se interessar pelo livro após ver a capa, mas aquele primeiro julgamento sempre vai estar presente.
    Já julguei alguns e depois de ler algumas resenhas, voltei atrás e adorei a leitura! Haha
    Quanto ao "50 tons de cinza", não posso dar uma opinião concreta, pois ainda não li o livro. Mas logo farei isso!
    Mas confesso que a capa me atraiu, mas algumas resenhas me desestimularam de querer ler. Devido as opiniões diversas, resolvi dar uma oportunidade à esse sucesso!

    BjO

    http://the-sook.blogspot.com.br/ 

    ResponderExcluir
  6. É aquela situação chamada "amor a primeira vista", a maioria das pessoas é atraída pela capa, depois os olhos seguem caminho para a sinopse atrás do livro. Ainda assim a gente se engana, nem sempre uma capa linda tem uma bom conteúdo, e uma capa sem graça pode esconder a mais fantástica história.
    Mas, não adianta, a gente não aprende, continuamos a avaliar pela capa... 
    Tenho que confessar que faço parte dessa porcentagem que se apaixona pela imagem, porém, costumo pesquisar muito na internet a opinião alheia, pra isso visito as resenas dos amigos.
    Ótimo post!
    Bjão
    Ni 

    ResponderExcluir
  7. Eu já fui atraída pela capa, mas hoje não só a capa conta, mas a sinopse e as resenhas. Agora tudo mudou. 

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto