Dia das Crianças + Dia da Leitura= uma combinação perfeita

sexta-feira, outubro 12, 2012

Muitos sabem que no dia 12 de outubro é celebrado o Dia das Crianças, além do Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Mas o que poucos sabem é que nesse dia é comemorado o Dia Nacional da Leitura. 


Por todo o País, ações de incentivo à prática de ler são desenvolvidas, considerando que um cidadão bem informado tem maiores condições de exercer plenamente sua cidadania.

O calendário brasileiro passou a contar com a comemoração do Dia Nacional da Leitura e da Semana Nacional da Leitura, no dia 12 de outubro, de acordo com a Lei 11.899/09. O autor do projeto que deu origem à lei, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), afirmou que
a iniciativa estimulará a convivência da sociedade com a produção literária do país.
Além de marcar a festividade já consagrada do Dia da Criança, esse dia abrigará, também, o Dia Nacional da Leitura e a Semana da Leitura, com a intenção de enfatizar junto à sociedade brasileira a importância do cultivo do amor aos livros desde a infância.

Neste Dia das Crianças, é importante destacar a importância da leitura para os pequenos. Infelizmente, a cada dia as crianças estão menos acostumadas a ler. Uma pessoa com pouca cultura, entre outros aspectos, pode ter dificuldade em se socializar. No caso dos pequenos, isso pode implicar também em dificuldade de se inserir no mercado de trabalho futuramente.

O interesse pela leitura deve ser estimulado pelos pais desde cedo. Estudos comprovam que o bebê pode sentir e escutar a voz da mãe ainda dentro da barriga. Uma mãe que conta histórias para o bebê proporciona uma experiência que pode ser levada para o resto da vida se for estimulada.

A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a "compreender" o mundo à nossa volta. Todos desejamos entender e interpretar o que nos cerca. E a literatura nos envolve em um mundo perfeito da ficção, e através dele podemos viajar por diferentes lugares e vivermos diferentes emoções.

Os livros devem ser introduzidos no cotidiano das crianças. O exemplo dos pais que leem é importantíssimo. Uma dica é sempre levar o filho a livrarias e bibliotecas onde possam manusear os livros, o que pode estimular a imaginação. Leia para seu filho, faça perguntas sobre a história para manter aceso o interesse dele.

Aproveite o dia de hoje para incentivar uma criança a descobrir esse maravilhoso mundo da leitura. Entre brinquedos e eletrônicos de ultima geração presenteie uma criança com um livro.

Curtam o feriadão na companhia de bons livros.
Até mais.


Você também pode gostar

4 comentários

  1. Oi, Zilda!
    Uma linda combinação essas duas datas, Dia das Crianças e Nacional da Leitura, eu não conhecia a data, ano passado que soube e gosto de divulgar porque ainda, infelizmente, poucos sabem sobre essa comemoração.
    Para mim, dia de leitura é todo dia, mas é tão bom ter uma data para comemorar, e levar os priminhos para a biblioteca e conferir a programação em homenagem a eles e ao hábito de ler, enfim, uma combinação perfeita como você mesmo disse!

    Beigos!

    ResponderExcluir
  2. feliz dia das crianças e ada leitura

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga,

    Hoje fiz um post especial voltado para os jovens e crianças...
    Um projeto aqui em sampa que mal conhecia. Hoje é uma linda data pois tem diversas comemorações ^^
    Te adoro
    Beijos

     

    Mari -

    Stories And Advice

    ResponderExcluir
  4. Olá Zilda!
    Espero que o seu dia tenha sido maravilhoso!
    Com certeza estimular os pequenos a ler é importantíssimo desde muito cedo.
    A minha filha já coloca os nomes dos livros que ela quer ler nas listinhas de desejos do Dia das crianças, Natal e Aniversário, virou um hábito.
    Beijos... Elis Culceag.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto