Estreia de 'O Hobbit' motiva reedições e lançamento de inéditos de J.R.R. Tolkien

segunda-feira, novembro 19, 2012

Nos anos 1920 e 1930, o professor britânico John Ronald Reuel Tolkien (1892-1973) dedicava o tempo livre a esboços da narrativa mitológica "O Silmarillion", saga de seres fantásticos no universo de Eä, dividido em vários territórios. A obra só seria publicada após a morte dele.



Um dos domínios concebidos ali era a Terra-Média, que um dia seria o cenário das histórias de pequenas criaturas habitantes de buracos com que Tolkien punha os filhos para dormir. Em 1937, os contos de ninar sobre o pequeno Bilbo seriam publicados sob o nome de "O Hobbit".

Tolkien temia que a autoria da obra de fantasia pusesse em risco sua bolsa na sisuda Universidade de Oxford. Mas, em três meses, as 1.500 cópias do livro evaporaram, e "O Hobbit" virou um dos maiores sucessos de todos os tempos, vendendo 100 milhões de exemplares em 40 línguas.

Seu autor se transformou num Midas. É certamente apostando nisso que a editora WMF Martins Fontes lança no Brasil duas novas versões de "O Hobbit", dois volumes inéditos e um guia visual do filme "O Hobbit: Uma Jornada Inesperada", primeira parte da trilogia dirigida por Peter Jackson, que estreia em 14 de dezembro.

"Um bom filme geralmente aumenta as vendas [do livro que o inspirou] em algo entre quatro e dez vezes", calcula David Brawn, editor das obras de Tolkien na inglesa HarperCollins.

Por aqui, Tolkien era pouco conhecido até 2001, quando chegou aos cinemas o capítulo inicial da trilogia "O Senhor dos Anéis", realizada pelo mesmo Jackson --no papel, "Anéis" foi concebido pelo britânico como continuação de "O Hobbit".)

VENDAS EM ALTA

"As vendas de 'O Senhor dos Anéis' eram pequenas, estavam em torno de 10 mil exemplares. Depois do filme, aumentaram em até 20 vezes", lembra Jaime Carneiro, diretor comercial da WMF Martins Fontes. "Esperamos algo similar com 'O Hobbit'."

As edições novas de "O Hobbit" têm mudanças apenas nas capas. A primeira vem com uma imagem do filme, e a segunda celebra o aniversário de 75 anos da obra, em cartonagem de luxo.

Em dez dias nas livrarias brasileiras, as novas versões do clássico venderam 15 mil cópias, um aumento de 40% em relação ao semelhante período anterior.

Já "Sr. Bliss" e "Cartas do Papai Noel" deixam a Terra-Média para mostrar um lado desconhecido de Tolkien, o do pai e ilustrador.

O primeiro, sobre as desventuras do personagem-título em seu primeiro passeio no carro novo, foi escrito e desenhado ainda nos anos 1920, mas só viu a luz do dia após a morte do escritor. Já o segundo consiste numa brincadeira de Natal, como se Papai Noel tivesse se correspondido com a família do autor.

POEMA ÉPICO

A WMF Martins Fontes também lançará no país "A Queda de Arthur". O poema épico que Tolkien escreveu antes de terminar "O Hobbit" e que era considerado perdido sairá em 10 mil cópias, aposta semelhante à feita em "Os Filhos de Húrin" (2009), outro livro póstumo inédito do autor que vendeu 20 mil unidades.

Assista o tailer de "O Hobbit: Uma Jornada Inesperada"




Você também pode gostar

8 comentários

  1. Vou comprar a edição de 70 anos do livro no Submarino e com certeza vou ver o filme no dia da pré estréia adorei >D

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D e vota no post )

    ResponderExcluir
  2. Não gosto, menos um pra comprar.

    Bjs
    Niii
    http://amordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga!!
    estou mais curiosa para assistir ao filme, parece ser muito bom!!

    Bjinhs*

    ResponderExcluir
  4. Amei o trailer!
    Perfeito
    BeijinhosRízia - Livroterapiashttp://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Anna Gabriella Ferreira barbos20 de novembro de 2012 09:53

    Estou esperando ansiosamente o filme.
    Você não têm fotos das novas capas?

    Tem Meme para você lá no blog:

    http://anna-gabby.blogspot.com.br/2012/11/meme-tudo-sobre-mim-1-novembro.html

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Zilda,

    Gostei muito do post e das informações, apesar de querer sempre o livro e me interessar pouco por filmes....mas é muito bom saber se boom de vendas....abçs.



    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

     

    ResponderExcluir
  7. Acredita que nao li nada do Tolkien ainda.. mas aquele mago ali me lembrou Dumbledore. aokdaskd

    Obrigado por me indicar.. apareceu uma menina no meu blog dizendo q vc que me indicou.. obrigado mesmo.. posso colocar seu banner no meu blog? seremos parceiros.. beijos

    Quer Ganhar Divergente?http://tematoa.blogspot.com.br/2012/11/sorteio-9-leio-ate-embaixo-dagua.htmlGuilherme Kunz www.tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto