Papai Noel tatuado? Coelho da Páscoa marrento? Os personagens infantis já não são mais os mesmos. Ainda bem!

domingo, dezembro 16, 2012

Os contos de fadas e todas as histórias que fazem parte do imaginário infantil já não são mais as mesmas. Que bom! Agora, Papai Noel é tatuado, o Coelhinho da Páscoa não possui mais uma imagem fragilizada e por aí vai. Entre outras desconstruções propositais "A origem dos Guardiões" surge nas telonas com a fórmula pronta para o sucesso.


























A Origem dos Guardiões traz a receitinha básica já bem conhecida por muitos. Os personagens já são bem familiares. O que diferencia-os é a maneira como foram reconstruídos. Papai Noel ou simplesmente o cara do Norte como é chamado no filme é bem diferente daquele bom velhinho dócil e com cara de algodão doce que idealizamos ao longo de nossa infância. O Coelho da Páscoa também foge ao estilo bonzinho. Jack Frost é um menino solitário e meio egoísta com traços de animação japonesa. Nada muito diferente, não é mesmo? Sandman é fofo e angelical. Sua grande jogada é não falar. Acho que essa foi a grande sacada. E a Fada do Dente. Eu nunca imaginei uma fada de dente como um beija-flor! Então, reúna tudo isso com grandes efeitos em 3D e pronto! Sucesso!


A premissa do filme é transformar personagens bem conhecidos da imaginação infantil em heróis. Eles farão de tudo para preservar a inocência e a crença das crianças em relação a cada uma das lendas. Eu não tinha a menor intenção de assisti-lo. Estava perambulando pelos corredores do shopping até que o cartaz do filme chamou minha atenção, Pensei imediatamente: "_ Deve ser mais um filme infantil!" Mas o filme era em 3D. "Hum!!! Então deve ter algo a mais! Resultado: Quando o filme terminou fiquei muito triste. Com o final! Eu queria mais! Eu precisava assisti-lo novamente! Que filme sensacional!


A origem dos Guardiões é um filme maravilhoso! Não só para crianças, mas para todas as idades. Não espere encontrar nada morno. Encabeçado por versões estilizadas do Papai Noel e Coelhinho da Páscoa, aqui chamados de Norte e Coelho, o grupo que protege as crianças de um tipo de Bicho-Papão conta com alguns personagens folclóricos desconhecidos do público brasileiro.De origem europeia, a lenda da Fada do Dente é ligeiramente conhecida no Brasil, mas não tem a mesma penetração que os já citados Papai Noel e Coelhinho da Páscoa. Na história, quando uma criança perde um dente de leite, ela o coloca embaixo do travesseiro e recebe um pequeno pagamento, algo em torno de US$ 1.

Apesar de não ter uma forma definida, na animação a personagem ganhou um visual com referências de um beija-flor. Além disso, o roteiro explica o motivo real da fada recolher os dentes de leite: eles guardam memórias da infância de seus donos.

Desconhecido no País, Jack Frost é uma personificação do inverno no hemisfério norte, que vive solitário e tem o poder de congelar as pessoas. Em "A Origem dos Guardiões", o mito ganha ares de um jovem rebelde e brincalhão, que precisa entender melhor a si mesmo para integrar a equipe de heróis.

O terceiro personagem também faz parte do folclore do norte da Europa. Conhecido como Sandman (homem areia, em português), é ele o responsável por criar sonhos bons para as crianças enquanto elas dormem. A matéria prima de suas criações é a areia, o que explica a origem de seu nome.

No filme, o Sandman é apresentado como um ente baixo e longevo, que apesar de nunca falar, se comunica com imagens feitas de areia.

O último personagem de "A Origem dos Guardiões" desconhecido dos brasileiros é Breu, uma versão sombria do Bicho-Papão. Como vilão da história, é de seu interesse desacreditar os guardiões perante as crianças, utilizando para isso seu exército de pesadelos.

Assista ao trailer


Misturando bom humor e muita emoção, A origem dos Guardiões é uma boa pedida para o fim de semana. Gostei tanto do filme que já separei um lugarzinho cativo na minha estante para ele.  O filme é lindo! Vale a pena assistir!


FICHA TÉCNICA
Diretor: Peter Ramsey
Elenco: Chris Pine, Alec Baldwin, Hugh Jackman, Isla Fisher, Jude Law, Dakota Goyo, Khamani Griffin, Dominique Grund
Produção: Nancy Bernstein, Christina Steinberg
Roteiro: William Joyce, David Lindsay-Abaire
Trilha Sonora: Alexandre Desplat
Duração: 97 min.
Ano: 2012
Gênero: Animação
Distribuidora: Paramount Pictures Brasil
Estúdio: DreamWorks Animation
Classificação: Livre





Você também pode gostar

10 comentários

  1. eu adorei essa postagem.
    eu achei esse filme muito bom sabe.

    ResponderExcluir
  2. Nossa que bela postagem muito boa parabéns :D Realmente pretendo comprar esse filme assim que sair , não assisti mais meu irmão de 9 anos assistiu no dia da pré - estreia é só sabe falar nisso kkkkk , beijos !


    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Zil, como vai?
    Acho que já faz um tempo que os desenhos e contos de fadas vem sendo desconstruídos, Sherek, Deu a Louca em alguma coisa contribuíram para isso, e claro, as crianças de hoje em dia não são com as de antigamente hahahaha e o mercado tem que se adaptar as mudanças.
    Eu particularmente prefiro assim!

    Eu assistir sim A Origem dos Guardiões quero ver essa fada do dente diferente, pq eu também nunca pensei num beija-flor.

    Beijos!
    http://www.natocacomacoruja.com/

    ResponderExcluir
  4. Renata (do blog Escuta Essa)17 de dezembro de 2012 20:15

    Oi Zi,
    Sua postagem ficou ótima! Papai Noel tatuado, realmente é uma imagem bem diferente rsrsrsrs
    Vou ver com certeza :D

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga!!
    Adoreiii, parece ser ótimo!
    Pretendo ver!


    Bjinhs*

    ResponderExcluir
  6. Oi Zilda, menina eu ainda não assisti ao filme mas estou doida para ver.

    Na verdade o filme é baseado em uma série de livros do William Joyce, o primeiro livro já foi lançado e se chama Nicolau São Norte e a Batalha contra o Rei dos Pesadelos.


    Vale uma conferida né?! rs


    Abraços e valeu a resenha do filme
    Gabi Lopes

    ResponderExcluir
  7. Tá todo mundo falando tão bem desse filme que eu estou super animada pra ver. Gosto de animações inovadoras, que atingem a adultos também. Vou tentar ir ao cinema depois do Natal. ^^
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. Não imaginei que poderia ser tão bom o filme. Agora estou curiosa. Já tinha visto o trailer, mas até então não tinha me interessado, pareceu tão infantil. Vou assistir, sem dúvida!
    Beijos!

    Camila - Meu Livro Cor-de-Rosa
    http://meulivrocorderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi!!
    Quando eu vi o cartaz no cinema fiquei super afim de ver o filme, adoro animações, mas ninguém quis ver comigo e esqueci totalmente dele. Agora que vi seu post fiquei super animada, coloquei pra baixar =P

    bjooo

    ResponderExcluir
  10. Eu amei ver o filme. E estou louca para assistir de novo. Amei!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto