Passo a passo para comprar um e-book

quarta-feira, dezembro 26, 2012

Nas primeiras vezes, pode parecer complicado encontrar, comprar e ler um e-book. A partir da familiaridade com os aparelhos e aplicativos corretos, o processo melhora. Entenda como adquirir um e-book passo a passo.






















Passo 1: Escolher uma mídia

É possível ler e-books em smartphones e no computador, mas as opções que oferecem melhor qualidade de leitura são os tablets ou os e-readers. Entre os tablets, iPad, Galaxy Tab e Galaxy Note se destacam, mas todos tem preços salgados. Entre os e-readers, os mais conhecidos são o Kobo (recém-lançado no Brasil pela Livraria Cultura) e os importados Kindle e Nook, das livrarias americanas Amazon e Barnes & Nobles. No Brasil, eles chegam sem as principais vantagens: se no Exterior são baratos e com acervo vasto, por aqui são caros e ainda com poucos títulos em português.

Passo 2: Baixar os aplicativos

Em um e-reader, você terá acesso direto via internet a um acervo da livraria que o comercializa. Nos tablets e smartphones da Apple ou com o sistema Android, é preciso baixar aplicativos das livrarias, como as brasileiras Cultura e Saraiva. Você pode ainda baixar o aplicativo do Kindle, o que dá acesso para compras na Amazon e "transforma" o seu tablet em um Kindle para leitura. Desde outubro, o iPhone e o iPad oferecem uma versão brasileira da livraria iBook. Como visam a facilitar a compra dos e-books, os aplicativos são gratuitos.

Passo 3: Comprar o e-book

Por meio dos aplicativos das livrarias, você vai pesquisar, comprar e ler os livros à disposição. Boa parte deles remete o usuário ao site da livraria para efetuar a compra, e só depois o livro é baixado para o aparelho, o que é um pouco trabalhoso. Aí entra uma vantagem do iBook, com dois cliques o livro é comprado, baixado no iPhone ou iPad e o valor debitado em um cartão de crédito previamente cadastrado na Apple. Quando lançar sua livraria brasileira na Google Play, a empresa planeja um processo mais simples: as compras feitas pelo celular com Android viriam na conta do telefone celular.

Passo 4: Desfrutar a leitura

A qualidade da experiência de leitura também depende dos aplicativos e aparelhos. O Kobo, por exemplo, permite que você salve uma leitura no aparelho e depois, por meio de um aplicativo de celular, continue o livro do ponto em que parou. Os aplicativos do Kindle também têm recursos semelhantes, para quem lê em mais de um aparelho, como no iPhone e no iPad. Também varia de aplicativo para aplicativo recursos como destacar partes de um texto e fazer anotações.



Você também pode gostar

6 comentários

  1. eu achei super fácil comprar na amazon, ai só atualizar a internet no tablet e pá ja ta no app kindle o e-book.
    esse é um site mega recomendado por mim :)

    ResponderExcluir
  2. é tão mais legal esperar o correio , mas os ebooks são uma otima tbm ! quero um kindle , será que pra ler precisa estar conectado na internet ? tenho medo de comprar e ser assim , pois não é todo lugar que tem wifi ,,,, ai complica :s

    ResponderExcluir
  3. Oie Zil,

    adorei o post :)

    Antes eu lia muito em ebook, mas hoje em dia só leio em livro mesmo.

    Mas o post é perfeito para quem quer economizar e goosta de ler no celular, tablet ou pc ^^

    Beijus

    Renata Sara

    http://amordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adoro esses posts diferentes, com temáticas bacanas. ;)
    Eu não sou muito fã de e-book, talvez porque não tenha escolhido a mídia certa, como vc disse. Mas gosto da sensação de virar as páginas, de cheirar o livro. rs!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente, vou demorar um bom tempo para aderir aos e-books 
    :)
    Ainda prefiro meus livros físicos, por mais que sejam mais caros, em alguns casos o preço é quase o mesmo. 
    ^^
    Ótimo post!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto