2013 é o ano da Mônica

terça-feira, janeiro 29, 2013

Corpinho de uma criança de sete anos, o mesmo vestidinho vermelho, dentes avantajados, altura desprivilegiada, coelho encardido e os carinhosos apelidos de gorducha, rolha de poço, baleia… Só de olhar para a Mônica é impossível dizer, mas ela vai se tornar uma cinquentona muito em breve.


A primeira aparição da personagem foi em uma tira de jornal, no dia 21 de março de 1963, junto com o Cebolinha (criado em 1960). Mesmo sem nenhuma fala, ela já distribuiu a primeira de muitas coelhadas, que se tornariam uma de suas marcas registradas. Graças à sua personalidade forte e simpatia, conseguiu admiração do público e passou a ser a dona da rua (ou da lua, como diria o Cebolinha), ganhando uma revista própria – e o posto de líder da turminha – em 1970.







Assim como várias outras criações de Maurício de Sousa, a Mônica surgiu como homenagem a uma de suas filhas, homônima à personagem. Quando pequena, ela também era gorducha, baixinha e dentuça, além de possuir uma personalidade briguenta. Os cabelos em forma de banana surgiram após um corte de cabelo desastroso feito pela irmã Mariângela (que mais tarde inspiraria a Maria Cebolinha). Os traços da personalidade da filha foram acentuados, mas estão todos lá. Segundo o próprio Maurício, a Mônica “é forte, decidida, tem opinião e é sensível”.














































A importância da personagem vai além da história dos quadrinhos nacionais e da alfabetização de muitas crianças. Desde 2007 ela é reconhecida como uma das quatro personalidades brasileiras que são embaixadoras da Unicef, ao lado de Renato Aragão, Daniela Mercury e Lázaro Ramos. Esse reconhecimento veio graças ao seu “trabalho de disseminação de valores como a amizade, a importância da educação, da convivência familiar e comunitária ao longo dos anos”. Vem dessa parceria os gibis especiais com lições sobre cidadania, por exemplo.

Por causa dessa importância, a Maurício de Sousa Produções planeja um ano inteiro de comemorações ao cinquentenário da nossa dentuça favorita. Umas das primeiras ações foi o lançamento do Tumblr #MônicaFact, que reúne 50 fatos engraçados sobre o comportamento da menina.






Recentemente, dois vídeos foram lançados. O primeiro deles, curtinho, faz uma retrospectiva do traço da personagem. Se no início ela aparecia com um semblante marrento e o Sansão ainda amarelo, logo depois ela já abre o sorriso e se aproxima do que conhecemos hoje. O segundo mostra a história da Mônica narrada por Maurício de Sousa, com direito a piadinhas feitas pelo Cebolinha e pelo Cascão e muitas coelhadas.




Outra novidade já planejada, mas ainda sem previsão de lançamento, é a graphic novel da turminha, no estilo da já lançada Astronauta Magnetar. Os responsáveis pela releitura serão os irmãos Lu e Vitor Caffagi.














Esse é apenas o início do ano da Mônica. Acompanhe o Facebook e o Twitter da Turma da Mônica para mais novidades.


Você também pode gostar

4 comentários

  1. Minha infância!
    Amava a turma da monica!
    Mas sempre preferi a Magali
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Awwwn, que lindo a minha baixinha favorita já vai fazer 50 anos *-*
    Turma da Mônica faz tão parte da minha infância que já pensei que morava no Bairro do Limoeiro kk.
    Ah, amo, amo e amo a Mônica.

    XOXO
    Gato Feio

    ResponderExcluir
  3. Amo esta baixinha. É a dentucinha mais amada do Brasil!

    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. muito boa a postagem. adoro a mônica e seu coelho!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto