Empresário brasileiro paga 14º salário a colaboradores que lerem um livro por mês

quarta-feira, janeiro 09, 2013

Em entrevista ao Administradores.com, o empresário Francis Maris Cruz, presidente do Grupo Cometa, conta os detalhes de sua gestão diferenciada voltada à educação – que conta ainda com MBA dentro da própria empresa e até biblioteca em cada uma de suas lojas.






















Ele começou aos 12 anos vendendo coxinha de porta em porta. Hoje, Francis Maris Cruz é o presidente de uma das maiores redes de revendas de automóveis e motos do país. O Grupo Cometa, só em 2011, alcançou a venda de mais de 40 mil motocicletas.

No entanto, o que realmente chama atenção no executivo não é a sua ascensão na carreira, mas sim, os diferentes ingredientes que trouxe para a administração da empresa e ajudaram a se consolidar no mercado. Todos os 1.200 funcionários, por exemplo, que leem um livro por mês – e entregam uma resenha – recebem o 14° salário no fim do ano.

Além disso, implementou um projeto audacioso chamado de Universidade Cometa. Nele, oferece um MBA em Gestão de Concessionárias aos seus funcionários. Há também bibliotecas em todas as lojas do Grupo e diversos projetos sociais que vão desde o plantio de árvores frutíferas na casa das famílias carentes, alfabetização de adultos a sessões de filmes para crianças moradoras de cidades em que o cinema mais próximo ultrapassa mil quilômetros.

“A ideia não é dar o peixe, mas sim, ensinar a pescar. Esse é o nosso lema”, ressalta Francis, que também foi eleito o próximo prefeito da cidade de Cáceres (MT). O Administradores.com conversou com o executivo para entender melhor todo esse modelo de gestão diferenciado do Grupo Cometa. Leia aqui a entrevista.

Fonte por Fábio Bandeira de Mello

Você também pode gostar

10 comentários

  1. Quero trabalhar nessa empresa! hahahaha

    ResponderExcluir
  2. Gizeli Regina Meister9 de janeiro de 2013 19:18

    Também quero uma vaga!!rarara

    ResponderExcluir
  3. Então... o 14º serviria pra comprar muitosss livros...hehe
    Amigaa... que ideia legal...é de líderes assim que o Brasil precisa...bela inciativaBeijooTeLaPenseira Literária

    ResponderExcluir
  4. Uauuu....eu quero trabalhar com eles então...\o/....todo empresário devia fazer isso....meus parabéns a esse grande empresário....\o/....amei ler o post....feliz por esse leitores. Beijokas elis

    ResponderExcluir
  5. Uma iniciativa digna de divulgação! Adorei e compartilhei no face. Tenho uma amiga, a Jô Bibas de Curitiba (Freguesia do Livro), que incentiva montagem de pequenas bibliotecas em diversos locais para estimular a leitura! Ler é educativo em vários aspectos, é um mundo novo ao alcance das mãos, é uma viagem sem sair do lugar... adoro!!

    Beijokinhas,

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa, me mande o endereço deste lugar que eu vou trabalhar lá agora, já pensou ganhar dinheiro extra fazendo o que eu mais gosto nesse mundo, e como a Estela disse lá embaixo esse salário extra serviria para comprar muitos livros.
    Abraços.


    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Amiga!
    Eu adorei esse post, que interessante!!

    Bjinhs*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Gente!! que maravilha seria se todas as empresas fizessem isso!! As pessoas leriam mto mais!! 

    ResponderExcluir
  9. Marvilhoso...tem uma vaga aí? Tenho interesse em contribuir em empresas que valorizam a educação. Me chama que eu vou...

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto