|Resenha| O último dia antes do fim do mundo - Vários Autores

terça-feira, janeiro 08, 2013


Vinte visões sobre o último dia antes do fim do mundo. Uma antologia emocionante e surpreendente, que vai fazer você refletir sobre os piores medos, angústias e valores do ser humano. Contos surpreendentes da primeira à última linha que vão abalar suas estruturas, e talvez mudar seus conceitos sobre este suposto cataclismo.



A profecia não se cumpriu e o mundo não acabou no dia 21 de dezembro. Sei que muitos devem estar cansados de falar a respeito desse assunto que a mídia cansou de explorar nos últimos tempos. Mas, hoje gostaria não apenas de relembrar o assunto como dividir com todos uma experiência muito agradável que envolve a temática em questão. 



Há poucos dias terminei de ler O último dia antes do fim do mundo. Trata-se de uma antologia que reúne 21 contos sobre o tema. Organizado pela autora Lycia Barros, o livro apresenta ao todo 20 novos autores que fazem parte do grupo Ases da Literatura. 

Apesar de tratar de um tema um tanto repetitivo, o livro conta com diferentes visões de como cada personagem decide viver o seu último dia sobre a Terra. O que para uns é motivo de desespero, para outros é motivo de renovação. O que se torna comum entre os contos é o comportamento humano diante do tão esperado “juízo final”. Cada autor soube explorar perfeitamente as principais características do conto. Com narrativas curtas e concisas, o leitor é surpreendido com histórias de suspense, terror, ficção científica, romances e chicklit.

Os contos prendem o leitor e o suspense é mantido até o último parágrafo. Em seguida, os autores transmitem a catarse – entre a surpresa, a risada e o mistério revelado, o leitor se deleita com histórias incrivelmente bem escritas. 

O último dia antes do fim do mundo é um livro excelente. Para quem curte o gênero, é um prato cheio. O leitor pode apreciá-lo em doses homeopáticas, lendo um conto por dia, ou simplesmente devorá-lo de imediato. Após o término da leitura, sentimos aquela sensação gostosa de quando lemos um bom livro. Alguns contos se destacam e mereciam virar um livro, pois suas histórias são bem amarradas e a trama muito bem desenvolvida. 

O último dia antes do fim do mundo nos apresenta vinte novos autores que esbanjam talento e profissionalismo. É notável a seriedade e comprometimento de cada um no projeto. Esse é um dos motivos que tornaram um livro uma obra diferenciada. Além da excelente escrita individual, o livro conta com lindíssimas ilustrações. Anterior à apresentação dos contos podemos conferir uma imagem que ilustra cada uma de suas histórias. A revisão e a diagramação estão impecáveis, ou seja, o livro é uma verdadeira obra-prima. 

Não sou de rasgar seda por qualquer livro. Nem faço isso por se tratar de uma obra nacional. Mas, quando me deparo com um trabalho digno de admiração é impossível não reverenciá-lo. Todos os autores envolvidos no projeto estão de parabéns pelo excelente trabalho. 

Segue um pequeno panorama dos contos: 

1. Sollaria Alpha por Fábio Abreu


"...Segundo a lenda, uma criança surgiria com uma alma tão pura quanto a própria luz, e seria a portadora da salvação."

Neste primeiro conto, somos surpreendidos com uma história eletrizante. Jean, astrônomo enviado da NASA ao Brasil é responsável por trazer uma notícia assustadora aos pesquisadores do Brasil. Após revelar que o Sol está morrendo, Jean e Isabella seguem numa aventura. Um manuscrito é deixado pelo pai de Isabella e os dois seguem numa aventura em busca de respostas para salvar a humanidade já imersa na profunda escuridão. 



2. O Preço da Fama por Robson Gundim 

"Eu vejo cinco manchas vermelhas no teu caminho. Tenha cuidado minha criança, pois são particularidades de muito valor, e serão elas que elevarão à tua fama!
Muitos, mesmo após o estertor do Apocalipse, ouvirão falar de ti... E muitos outros, futuros, que aqui irão habitar, também estarão cientes da tua existência!"
Nesse segundo conto, a ambição é o tema escolhido. A protagonista Lucinha deseja se tornar famosa a todo custo. Para isso, ela vai ao encontro de uma cartomante para obter a receita do sucesso. Lucinha não irá poupar esforços para que seu desejo se torne realidade. 

Esse conto é capaz de descrever perfeitamente como o ser humano valoriza a superficialidade das coisas. 



3. O Fim do Mundo De Ava por Lucas Ordersvänk 

"Ava estava decidida a ir para longe,bem longe daquele lugar, o qual ela tinha certeza que seria arrastado para o inferno antes de todos os outros. 
Precisava chegar às margens distantes daquele deserto infinito onde haviam crescido, pois sabia, que lá estariam tão longe que nem o fim do mundo as alcançaria." 

Neste terceiro conto somos envolvidos por uma linda história de coragem. Ava é uma criança doce e determinada. Ao lado de sua irmã Nana, Ava enfrentará situações aterrorizantes. Com tudo, a esperança é o bem mais precioso que elas possuem. Um lindo conto de amor e fé. 



4. Lírios para Antonieta por Carolina Cequini 


"Fora ali que eles se conheceram, ali onde tudo começou. Ela era tão linda naquela época! Usava quase sempre um vestido com estampa de lírios amarelos..."

Esse conto é um dos mais bonitos. Nele conhecemos Seu José Ricardo, um homem apaixonado por sua esposa Antonieta. Seu filho Gustavo embarca numa espaçonave junto com sua esposa e filhos fugindo do apocalipse. Seu pai, seu José Ricardo decidi ficar na Terra e ir ao encontro de seu único amor. Nesse conto, conseguimos definir o que realmente importa quando chegamos ao juízo final. Quem você gostaria de ter ao seu lado nesse momento? Uma lição de valores a ser refletida. 



5. Uma matéria inesperada por V.R Spilman 

"Bati no portão, que estava entreaberto, em seguida entrei. Chamei pela Madame, mas ela não apareceu. Adentrei o quintal da casa e cheguei ao que parecia ser uma entrada social. Bati na porta e ninguém respondeu. De repente, senti uma mão fria pegar no meu ombro e hesitei em olhar pra trás, o que me deixou surpreso, já que nunca fui do tipo assustado." 

A ambição aqui é novamente debatida. O ceticismo também é alvo de estudo e reflexão. Independentemente do sucesso profissional, o que devemos levar em conta são os momentos ao lado das pessoas que amamos. Aproveitar cada momento como se fosse o último. Nesse caso, essa afirmativa é pontual. 



6. O menino que viu o fim do mundo por Marcelo Maropo 

"Lívia, Alex e Gabriel não comentaram nada sobre as emoções que viveram no dia anterior, mas individualmente, entendiam o quanto foi importante vivê-las. Eles estavam mais fortes por terem tido a oportunidade de conhecer mais intimamente as almas uns dos outros." 

Definitivamente, um dos contos mais fortes. Nesse conto o menino Gabriel é sempre surpreendido por sonhos terríveis e seus pais decidem aproveitar seus últimos momentos curtindo coisas simples que na correria do dia a dia passam despercebidas. A brevidade da vida é a única certeza que temos. 



7. Despertar por Paula Scaf 


" Eu, se fosse Deus, já tinha dado um Game Over faz é tempo! Ia focar lá em outro planeta do sistema solar, com seres mais evoluídos, pois aqui a experiência falhou, meu amigo."

Martins decidi viver seu último dia na Terra na companhia de seu cachorro Charuto. Martins decidi ser feliz em meio ao caos que o cerca mesmo que isso pareça impossível. Uma divertida abordagem de como devemos curtir a vida. Sem reservas e tirando “sarro” das pequenas coisas. 



8. O último pôr do sol por Glau Tambra 


"Não havia tempo ou espaço físico apenas a Eternidade na escuridão sem sol daquele mundo vazio."
Uma história triste que destaca a frieza do ser humano com o seu semelhante. 



9. Amor em meio à guerra por M.J. Atalaia 

" O pai de Natasha sempre disse que o fim do mundo aconteceria para todos. Quando ele disse aquilo, ela não havia entendido, pensava que o fim do mundo só aconteceria para os últimos seres humanos. Ela estava completamente enganada." 

Uma história que se passa na Segunda Guerra Mundial e que nos revela que um fim trágico pode se transformar num belo recomeço. Esse conto é incrível. 



10. Cinza por Fernanda Brandalise 

"Pois esta é a primeira e única regra sobre o poder: não importa o quão poderosa seja, sempre haverá algo ou alguém mais poderoso. Até que esse poder destrua tudo."

Estar ao lado de quem se ama é o que todos nós desejamos. E nesse conto, mais uma vez, refletimos sobre isso. 



11. O último dia por Augusto Assis 

" Embora tinha findado a vida de muitos, nunca havia pensado a respeito da própria morte. Do fim."


Conhecido por todos como Japa-dos Becos, Adriel é um rapaz que vivera pelos becos praticando atos ilícitos e que apesar disso, no último dia antes do fim do mundo só tem um desejo: ser absolvido pelos seus erros. A ideia de ir para o inferno não lhe agrada nem um pouco e por isso, arriscará tudo para conseguir sua absolvição. 

Um dos melhores contos da antologia. Vibrante e perturbador. 



12. A Integração por Adriana Ramiro 

"Vou continuar vivendo - ela respondeu. Mesmo que aquele fosse o fim, coisa que ela duvidava, de alguma forma cria que continuaria vivendo." 
"Não faça de sua vida um rascunho. Talvez não tenha tempo de passá-la a limpo."

Um dos contos mais lindos. Nele compreendemos o significado da verdadeira recompensa. Nós colhemos aquilo que plantamos. Foi um dos contos que mais me emocionou. 



13. Tempestade de Dezembro por Maud Epascolato 

"A sucessão de raios e trovões não cessava, o vento assobiava do lado de fora, alto e melódico. Parecia convidá-la a dançar a dança da morte. O pavor da menina só aumentava. Sozinha, em meio a um dilúvio de emoções e sentimentos, Julia tentava se controlar, mas sensação era de abandono." .(Lucas 21:25-26) 


Depois da tempestade sempre vem a bonança. Essa afirmativa cabe perfeitamente nesse conto. Manter o controle e ter fé acima de tudo, eis o segredo para superar as diversidades. 



14. Amor antes do fim por Cristiane Broca 

"Que o mundo se exploda amanhã, porque hoje estou sendo feliz, pensou ela, sentindo -se nas nuvens e achando que o dia não poderia ficar melhor."


Um lindo conto que reverencia o amor. Dedicar-se a ele enquanto é tempo é a grande lição. Às vezes, perdemos muito tempo procurando por algo que está muito próximo. Num conto levemente dramático, Cris Broca nos surpreende com uma história cheia de reviravoltas e fortes emoções. 



15. Será o fim por M.F.Venceslau 

"Viver cada dia como se fosse o último."


Um lindo conto. Perfeito! Simples! Encantador! Uma linda mensagem sobre dedicação e entrega. Nada acontece na vida por acaso e somente Deus sabe o que nos reserva. Aqui, notamos uma reflexão sobre o que é verdadeiramente belo. 



16. Depois do fim por Michele Mourão 

"Pelo retrovisor, foi a vez da amiga ao volante entender o que Joana dizia. Houve uma explosão seguida por um tremor intenso de terra, e um ônibus foi arremessado do chão, que se elevou como uma bomba sendo detonada por terroristas."

O que fazer no último dia antes do fim? Estar ao lado de quem se ama e não se entregar ao desespero. É ele que normalmente dita as regras do colapso. Um conto simples e esclarecedor. 



17. Inicio do fim por Michel Amorim 

" O rapaz ajoelhou-se e chegou perto do ser que não sabia distinguir o que era. O animal ainda respirava,mas com dificuldade. Um grunhido assustador ecoou entre as árvores, foi quando ele se deu conta de que não estava sozinho."

Um conto emocionante. Numa história que envolve as Forças Armadas e experiências com E.Ts somos envolvidos numa atmosfera horripilante. Uma história "mentirosa", mas fascinante.



18. No fim a verdade sempre vem à tona por Elen Queiroz 

"Os tempos mudam e o relógio não para. As horas voam e, ao longo dos anos, novas tecnologias são inventadas, tornando as coisas mais práticas e as possibilidades inúmeras. Porém, algumas tradições, costumes e crença de um povo permanecem, resistindo a qualquer quadro de mudança." 
“Quem tentar possuir uma flor, verá sua beleza murchando. Mas quem apenas olhar uma flor no campo, permanecerá para sempre com ela [...].” Paulo Freire 


Magia negra para conseguir a pessoa amada. Eis a receita do sucesso imediato. Quem se utiliza do mal para alcançar seus objetivos certamente será recompensado com ele.



19. Encontro final por Pâm Vital 

"Agora éramos apenas nós. O relógio bateu à meia-noite. Agradeci pela segunda vez na vida a Deus. A primeira foi quando eu tive meu bebê nos braços, mas essa era tão gratificante quanto a outra. Eu consegui meu Heitor de volta." 


Nunca é tarde para se fazer alguém feliz. Uma mensagem objetiva para todos que perdem tempo priorizando coisas insignificantes.



20. O garoto dos meus sonhos por Duda Oliveira 

"Sentei numa mesa velha e gasta perto do banheiro e comecei a fazer esboços daqueles tempos em que minha única preocupação era tentar me enturmar na classe da escola"

Um sonho pode se transformar num pesadelo. Por isso, muito cuidado com o que se deseja. 



21. Sollaria Ômega por Fábio Abreu 


"A alma pura, que mesmo a luz do sol inveja, trará de volta o brilho da esperança aos homens. Sangue, sacrifício e fé serão preciso para que o fim seja o recomeço."

Encerrando a antologia, Jean e Isabella terminam sua jornada em busca de um recomeço. A única certeza: o amor é a única coisa que prevalece.





Recomendo a todos a leitura de O último dia antes do fim do mundo. Uma antologia surpreendente que fará o leitor refletir sobre o comportamento do ser humano diante de situações que expõem suas fragilidades. De certa maneira, o mundo acaba todos os dias para alguém. Mas recomeçar faz parte do processo evolutivo do homem.


Acesse o site Ases da Literatura e conheça os autores que fazem parte do projeto.


FICHA TÉCNICA
Título: O Último Dia Antes do Fim do Mundo

Autor(es): Adriana Ramiro, Augusto Assis, Carolina Cequini, Cristiane Broca, Duda Oliveira, Elen Queiroz, Fábio Abreu, Fernanda Brandalise, Glau Tambra, Lucas Odersvänk, ​M. F. Venceslau, Marcelo Maropo, M. J. Atalaia, Maud Epascolato, Michel Amorim, Michele Mourão, ​Pâm Vital,Paula Scaf, Robson Gundim, V. R. Spilman
Organização: Lycia Barros
Páginas: 320
Edição: 

Editora: Novo Século
Ano: 2012

Adicione no Skoob
Comprar

Você também pode gostar

11 comentários

  1. Boa noite Zilda,

    Não conhecia o livro e achei bem interessante, bem diferente do convencional...parabéns pela resenha....abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/
     

    ResponderExcluir
  2. Oi, Zilda! Achei bem inusitado (e interessante, claro) o tema dessa antologia. Como você bem o disse, ainda que falar sobre o fim do mundo esteja meio batido, não é um assunto que me incomodaria em vários contos, principalmente de forma que cada um deles tivesse seu enfoque num gênero.
    Sua resenha muito bem redigida me deixou curiosa! Dos contos, os que mais me chamaram atenção foram "Lírios para Antonieta", "O Último Pôr do Sol" e "Amar Antes do Fim".
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Zilda... ótima resenha...
    Estou querendo ler o livro já faz um tempo, desde que lançou...
    Espero que possa ler logo...
    Alguns dos autores eu ja conheço... e sei que a qualidade dos contos dever estar ótimos...

    Bjus!
    Moisés Suhet.
    @Suhet_Elrohir:twitter
    http://edensaga.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Anna Gabriella Ferreira barbos9 de janeiro de 2013 02:31

    Mesmo o mundo não tendo acabado o tema é atraente! O fato de serem contos é meio chato para mim, porque quando o conto é bom sempre quero mais!
    rsrs
    L&V
    http://anna-gabby.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, mas, graças a você cá estou a desejar..rs
    Apreciei demais sua resenha, mesmo "cansativo" ainda gosto muito desse tema.
    Já vou colocar na minha lista.

    Bjos
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  6. GabrielaLaganowskiReis9 de janeiro de 2013 08:48

    Excelente resenha! Muito bem trabalhada!! Alguns contos parecem legais e eu curtiria... Porém esse livro não faz muito o meu gênero de leitura por dois motivos: não curto muito livros de contos e não curto esse lance de fim de mundo. Mas se tivesse oportunidade leria ele, pelo menos tentaria, visto que alguns contos parecem bem atraentes.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, sua resenha foi perfeita! Fiquei interessada em ler alguns contos, eu adoro livros de contos, porque quando você quer relaxar vai ali pega o livro lê um conto e deu, ficou boa de novo e é rapidinho de ler!
    Um beijo.
    Garota do Livro

    ResponderExcluir
  8. Falar sobre um livro de contos não é fácil, mas o fez muito bem, nos instigando a curiosidade com cada trecho. As 320 páginas parecem voar pelas vistas me deixando com a impressão que poderiam ser muito mais, pois o tema dá asas a imaginação. Obrigado pela dica...beijokas elis

    ResponderExcluir
  9. Oi Zilda!
    Resenha inspirada amiga, adorei! Fiquei interessada em conhecer a antologia, será que me identificaria mais com qual personagem? Como seria o meu último dia antes do fim do mundo? Pena que não conheci o livro antes. Quando foi lançado, foi antes do fim do mundo que não rolou?
    Beijos... Elis.

    ResponderExcluir
  10. Renata (do blog Escuta Essa)10 de janeiro de 2013 18:44

    Oi Zi,

    Sua resenha ficou ótima, gostei que vc citou e comentou cada um dos contos e me deixou bem curiosa para ler o livro :) Livros de contos são sempre muito legais.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  11. Resenha excelente! Adorei a ideia do livro, sou apaixonado por ficção e tudo mais. 
    Já entrou na minha lista de leituras pra esse ano.

    http://legadodaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto