|Resenha| Profundamente Sua (Série Crossfire Livro2) - Sylvia Day @editoraparalela

quinta-feira, janeiro 03, 2013


" Gideon Cross. Ele é tão bonito e perfeito do lado de fora quanto é danificado e atormentado no interior. Ele era uma chama brilhante e ardente que me chamuscou com o mais escuro dos prazeres. Eu não poderia ficar longe. Eu não queria. Ele era o meu vício... meu desejo... todo meu. Meu passado foi tão violento quanto o dele, e eu estava tão machucada. Nós nunca iríamos ser normais. Era muito difícil, muito doloroso... exceto quando era perfeito. Aqueles momentos em que a voragem do amor desesperado eram a loucura mais requintada. Fomos completamente subjugados pela nossa necessidade. E a nossa paixão nos levaria além dos nossos limites para a mais doce borda da mais nítida obsessão. "



Adoro pronunciar esse nome: "Gideon Cross". _ Ah! Eva Tramell, você é uma mulher muito sortuda! Ops! Desculpe os meus devaneios! É que após terminar a leitura de Profundamente Sua não há como deixar de expressar a admiração por esse personagem tão incrivelmente bem construído por Sylvia Day.

Já alguns meses o primeiro volume da série Crossfire _ Toda Sua foi resenhado aqui na Cachola Literária. E quem acompanha o blog sabe o quanto venerei o primeiro volume da série. Sendo assim, vocês podem imaginar o nível de ansiedade que me consumia. Porém, uma nuvem pairava no ar. Vi diversos comentários nas redes sociais que dividiam a opinião dos leitores. Pensei imediatamente: "Não é possível que Profundamente Sua caia na maldição do segundo livro da série!" Bem, é com muito pesar que digo que sim. Pelo menos essa foi a primeira impressão que tive assim que comecei a ler o livro. 

Sylvia Day me deu um susto! Cheguei a pensar que ela estava descrevendo outra história. Gideon Cross e Eva Tramell já não são os mesmos como em Toda Sua - primeiro volume da série. Obviamente, que nós esperamos que os personagens sofram algumas transformações ao longo do desenvolvimento da história. Isso é completamente compreensível. 

Em Profundamente Sua a história é narrada em 1ª pessoa. É pela visão de Eva que começamos a entender melhor a história de amor conturbada do casal. Em Toda Sua, conhecemos um pouco sobre esse casal que vive uma relação desequilibrada. O que havia sido citado sobre o temperamento possessivo de Gideon no primeiro livro, é potencializado em Profundamente Sua. 

O casal passa a protagonizar muitos desentendimentos. Aquele casal que passava a maior parte do primeiro livro transando compulsivamente já não é mesmo. Nesse segundo volume, eles vivem muitos conflitos que colocam em jogo o sentimento que sentem um pelo outro. É nesse ritmo que a história se desenrola. Logo, o tédio se instala e permanece até o meio do livro. 

Felizmente, Sylvia Day desperta de sua apneia. Já não era sem tempo! Fiquei muito preocupada com o rumo que a história estava tomando. Seria uma punhalada no coração dos leitores apaixonados por essa série. Em Profundamente Sua, o trauma de Eva Tramell será muito bem explorado. A autora foca no trauma de Eva e passa a escrever praticamente um “romance policial”. É isso mesmo! E talvez seja esse o motivo de tamanho estranhamento com a nova abordagem que Sylvia Day passa a utilizar. 

Outros pontos favorecem o bom desenvolvimento da história. Os personagens secundários passam a ter mais espaço e suas histórias começam a fazer sentido. Cary, o amigo bissexual de Eva tem o seu devido destaque. Como Eva e Gideon começam a protagonizar muitos conflitos, cabe a Cary amenizar toda a tristeza causada por Gideon na vida de sua melhor amiga. O pai e a mãe de Eva também surgem como peças fundamentais para o bom desenvolvimento do enredo. E como não poderia ser diferente, Gideon está ainda mais ciumento, possessivo e descontrolado. Teve certos momentos que o comportamento infantil de Eva me incomodaram bastante. Eu esperava muito mais. Sua condição fragilizada me pareceu equivocada em vários momentos.

O ritmo estabelecido da leitura foi tão diferente do primeiro volume que, em certos momentos fechei o livro e só retornei quando a aparente antipatia havia se dissipado por completo. Por isso, afirmo que o leitor precisa ir com cautela e ser paciente. Por mais que até a metade do livro a história se arraste e caia na mesmice, estamos falando de Sylvia Day. Ela, definitivamente, sabe o que faz. Sylvia Day arriscou e conseguiu levar a história até o fim. A única coisa que realmente perdeu um pouco o brilho foram as cenas de sexo descritas pela a autora. Aquela magia construída no decorrer de Toda Sua foi deixada um pouco de lado para dar vida a uma nova fase do relacionamento de Eva e Gideon. 

O que antes fazia o estilo “bichos entrando no cio”, agora segue o ritmo “Entre tapas e beijos,É ódio, é desejo,É sonho, é ternura. Um casal que se ama,Até mesmo na cama,Provoca loucuras. E assim vou vivendo, Sofrendo e querendo, Esse amor doentio, Mas se falto pra ela, Meu mundo sem ela, Também é vazio.” É bem por aí que segue essa história de amor doentio protagonizada por Eva Trammel e Gideon Cross. 

O final do livro é glorioso e faz com que o leitor deseja dar continuidade a série. Mas, até que possamos chegar a esse momento é preciso ser paciente e não cair na cilada de abandonar o livro pela metade. Por esse motivo, a história não levará a nota máxima. Reconheço a ousadia da autora em querer transformar a história de Eva e Gideon, mas como eu disse anteriormente: é preciso confiar em seu talento e seguir até o fim. Porque ao término da leitura, quem ainda não se rendeu a série Crossfire de Sylvia Day se questionará por não ter feito isso há mais tempo. 

Agora, é esperar pelo encerramento de Para Sempre Sua – Crossfire 3. Sem data de lançamento ainda no Brasil. 


FICHA TÉCNICA
Título: Profundamente Sua
Série: Crossfire - Livro 2
Autora: Sylvia Day
Editora: Paralela
Número de Páginas: 256
Adicione no Skoob

Você também pode gostar

14 comentários

  1. ooooooooooooooooooooooooooooooh Gideon...piraaaaaaaaaaa...surta.......ele é o p#@$ kkkkkkk adoro...fiquei com raiva dele nesse livro..fez a pobre da Eva sofrer e junto eu sofri com ela...ah sentimental kkk mas adorei e to desesperada pelo último livro...não quero dizer adeus pra eles....a autora pode escrever tipo 10 livros ...que eu vou amar todos....deixa pra sofrer quando chegar no final

    adorei a resenha.....falou tudo....como sempre coruja


    bjiss 

    Jaira 

    Livros e Versos 

    ResponderExcluir
  2. Nossa estou super afim de ler este livro, pois já li o primeiro e fiquei curiosa...

    Beijokas!!

    ResponderExcluir
  3. eu achei que levou a nota maxima (pleo menos no meu caso).
    gente sem contar que boa parte do que aconteceu com gideon é revelado...vale lembrar.
    nessa hora morri de pena dele ;w;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OMG! SÓ por causa do seu comentário eu vou retomar a leitura de onde havia parado. Desde que comecei a ler a série eu só penso nos detalhes sórdidos do turbulento passado de Gideon Cross.

      Excluir
  4. Oi Amiga.
    Eu comprei o primeiro livro e ainda não o li.
    Gostei muito de sua resenha, espero logo poder ler os dois.
    Fiquei curiosa para conhecer estes personagens!!

    Bjinhs*

    ResponderExcluir
  5. GabrielaLaganowskiReis3 de janeiro de 2013 19:41

    Surta, surta e surta! Resenha magnífica!!! Uma das melhores que já li aqui no Cachola! Zilda, vc citando Entre Tapas e Beijos define o livro! Ponto!!! Senti as mesmas coisas que vc lendo o livro e sou extremamente feliz por ter chego ao fim! Ah Gideon... Te amo cara... heheheheheSylvia Day foi simplesmente fantástica!!! Aquele final foi tudo!! E que homem, que homem...

    ResponderExcluir
  6. Eu, particularmente, odiei Profundamente Sua. Caiu mesmo na maldição do segundo livro. Teve momentos que pensei em abandonar. Mas, fechei os olhos e tive fé na Sylvia... Mesmo assim, não foi uma das melhores leituras que já tive...
    Houve momentos que queria capar o Gideon de tanto ódio que ele me fez sentir...
    Espero que Para Sempre Sua supra este último livro.

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  7. Oi Zilda!
    Que pena que a autora dormiu no ponto no começo, e ainda bem que ela retomou o ritmo depois, assim dá vontade de ler o próximo ;) 
    Ótima resenha, bem fundamentada! 
    Beijos... Elis. 

    ResponderExcluir
  8. E lá vamos nós aumentar a lista de livros..rsrs
    como sempre você nos deixando malucas com suas resenhas. Eu queroooooooooo!!
    Conhecia o livro através dos sites de compras, porém, somente hoje me despertou interesse. Graças a quem??

    Belíssima resenha e valeu a dica!
    bjos
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  9. Ai ai amiga...
    Esse livro já tá na minha estante. Vou confessar pra ti, eu gostei muito de Toda Sua, mas não morri de amores, será que é agora que me torno fã de carteirinha???
    Tomara que tenha essa paciÊncia, ando tão paviu curto com livros que não engrenam...hehehe
    Mas com certeza irei ler ele em brevee espero gostar muito, como você!!!!

    Beijossss

    TeLa
    http://www.penseiraliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Juro que não conhecia a série. Fiquei bem curiosa agora, parece ótima!
    Já vou incluir na listinhas de livros. Gostei muito de sua resenha. Grande Beijos!


    Camila - Meu Livro Cor-de-Rosa
    http://meulivrocorderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ana Paula Monteiro5 de janeiro de 2013 00:17

    Céus, juro que quase larguei esse livro de lado, de tão custoso. Que irritante as infindáveis briguinhas de casal...Afffff!!!!!!!!!!! Vou ler o volume 3, mas só por desencargo e para finalizar a história de uma vez por todas, mas sem qualquer expectativa. (Quem sabe poderei me surpreender?????? E a bem da verdade, até gostaria de me surpreender) Da mesma forma que o primeiro volume, o segundo passou longe de me arrebatar. Nem perderia meu tempo relendo.

    ResponderExcluir
  12. Oi Flor,
    Ainda bem que ela não se perdeu totalmente então, pois se não ela ia perder muitos fãs, já vi gente elogiando muito a autora, espero achar o mesmo quando eu ler. Como sempre suas resenhas me deixam doida para ler o livro, o bom é que esse vou ler em breve....deixa só eu terminar duas leituras e o pego...shaushua....beijoaks elis - http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Simplesmente estou amanda a série! O Final mesmo deu até arrepio nas ultimas falas do Gideon.. hahaha Não vejo a hora de sair o 3° ;)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto