Jogar livros ou ler games?

segunda-feira, fevereiro 04, 2013

Livro-jogo é inspirado no clássico RPG, game em que os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas de modo colaborativo.


















Que tal jogar livros ou ler games? É isso mesmo. Os verbos e sujeitos não foram trocados. A mistura entre os games e a literatura tem dado vida ao chamado livro-jogo, gênero que explora a narrativa interativa, que permite ao leitor escolher o destino que os personagens devem tomar. Quem aderiu a essa modalidade foi a escritora carioca Simone Campos, de 29 anos, que participou esta semana da palestra Livros Para Jogar, Games Para Ler, na Campus Party 2013, um dos principais eventos voltados à inovação tecnológica, internet e entretenimento eletrônico no mundo, que termina em 3 de fevereiro, no Parque do Anhembi, em São Paulo.

O livro-jogo é inspirado no clássico RPG, game em que os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente, cujas primeiras publicações surgiram nos anos 1980 – época em que escritores britânicos lançaram livros com recursos interativos para envolver o leitor na era medieval, como em Aventuras Fantásticas (Fighting Fantasy, no original) e Dungeons & Dragons. “O livro-jogo é uma forma de estimular novos leitores. Envolver mais os jogadores na literatura e vice-versa. Além disso, estimular a atenção, muitas vezes volátil, dos jovens”, disse a escritora para uma plateia cheia de jovens apaixonados por games.

Em 2011 Simone decidiu se aventurar no mundo dos livros-jogos, depois de publicar quatro romances tradicionais. Lançou o Owned – Um Novo Jogador, trama que dá ao leitor a possibilidade de escolher 17 desfechos diferentes. O livro está disponível online e gratuitamente, mas os interessados podem comprar a versão impressa, que vem com um guia de estratégia.

No livro, André, personagem principal, é um técnico de informática viciado em games, cuja a vida começa a ser afetada pelas ações no ambiente virtual. Na trama, é o leitor quem decide, a cada capítulo, o rumo que o personagem deve tomar, que personalidade ele vai assumir e até suas características físicas. “É possível personalizar o personagem”, diz a autora. “O livro interativo dá ao leitor recompensas, a possibilidade de decidir sobre os caminhos a serem seguidos.”

De acordo com Simone, outra vantagem da narrativa interativa é a possibilidade de fazer com o leitor “pense emocionalmente”, o que ajuda a refletir sobre suas próprias escolhas e personalidade. “O leitor pode estar na pele de diversos personagens com pontos de vistas diferentes e escolher o quanto quer aprofundar na história.”

Essa interatividade, no entanto, não é nada simples, explica Simone, já que são necessárias diferentes subtramas para prender a atenção do leitor e uma estruturação de regras, organizadas por meio fluxogramas, responsáveis por encadear as histórias umas nas outras. Diferentemente do romance tradicional, no qual as tramas são pensadas normalmente de forma linear. “No livro-jogo, a literatura com regras ensina a gostar de ler, já que a história não pode continuar sem a participação do leitor, que passa aprender a parir a leitura. É complexo de fazer, mas é incrível”, diz.


Fonte: Livros e Pessoas - Portal Porvir (via Estadão
Título original: Autora gamifica livro para estimular leitura

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10 comentários

  1. Acho que se os RPG's não fossem tão legais não fariam o sucesso exorbitante que fazem no mundo inteiro. -rs

    Beijos,Samantha MonteiroWord In My Baghttp://wordinmybag.blogspot.com.br/

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  2. Na verdade, isso me pareceu mais com os games novel's japoneses, que já fazem sucesso por lá há uns bons anos... Já há até animes que foram baseados nesses jogos! Agora, quem sabe faz sucesso aqui também e começamos a construir um mercado com esse tipo de livro-jogo? *-* hahaha

    Amei o post [:

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  3. Já li Renascença, da série Assassin's Creed e gostei bastante! Pretendo continuar a série e continuar a ler livros-games. Acho que tem histórias bem interessantes por trás dos games.
    Bjs

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  4. Oi, eu adorei a ideia da postagem
    Vc é muito criativa e atualizada.
    Beijinhoshttp://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

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  5. Nossa adorei!
    SHDUISAHDIUAS muito louco, cada coisa que aparece hoje em dia né

    Beeijos!

     http://bibliotecadaolly.blogspot.com.br

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  6. Ual, aparenta ser bem interessante, mas complexo. Eu daria uma chance!
    Beijos,
    Alana.
    http://alanahomrich.blogspot.com.br/

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  7. Gostei do post Zilda, eu nem sabia dessa ideia..
    Adorei..
    beijos mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

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  8. Oi flor,
    Já vi alguns livros nesse estilo, confesso que gostei da ideia :)
    Beijoshttp://marifriend.blogspot.com.br/

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  9. Oi Zi,

    Eu adoro um game e achei bem interessante essa releitura do RPG ;)
    A minha mascote do blog é o meu avatar (que eu mesma criei) em um jogo, por aí vc vai vendo o quanto eu gosto de jogar :D

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa:disqus 

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  10. Boa noite Zilda,

    Achei interessante a idéia, muito criativa, gostaria de ler esse livro-jogo...belo post....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

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