Os escritores e os personagens da literatura brasileira

quarta-feira, fevereiro 20, 2013


Quem escreve livros no Brasil é, em sua maioria, homem branco. Eles também dominam o enredo das obras. 


Em geral, os personagens na literatura brasileira são do sexo masculino, brancos, de classe média, heterossexuais e intelectualizados. Todas essas informações sobre quem escreve e quem protagoniza os livros no Brasil estão no infográfico produzido pelo blog Ponto Eletrônico, alimentado pela BOX 1824.

Os dados foram coletados nas pesquisas realizadas por Regina Dalcastagnè, professora titular da Universidade de Brasília (UNB). A pesquisadora coordena o Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da UNB e edita a revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. Dalcastagnè dedicou seus últimos 15 anos a estudar os modelos sociais construídos e validados pela literatura nacional recente e, entre os resultados, estão as seguintes pesquisas: veja aqui, aqui e aqui.

Confira abaixo o panorama (nem tanto surpreendente, mas muito assustador) da literatura no Brasil:



Você também pode gostar

3 comentários

  1. Vi esse infográfico e algum lugar e fiquei triste com isso. O pior é que as pouquissimas personagens femininas (não só na literatura brasileira, na mundial mesmo) são bastante esteriotipadas e quase sempre bobinhas. Já assistiu o Feminist Frequency? É um canal no YouTube que tem uma série de vídeos chamada "TropesxWomen" que é genial, e discute muito bem isso da mulher na cultura de forma geral. Tem legendado, acho. Super recomendo!

    ResponderExcluir
  2. Caramba, bem interessante! Adoro um infográfico... As informações contidas nesse não são positivas, mas são um tanto previsíveis, principalmente ao olharmos a sociedade atual.
    Vou compartilhar!! ^^

    Bj
    Livro Lab

    ResponderExcluir
  3. Interessante essa pesquisa

    Beijinhos
    Renata 
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa:twitter 

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto