|Resenha| A Linhagem - Camila Dornas @NovoSeculo

terça-feira, fevereiro 05, 2013


Londres do século XVIII. A capital da Inglaterra era um dos mais importantes centros do mundo. Vestidos pomposos, elegância e boas maneiras. Um tempo onde as posses e a reputação regiam a sociedade. A igreja possuía poder absoluto e condenava aqueles os quais pesava a suspeita de bruxaria – a arte oculta temida e repudiada pelo senso comum. Nesse cenário intimidador, surge uma mulher especial, com dons inimagináveis. E um destino grandioso...


Certos livros nos conquistam num simples piscar de olhos, seja por uma sinopse instigante ou até mesmo pela beleza da capa. No caso de A Linhagem foi amor à primeira vista. A autora Camila Dornas reuniu vários elementos que tornam a sua narrativa “quase” verossímil. Porém, A Linhagem é um romance sobrenatural! Seria isso possível?

Sim. Isso é absolutamente possível. A Linhagem narra a história de Evangeline Bennett, uma linda jovem que guarda muitos segredos. Evangeline não se conforma com o casamento arranjado por seu pai Julian. Seu noivo Hector Callum é um cara muito esquisito, dono de olhos negros e de um comportamento muito sombrio.

Aos olhos da sociedade medieval todas as mulheres deveriam se casar e serem submissas aos seus maridos. Evangeline não se enquadra nesse perfil e por isso, trava inúmeras discussões com seu pai. A continuidade e os interesses da linhagem sempre se sobrepunham aos pessoais, sendo esse o objetivo mais importante do matrimônio. Hector Callum era primo do rei e o pai de Evangeline além de ser secretário do rei, provia de muitas posses.

Julian é um verdadeiro carrasco. Para impor sua autoridade obriga Evangeline a se casar mesmo contra sua vontade. Mas o que realmente amedronta Julian é que a sociedade descubra que sua filha é uma bruxa. Pois é assim que a igreja denominava as mulheres que possuem algum tipo de dom.

Nem mesmo Evangeline consegue definir muito bem o que se passa com ela. Desde sua infância, a única pessoa que a protege das perversidades de seu pai é a criada Morgana. Sua mãe falecera ainda quando pequena e desde então Morgana assumira o seu lugar. Evangeline vive com seu pai Julian e sua madrasta Eleanor. Sua irmã Margaret, já casada, tem como um dos seus passatempos favoritos atormentar a sua vida.

Para extravasar toda a sua raiva Evangeline sempre recorria à floresta para se reenergizar. Ela herdara de sua mãe o dom de mover os elementos da natureza. Além de correr pela floresta e sentir o poder da natureza, Evangeline adorava montar. O estábulo era um dos seus lugares favoritos. É exatamente nesse lugar que Evangeline conhece o cocheiro Henry Atlee.

A partir daí as coisas começam a esquentar literalmente. Evangeline terá a árdua tarefa de descobrir como lidar com seus poderes e terá que escolher um caminho: casar-se com o sombrio Hector Callum ou entregar-se ao verdadeiro amor e ser responsável por muitas vidas, inclusive a dela.

Camila Dornas constrói uma narrativa incrível. Sabemos que durante esse período as mocinhas deveriam se manter castas e obedientes aos mandamentos dos pais e da igreja. Felizmente, Evangeline é o retrato oposto. Nada de mocinhas pudicas e cheias de frescuras. Em A Linhagem a personagem principal toma a rédea de seu destino com força e determinação. Os valores da época são descritos com detalhes revelando o caráter mesquinho e autoritário daqueles que compunham a sociedade medieval.

O enredo é muito bem construído. Os personagens primários e secundários se destacam igualmente. Evangeline representa a força da mulher subjulgada aos valores de uma época sombria onde mulheres que possuem algum tipo de dom eram queimadas em praças públicas. A intolerância era comum, já que apenas a igreja e o monarca tinham autoridade sobre a vida das pessoas.

Henry é o típico mocinho que arranca suspiros de qualquer leitora. Forte, viril e dono de belos olhos azuis. Obviamente, nem só de beleza se faz um bom homem. Seu caráter inabalável o torna ainda mais atraente( salvo seus cabelos vermelhos.)
Dorian é outro personagem encantador. Apesar de enigmático, ele é uma peça muito importante dentro da narrativa. Cheguei a me decepcionar momentaneamente com ele, mas Camila Dornas não poderia ser mais perfeita em sua descrição.

Albert é amigo de infância de Evangeline. Tem como filosofia de vida seduzir mocinhas indefesas e levá-las ao caminho da perdição. Genevieve também é uma grande amiga de Evangeline. Utiliza-se de sua beleza para conquistar bons partidos. Tem que lidar com o preconceito da sociedade por ganhar a vida pintando obras de arte, já que nessa época cabia à mulher somente procriar e ser submissa às vontades do marido.
O inescrupuloso Hector representa a imagem daqueles que cobiçam o poder. É capaz de tudo para conseguir o que quer. Surpreendentemente, Hector esconde muitos segredos que nem mesmo Evangeline pudesse imaginar.

O livro é narrado em 1ª pessoa tornando a leitura mais envolvente. A narrativa flui naturalmente e o leitor nem percebe que o livro chegara ao final. São tantas reviravoltas e desdobramentos inesperados que o leitor perde o fôlego diante da velocidade dos acontecimentos. A escrita de Camila Dornas é impecável. Não encontrei nenhum erro durante a narrativa.

É perceptível o cuidado da autora na construção da narrativa. Os elementos utilizados na narrativa nos remetem a uma época sombria da idade média. A descrição detalhada de como as mulheres consideradas “bruxas” era tratada pela sociedade é indiscutivelmente bem explorada. A ousadia da autora em escrever uma história sobrenatural fora muito bem sucedida.

A Linhagem é um livro recomendado a todos os leitores. Porém, algumas passagens “calientes” devem ser levadas em consideração e, talvez, o livro seja classificado como livro adulto. Gostaria de expressar todo a minha admiração a Camila Dornas pelo seu talento. E ainda tem gente por aí que fala que não lê livro nacional. Só digo uma coisa: “Vocês não sabem o que estão perdendo.”



FICHA  TÉCNICA
Título: A Linhagem
ISBN: 978-85-7679-868-2
Editora: Novo Século

Selo: Novos Talentos da Literatura Brasileira
Autora: Camila Dornas
Páginas: 336
Adicione no Skoob





Você também pode gostar

43 comentários

  1. OI Amiga!
    Amei sua resenha, e não sabia que era sobrenatural.. Isso me deixou mais curiosa!
    Seus elogios só aumentaram minha vontade de ler.
    Adoreii sua resenha!
    Firmei parceria com a autora e logo lerei o livro.
    Bjinhs*

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Zilda,


    Não faz meu estilo sobrenatural, mas parece ser um livrointeressante, gostei da capa e sua resenha esta ótima...parabéns...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Zilda, li esse livro e acho que vc conferiu a resenha que fiz, é exatamente isso, o livro é muito bom, e pra quem não curte nacional, está perdendo uma autora ótima. Adorei a resenha, vc abordou sobre ele poder ser classificado "adulto", mas para mim eu acho que são cenas pequenas demais, não sei, eu não classificaria ele "adulto". Mas eis um ponto de discussão com a autora.
    Beijão, Zilda!
    clicandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gente, quando lançou esse livro fiquei doida para ler, mas agora que vi a resenha estou surtando muito *-* Bruxas <3

    ResponderExcluir
  5. O livro não faz muito meu estilo, mas lendo sua resenha deu vontade de conhecer a história!
    Gostei da capa, apesar de dizer que o que importa é o conteúdo, quando o livro não é meu gênero favorito - e até quando é - a capa conta muito!

    Beijos!

    Literature Diary >/a>

    ResponderExcluir
  6. Já havia ficado apaixonada pelo livro após ler a sinopse, mas após essa resenha estou desejando-o loucamente! 
    Adorei a sua resenha, e pelo que foi dito nela, a história parece misturar aquela coisa meio sinistra dos tempos antigos onde mulheres eram enforcadas ou queimadas na fogueira após serem acusadas de bruxaria, com os contos de fada, onde tem sempre a madrasta, a meia-irmã que vive atormentando por causa de inveja e a criada que que passa a vida exercendo papel de mãe. Gostei dessa combinação inesperada, e saber disso só serviu para aumentar a minha curiosidade! *-------------*

    Beeeeijinhos e uma ótima semana! :*
    www.linguadoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela resenha Zilda! Estou ansiosa para ler A Linhagem! Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Oi Zi,

    Demais a sua resenha, me deixou empolgada para ler o livro, vou colocá-lo na minha lista de desejados :)
    Beijinhos
    Renata 
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa:twitter 

    ResponderExcluir
  9. Oi amigaa...
    Mas que empolgação...adorooo..hehe
    Nem era preciso ler sua resenha pra saber que você estava totalmente envolvida pela leitura... vi suas fotinhos no face.
    Amei a resenha, já havia me interessado pelo livro, mas depois dessa resenha, gamei. Adoro livros de bruxas clássicas..hehe
    Valeu a dica, vou ler com certeza.

    Beijão..

    TeLa
    Penseira Literária

    ResponderExcluir
  10. Nossa, Zilda, Amei sua resenha!!
    Fiquei doida para meu exemplar chegar aqui para que eu leia ^^
    Foi a primeira resenha que leio do livro, e já estou apaixonada!!
    Parabéns a autora pelo livro!!
    Beijos
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Sobrenatural, medieval, passagens calientes e uma capa maravilhosa? Confere? CONFERE!! Resenha excelente Zilda... Nem preciso dizer que já vai pra lista! E é nacional! Maravilha!!!! A fatura do cartão eu mando para qual endereço? hahahahaha

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Zilda, resenha maravilhosa! Já é a segunda que leio a respeito deste livro e cada vez fico com mais vontade de ler...
    Já coloquei na minha lista de desejados e espero em breve poder matar a minha curiosidade a respeito desta história, que parece ser tão instigante. ele tem todos os elementos que me fazem gostar de um livro. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu acabei de receber o livro da autora e confesso que desde a divulgação da capa e da sinopse fiquei com muita vontade de ler.... amo livros com temática medieval com um toque sobrenatual e ainda mais cenas calientes,mas nada disso seria atrativo se a autora não escrevesse bem e pela sua resenha sei que vou amar o livro!!!!!!

    bjssss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Também estou gostando do livro e espero que a Evangeline fique com Henry porque eu quero o Dorian hehe 

    Bjus
    L&V
    http://anna-gabby.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Zilda, 

    Estou louco para receber esse livro que parece ser bem original e viciante. Adorei a resenha, só me fez ficar com mais vontade de ler o livro xD 

    Beijos. 

    ResponderExcluir
  16. Oi Zilda, resenha de mais um livro nacional o/ A capa é bonita e o enredo parece ser bem legal e diferente em alguns pontos. Fiquei com vontade de ler, quem sabe um dia... Estou um pouco curioso agr.

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Zilda!
    Por tudo o que você disse, essa história irá me agradar em cheio, adoro romances históricos bem desenvolvidos e com elementos de bruxaria então, melhor ainda!
    Ah, eu gosto de cabelos vermelhos ;)
    Bjs... Elis Culceag.

    ResponderExcluir
  18. A capa é bela, mas pelo que você nos apresentou aqui, o conteúdo é riquíssimo e instigante. Estava de olho na obra, mas, precisei ler sua resenha pra ter certeza de que irá me agradar. Sim, irá. Nada como uma historia que fale de bruxas e toda a sua antiga polemica.

    Parabéns, mais uma vez vc conseguiu! rsrs
    Bjos
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  19. Zilda, 
    Amiga estou boba aqui com essa resenha, depois de ler suas palavras sei que esse é um livro que não posso deixar de ler. Simplesmente perfeita sua resenha... curiosíssima pela leitura....\o/...beijokas elis - http://amagiareal.blogspot.com.br/  

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bom?


    Não tinha ainda ouvido falar desse livro, mas  sua resenha me deixo com gostinho de ler o livro, para saber mas sobre a história. adorei sua resenha (:           




    Território das
    garotas      


    @territoriodg


    Bjss *-*


    Passa lá no blog?


    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Que legal esse livro! Estou louca para ler *-* Espero encontrá-lo por aqui! 
    Bjs, Clari.
    http://constelandoalvoradas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Eu li a tua resenha, fiquei empolgadíssima e saí sem comentar. Como assim produção? *risos*

    Zilda, eu já li muitas resenhas tuas, mas essa está INCRÍVEL. Dá até vontade de imprimir e colar na minha parede para ler, reler, e tudo mais.
    Fiquei frenética pelo livro, não curti muito a capa por que a primeira vista tive a impressão de que o livro tinha aquela mocinha de sempre sabe? Cheia de mimimi, boba e dependente do príncipe encantado.
    Mas estou ~babando pelo enredo. A Camila é uma fofa e dá muito orgulho saber que os autores nacionais estão crescendo de nível e criando obras cada vez mais empolgantes s2

    Amei a resenha, amei o enredo, quero ler para ontem!
    #ForçaLiteraturaNacional

    Beijos ;*
    @pirulitolimao |
    http://agarotadalivrariia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Este livro esta no topo dos meus desejados, pois uma amiga leu a so fala muito bem dele rs.
    E sua resenha ficou linda, e reforçou ainda mais minha vontade por lê lo.
    Realmente nesta época as mulheres tinham um tartamento horrivel, e uma mocinha que peita algo imposto a ela era algo bem dificil...quero ler e agora, to sem dindin, quem sabe ganho no dia das mães ;)
    beijos.
    Seguidora: Neny

    ResponderExcluir
  24. Acho a capa desse livro linda demais. Já li muitas resenhas e comentários sobre ele e a cada vez que leio mais alguma coisa fico mais e mais curiosa e com uma vontade danada de grande de ler o livro. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  25. Oi!!
    Adorei sua resenha e estou curiosíssima em devorar este livro, realmente a capa me deixou um pouco desanimada, mas com a sua resenha maravilhosa a capa é só um detalhe.
    Parabéns pela resenha!
    Bjus! Tatiani Dias!

    ResponderExcluir
  26. Achei linda a capa e já me ganhou por isso. A estória é muito interessante e me fez querer, ainda não tinha o visto. Já está nos meus desejados! =)

    ResponderExcluir
  27. O tipo de livro que sempre me interessa adoro livros voltados para o sobrenatural, é sempre envolvente tenho quase certeza de que vou ama-lo haha Evangeline (que nome lindo *--*). Muito linda essa capa mesmo, fiquei instigada a ler primeiro por causa dela, pena que não segue exatamente as características do apresentado no livro.

    ResponderExcluir
  28. Olha só mais um livro Nacional de qualidade!
    \o/
    Bem, o livro me aguça a curiosidade pelo fato de tratar do passado e ter um lado sobrenatural. Eu amo livros que tenham aventuras e este me parece que tem várias... srsrsrsrssrs

    Espero um dia poder ler o mesmo.

    Até a próxima.

    ResponderExcluir
  29. Quero muito este livro.Já estava aguardando a um tempo por ele e com a leitura de sua resenha fiquei com mais vontade ainda de ler.

    ResponderExcluir
  30. Estou ansiosa para ler o livro,não vejo a hora disso acontecer...

    ResponderExcluir
  31. Estou bastante curiosa para ler este livro. Pareceu bem interessante.
    bjos

    ResponderExcluir
  32. Nossa parece ser bem legal, gostei, gostei mesmo

    ResponderExcluir
  33. O legal dessa história se passar há séculos atrás, onde predominavam os casamentos forçados e a bruxaria era um tabu, é que apesar de ser um pouco clichê me chamou a atenção, por ter sido muito bem desenvolvida. Acho que foi a personalidade forte da personagem que me conquistou. Quero muito lê-lo.

    ResponderExcluir
  34. Parabéns pela excelente resenha, eu realmente me senti dentro da história e desejei a cada momento saber como esta trama se desenrola. Para mim, a Camila é o tipo de autora que eu prezo e muito, tem os ingredientes que prendem qualquer leitor na história....Com certeza está na minha listinha kilometrica de leituras.....

    ResponderExcluir
  35. Gosto de romance sobrenatural, e se for ambientado na Idade Média, melhor ainda. Não sei o porquê, mas esse período da História me fascina muito. Pelo que entendi, a autora conseguiu passar muito bem toda a atmosfera da época, e criou personagens e uma trama muito boas. Só posso dizer que fiquei com bastante vontade de ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  36. Adoro livros que falam de sobrenatural!
    Fiquei mais curiosa ainda agora que li sua resenha!
    Parabéns pela escrita.
    Beijo.

    Blog > http://pensamentos-em-in-stantes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. SEGUIDOR: WILLIAN

    Resenha bem elaborada, abordando pontos relevantes do livro, despertando o interesse dos leitores, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  38. Parece ser muito bom, nunca li nenhum livro sobre bruxas, mas esse tema sempre me chama atenção..
    A trama é bem interessante.
    Adoro romances sobrenaturais, e linhagem parece ser daqueles livros que te prende do começo ao fim..
    Quero muuito lê-lo
    Ótima resenha.. *u*

    ResponderExcluir
  39. Eu já ouvi falar neste livro mas não ligava agora que li sua resenha eu to com muitas espectativas!!!

    ResponderExcluir
  40. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas fiquei muito ansiosa pra ler depois de ver a sinopse e a resenha *-*

    ResponderExcluir
  41. SEGUIDORA: ANDRESSA NUNES


    Resenha bem elaborada, abordando pontos relevantes do livro, nos dando uma boa ideia do que vamos encontrar nessa leitura, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  42. Acho que um livro com temática sobrenatural e que se passa em outros tempos é sempre uma boa pedida. Tenho ouvida falar muito, especialmente por ser de uma autora nacional. Estou ansiosa para conhecer a história pela leitura! :)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto