Série de selos comemora os 200 anos de 'Orgulho e Preconceito', de Jane Austen

quinta-feira, fevereiro 21, 2013

Uma série de selos lançada nesta quinta-feira (21), no Reino Unido, homenageia os 200 anos do romance "Orgulho e Preconceito", da autora britânica Jane Austen (1775-1817). 




O livro foi publicado pela primeira vez em 28 de janeiro de 1813. Além de "Orgulho e Preconceito", os outros livros escritos por Austen ganharam destaque. Cada um dos seis romances publicados por ela ganhou selo próprio, todos criados pela agência gráfica Webb and Webb e com ilustrações de Angela Barrett.










Selos comemorativos de Jane Austen




Em 'Orgulho e Preconceito', que completa 200 anos de publicação, Jane Austen busca mostrar como o amor entre os protagonistas foi capaz de superar barreiras de orgulho e preconceito, a diferença social entre eles e o escasso poder de decisão concedido à mulher na sociedade daquela época.















'Razão e Sensibilidade' (1811) narra a história de duas irmãs de temperamentos diferentes. Após a morte do pai, elas têm de se adaptar a um estilo de vida mais modesto, em meio a uma sociedade inteiramente dirigida pelo status social.














Em 'Mansfield Park' (1814), Fanny Price mora de favor na casa dos tios ricos, para onde foi levada aos 12 anos, e aparenta ser uma menina doce que diz sim a todos os caprichos de seus tios e primos. O livro revela a sociedade inglesa do século 18, seus costumes peculiares e repressivos.














Emma' (1815) mostra uma jovem rica e aparentemente esnobe, mas que só quer ver os outros felizes. Quando decide que tem talento para formar novos casais, passa a ser o cupido da pequena aldeia de Hartfield. Emma se mete em diversas confusões, sempre resgatada pelo sr. Knightley.












'Northanger Abbey' (1818) descreve a vida em Bath, cidade em que Jane Austen viveu, e parodia os romances góticos. Nele, a jovem Catherine imagina aventuras em antigos castelos e acredita que pode viver um desses sonhos quando é convidada a permanecer na Abadia de Northanger.













'Persuasão' (1818), último trabalho completo de Jane Austen, narra a história de Anne Elliot, uma mulher solteira que dispensa o belo e valoroso porém, pobre Frederick Wentworth. No entanto, o futuro de Anne a colocará frente a frente com Frederick, agora capitão da Marinha.












Em "Orgulho e Preconceito", Fitzwilliam Darcy tem pouco para ser um herói romântico, mas o seu amor por Elizabeth Bennet vai transformá-lo no tipo de homem com o qual muitas gerações de mulheres sonhariam.

O cenário é a sociedade inglesa do início do século 19 e o romance teve inúmeras adaptações para a televisão e o cinema.

"É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro, de posse de boa fortuna, deve estar atrás de uma esposa." A primeira frase de "Orgulho e Preconceito" tornou-se famosa e lança o mote para todo o romance, que narra a preocupação dos Bennet em casar as cinco filhas.

Darcy, com as suas "dez mil libras por ano", parece ser o sonho de qualquer mãe, mas a sua arrogância e frieza, rapidamente o afastam dessa lista. A primeira impressão que Elizabeth tem dele é negativa e as falsas histórias que o charmoso Wickham lhe conta, confirmam seus preconceitos.

Jane Austen morreu em 1817, sem o devido reconhecimento. Por "Orgulho e Preconceito" recebeu apenas 110 libras do seu editor, Thomas Egerton, que só nas primeiras duas edições ganhou quatro vezes mais.

Desde então, estima-se que já tenham sido vendidas mais de 20 milhões de cópias do romance.


Você também pode gostar

6 comentários

  1. Todos os selos são lindos. Na verdade "Orgulho e Preconceito" já está na minha lista de leitura já faz um tempo. São tantas resenhas recomendando o livro que fiquei curiosa.

    desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Zilda!
    Amei essa novidade!
    Os selos são lindos! Nem sei dizer qual o meu preferido... rs
    Quero todos!!!

    BjO

    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Comemora 200 anos e eu aida não li. Gostei dos selos, ótimas imagens

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu não acredito...pena que não é aqui...senão iria comprar alguns hehehehe
    Beijinhoshttp://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu sou uma grande fã da Jane Austen e é claro de Orgulho e Preconceito *_*
    Pena que ela só teve o devido reconhecido depois de falecer ;/
    Enfim, keep calm and love Mr. Darcy *_* kkkk

    Beijos!

    http://bibliotecadaolly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana esses selinhos, gostei!

    Adoro a Jane Austen
    Beijinhos
    Renata 
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa:twitter 

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto