Festa Literária de Santa Teresa, no Rio, vai homenagear Ana Maria Machado

quinta-feira, abril 25, 2013


A Festa Literária de Santa Teresa (Flist), o bairro mais boêmio e artístico do Rio, realizará sua quinta edição entre 4 e 5 de maio e a dedicará a Ana Maria Machado, informaram na quarta-feira (24) os seus organizadores.


A obra da escritora de literatura infantil e juvenil será destacada com leituras em grupo e debates que acontecerão em alguns dos espaços mais emblemáticos do bairro.

Ana Maria Machado, que estudou pintura no Museu de Arte Moderna do Rio e de Nova York, também desenvolveu uma longa trajetória no jornalismo e no rádio.

Embora tenha publicado uma dezena de títulos para adultos, dedicou-se mais à literatura infantil, com obras como "O menino Pedro e seu boi voador" (1979) e "Era uma vez três" (1980), além de textos de viés ecológico como "Um montão de unicórnios" (1983) e "Gente, bicho, planta - O mundo me encanta" (1984).

Ana Maria Machado obteve em 1997 o Prêmio Jabuti e em 2000 o Hans Christian Andersen, o mais prestigiado das letras infantis, além do Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil em 2012.

Inspirada na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontece em julho, a Flist procura fomentar a leitura mediante a aproximação de autores e editores com seus leitores mediante diálogos e a apresentação de novidades.

Nesta edição, nas mesas-redondas serão discutidos temas como as novas formas de produção textual em blogs e as bibliotecas comunitárias, reuniões que serão acompanhadas por atividades como construção de brinquedos e concertos.



Você também pode gostar

4 comentários

  1. Poxa, que legal isso, nem tava sabendo! Eu sou do Rio e seria mt legal participar, pena que Santa é um bairro meio chato de se chegar. Será que precisa se inscrever? Adorei a dica.

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não poderia ser melhor!
    Grande escritora!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. É isso ai! Homenagem se faz com a pessoa viva! Ela merece!

    Beijos
    macaaverdee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Legal, valeu pela dica, pois ainda não sabia a data da Flist desse ano, agora já estou por dentro de tudo :)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto