Resenha: Garotos, Garotas e outros Materiais Explosivos - Rosalind Wiseman @galerarecord

segunda-feira, abril 22, 2013


Rosalind Wiseman mergulha no mundo das garotas e analisa tudo o que diz respeito à adolescência – da relação das jovens com a fofoca e os namorados até as panelinhas típicas dessa fase.Um romance divertido e inovador sobre amizade, traição e o que os jovens são capazes de fazer para se sentirem aceitos. Enquanto navega entre as difíceis águas do oceano estudantil – nerds, esportistas, populares,Charlie Healey aprende cada vez mais sobre si mesma, o que é certo e o que é errado.


Em Garotos, Garotas e outros Materiais Explosivos conhecemos Charlotte Healy (uma garota) que, estranhamente gosta de ser chamada de Charlie (nome de garoto). 

Charlie destaca-se por sua inteligência e, por isso recebe a oportunidade de entrar numa das escolas mais renomadas do país. Harmony Falls é conhecida por seu alto nível de desempenho acadêmico. Utilizando-se do slogan ORGULHO (objetividade, respeito, grandeza, união, lealdade, honestidade e otimismo) Harmony Falls é considerado o Olimpo de todo estudante. 

Após a conclusão do ensino fundamental em sua antiga escola Bem Franklin, Harmony Falls é a oportunidade de Charlie deixar para trás um período de lembranças tenebrosas. Porém, isso não será tão fácil. Com o surgimento de novos desafios Charlie só têm uma escolha: esquecer o passado. 

Autora de “Meninas Malvadas”, que inspirou o filme homônimo, Rosalin Wiseman descreve o dia-a–dia de adolescentes num período marcante: o ingresso no ensino médio. GGOME é o relato de uma adolescente que vive os conflitos comuns que fazem parte desse período transitório. A autora descreve detalhadamente o que se passa na mente de cada um desses adolescentes. Com isso, o leitor tem a possibilidade de se colocar com facilidade no lugar do personagem. Algumas situações que podem parecer bizarras tornam-se verossímeis sob o ângulo meticuloso da autora. 

O livro aborda temas importantes como: amizade, traição, bullying, diversidade cultural, entre outros. Charlie é uma personagem adorável. Seus amigos Sidney, Nidhi, Michael e Will são personagens marcantes que colaboram com o bom desenvolvimento da narrativa. Toda(o) garota(o) que, por algum motivo, se sinta diferente, seja por não fazer parte de um determinado grupo ou por não se enquadrar dentro dos padrões estabelecidos pela sociedade irá se identificar com a narrativa de Rosalind Wiseman. 

GGOME é um livro que fala direto ao público jovem. Sob a visão de Charlie, percebemos o quão é difícil o seu posicionamento. Percebemos o que certos adolescentes são capazes de fazer para serem aceitos dentro de um determinado grupo. E, que a escola pode ser um ambiente muito hostil. Entre todos os temas abordados, a amizade é um dos pontos centrais da narrativa. 

Inicialmente a história não me chamou atenção. Tive uma ideia inicial do livro que não  foi suprida, pois a passividade de Charlie era extremamente irritante. Mas com o decorrer da leitura a personagem foi ganhando minha simpatia. Os estereótipos estão presentes durante toda a narrativa e não poderia ser diferente, já que certas características são comuns em qualquer um dos perfis descritos. 

GGOME possui uma narrativa bem descontraída. A autora soube criar uma narrativa leve, mas que aborda temas complexos. Rosalind descreve com autenticidade um período muito especial na vida de cada um de nós. Com doses generosas de humor, a autora envolve o leitor com facilidade ao longo de 316 páginas. 

O livro possui uma diagramação simples. Folhas amarelas e fonte agradável facilitam a leitura. Não encontrei nenhum problema considerável de revisão. 
O final é previsível, mas vale a leitura pelo amadurecimento da personagem principal. Posso dizer que Garotos, Garotas e outros Materiais Explosivos é uma boa leitura, mas que segue os modelinhos “básicos” de outras narrativas do gênero.





FICHA TÉCNICA
Título: Garotos, Garotas e outros Materiais Explosivos
Autor(a): Rosalind Wiseman
Editora: Galera Record
Número de páginas: 320


Você também pode gostar

11 comentários

  1. Adorei a temática do enredo! Fiquei com gosto de ler! Abraços!

    http://www.ladomalucadeser.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha visto esse livro.. Confesso que de início achei a capa um pouco estranha, mas o enredo parece ser legal, mesmo com os defeitos que sempre acabam surgindo na maioria das histórias. O fato de ser algo meio, digamos, ''simples ou normal'' me deixou um pouco menos curioso.. Gostei da resenha, se um dia eu tiver oportunidade darei uma chance ao livro.

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Zilda,
    Conhecia o livro só pela sinopse através dos blogs essa é a primeira resenha que leio, me pareceu se uma ótima leitura depois daquelas mais pesada, esse com toda certeza vai pra minha listinha, adoro livros que mostram o amadurecimento dos personagens.

    Parabéns pela resenha!

    Te adoro.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  4. Oi Zilda,
    Esse livro parece abordar temas importantes de forma leve e descontraída. Tudo indica que deve ser um livro bem legal, gostei ;)
    Parabéns pela resenha, ficou ótima ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  5. Olá ótima resenha! Acho que mesmo tendo inúmeras narrativas no mesmo estilo, há sempre algo novo a aprender. Gostei dos temas abordados, valeu pela dica!
    Bjs
    http://mundoliterando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ótima resenha! Apesar de não ser um livro do gênero que curto achei bem interesse! Acho que é ideal tanto para adolescentes quanto para os pais. Leria, afinal serei mãe de adolescente daqui alguns anos!

    ResponderExcluir
  7. Eu achei essa capa linda. Eu curto livros adolescentes, acho uma ótima pedida intercalando outros mais pesados.
    Leitura leve é sempre bem-vinda pra im.
    Com certeza vou ler.

    Bjkasssss

    ResponderExcluir
  8. A capa não é das mais bonitas, mas, muito bem feita!
    O livro parece ser bem legal retratando o cotidiano da vida dos adolescentes - seja garoto ou garota.
    Curti a sua resenha.
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro, mas a capa (que não é das mais belas) me intrigou. Intrigou de forma que fiquei curioso para conhecê-lo. Gosto de livros com adolescentes e de livros com linguagem simples e esse me pareceu que é um deles pela forma com que o abordou em sua resenha. Verei mais coisas sobre ele. - Felipe (A Hora do Livro)

    ResponderExcluir
  10. Oi Zilda!
    Gosto de livros com narrativa descontraída, acabei de ler o "Não sou esse tipo de garota" e ele é assim.
    Sua resenha ficou ótima, e me deixou com vontade de ler o livro. Pensei que ele era chatinho, mas pelo visto não. rs


    BjO
    http://www.the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Zilda!
    Esse livro parece ser uma ótima leitura para jovens, já que trata de forma descontraída de situações pelas quais todos nós passamos um dia.
    Beijos... Elis Culceag. Arquivo Passional

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto