Resenha: O Futuro de Nós Dois- Jay Asher e Carolyn Mackler @galerarecord

segunda-feira, maio 20, 2013


É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos.
Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir...


O que você faria se porventura pudesse interferir no futuro com base nas suas atitudes do presente? Já imaginou conhecer um site que lhe dissesse o que vai acontecer daqui a 15 anos? Em O Futuro de Nós Dois Jay Asher constrói uma narrativa muito envolvente e divertida onde dois jovens descobrem no Facebook uma maneira de conhecer o que o futuro lhes reserva. O ano é 1996, ou seja, caso impensável visto que o maior site de relacionamentos do mundo foi lançado em fevereiro de 2004. 

Josh e Emma são vizinhos e amigos de longa data, porém a amizade entre os jovens está momentaneamente abalada. Josh ganha um cd-rom da AOL (America Online) que permitia acessar à internet através de um discador. No início da década de 1990, AOL foi uma das primeiras empresas provedoras de serviços a darem aos seus clientes, acesso a Internet fora das Universidades e da área militar, ou seja, acessar a internet de casa era algo totalmente novo naquela época. 

Para Josh o cd não teria utilidade alguma, por isso ele decide presentear sua melhor amiga. Emma recebera um computador de seu pai a pouco tempo e não tinha a menor ideia de como utilizar tal serviço. 
Após receber o cd Emma descobre na barra de favoritos uma janela com o título Facebook. O primeiro contato causa certa estranheza, pois qual seria a relevância de se compartilhar coisas tão pessoais numa rede social? Josh acredita ser uma brincadeira de mau gosto, mas Emma fica completamente envolvida com o site. A partir desse momento Emma passa a monitorar o seu futuro, o de Josh e de todos os amigos que estão presentes em sua lista de amizades. Josh acaba também se rendendo a rede social, já que o site lhe apresenta um futuro muito diferente do que ele esperava. 

O que inicialmente começa com uma simples “espiadinha” no mural transforma-se em um vício descontrolado por ambas as partes. Emma passa a viver em função das mensagens postadas no site. Caberá a Emma e Josh conduzirem suas vidas sem deixar que o futuro “revelado” pelo Facebook interfira diretamente em seus destinos. 

Quem acompanha as redes sociais sabe o quanto O Futuro de Nós Dois causou alvoroço desde a divulgação de sua capa e sinopse. E para reforçar o coro dos leitores venho confirmar o quanto esse livro merece destaque. Anteriormente Jay Asher ficou muito conhecido pela publicação do livro Os 13 porquês

A narrativa de Jay Asher flui naturalmente e o leitor se identifica desde o primeiro capítulo. Os leitores mais “maduros” irão se deliciar com as referências utilizadas por Jay para compor os personagens. A história de Emma e Josh traz um certo saudosismo àqueles que vivenciaram a década de 90. 
Provavelmente os leitores mais jovens não saberão nem o que é um discman sem que façam uma rápida pesquisa ao Google. Protetores de telas que lembravam tijolinhos ou encanamentos é algo totalmente fora da realidade.( Ah! Eu usei muito o de encanamento. Achava muito bonitinho!) Internet discada? Sim! Num passado muito remoto era assim que nos conectávamos ao mundo com direito ao chiado do barulho de um modem onde ele dizia: Bem vindo à AOL! lembrando a voz de um robô. Boas recordações!

Jay Asher descreve com muita inteligência e delicadeza um período muito importante da juventude. O que determinará a felicidade dos personagens é um dos pontos cruciais e mais emocionantes da narrativa. 

Os capítulos são alternados pelo ponto de vista dos personagens principais. Josh é um personagem encantador e apaixonante. Com seu jeito adorável ele cativa o leitor imediatamente. Emma é um tanto volúvel. Sempre trocando de namorados, ela não mantém um relacionamento sério com ninguém. Os personagens secundários também colaboram para o bom desenvolvimento da narrativa. Kellan e Tyson são amigos em comum de Josh e Emma. Ambos frequentam a mesma escola e compartilham de uma bela amizade. Kellan e Emma são amigas inseparáveis, assim como Josh e Tyler. 

Como é de se esperar o livro possui uma narrativa leve e fluída já que a abordagem de Jay é direcionada ao público jovem. O Futuro de Nós Dois contempla duas gerações que viveram diferentes experiências: aqueles que tiveram seu primeiro contato com o desktop que rodava um Windows 95, por exemplo. Que dependiam exclusivamente de provedores como AOL para obter um simples e mail. 
Do outro lado estão os usuários que já nasceram dependentes da tecnologia. Orkut é coisa do passado, o Facebook é a representação de uma geração totalmente conectada, que sente a necessidade de compartilhar absolutamente tudo. Por isso, a leitura de O Futuro de Nós Dois vai além da capa bonitinha e atraente. O livro expõe intrinsecamente a importância dos relacionamentos na era digital. Até que ponto as pessoas estão dispostas a ceder para conhecer o outro verdadeiramente. 

A história de Josh e Emma conduz o leitor ao questionamento sobre o real valor das coisas. O presente momento é o que temos de mais valioso, já que o passado não pode ser alterado assim como o futuro é totalmente incerto. Vamos descobrindo juntamente com Josh e Emma que somos os únicos responsáveis pelos caminhos que traçamos. 

A diagramação é outro positivo do livro. No início dos capítulos encontramos o símbolo :// que identifica quem irá narrar o determinado capítulo. Ex: 1://Emma. 2://JoshNota-se, que a história de Emma e Josh começa a ser contada no domingo e termina na sexta-feira, ou seja, são apenas cinco dias em que a vida dos personagens sofrerão tantas mudanças. Ao longo de 384 páginas somos envolvidos por uma narrativa simples e cativante. Os capítulos são curtos possibilitando que a leitura seja rápida e prazerosa. 

Recomendo a leitura aos leitores de todas as idades e gerações. O Futuro de Nós Dois é um livro extremamente doce e sensível. Não se apaixonar pela narrativa de Jay Asher é praticamente impossível. Estejam preparados para uma viagem emocionante ao passado de objetos e lembranças tão singelas. E ao futuro, que na verdade já faz parte do nosso presente. Leitura recomendadíssima! Aproveitando o ensejo, não esqueçam de curtir a página da Cachola Literária.




FICHA TÉCNICA
Título: O Futuro de Nós Dois
Autor: Jay Asher e Carolyn Mackler
Editora: Galera Record
Páginas: 384
Lançamento: Maio/2013

Adicione no Skoob


Você também pode gostar

23 comentários

  1. Eu preciso ler esse livro,achei o kit enviado pela editora lindo,e agora lendo a resenha imagino que deve mesmo ser difícil não se apaixonar!!!

    Sua resenha me conquistou,vai para a lista de desejados!!!

    bjss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu preciso desse livro. Desde o primeiro momento que me deparei com a sinopse fiquei interessada, mas a sua resenha de certa forma me pareceu tão apaixonada que fica ainda maior a vontade de ler a obra.

    Até porque além do próprio livro em si, acabei curiosa pra conhecer a narrativa do autor...

    Beijos,
    Gabi - Vida de Bookaholic

    ResponderExcluir
  3. Oi Zilda, uma resenha ótima. Eu recebi este livro ontem e espero conseguir ler e resenhar em breve. Fiquei bastante curiosa ao ler a sinopse, e lendo sua resenha só fiquei mais ansiosa pela leitura.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Zilda,
    Que ótima resenha, gostei de saber que o livro é doce e sensível, quero ler ;)

    ps: tem resenha lá no escuta essa
    http://escutaessa.blogspot.com.br/2013/05/resenhauma-questao-de-confianca-de.html

    Renata
    Escuta Essa | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  5. Já estou indicando esse livro para minha turma de Informática aplicada. Estamos trabalhando com a mudança de Web para Web 2.0- que é mais voltada para as redes sociais e tals.

    Valeu a dica!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Menina, eu não imaginava que este livro seria tão bom. Sinceramente eu não me agradei muito com a sinopse, mas a resenha me convenceu. Vou ler este livro com toda a certeza.
    Adorei, incrível.
    Achei que fosse mais bobinho, só que não é.

    PERFEITO.

    Bjkas

    ResponderExcluir
  7. Achei sensacional a história, me deixou louca pra ler. Vou adicionar a minha lista do Skoob, porque se eu depender da minha memória defasada, vou esquecer o nome do livro^^
    Ótima resenha, adorei!
    http://estoriasdacarter.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Zilda que ótima resenha! Adorei a abordagem desse livro! A capa é muito fofa! Parace que é um livro sensível e doce mesmo! Gostei muito da resenha e esse vou querer ler!

    ResponderExcluir
  9. Oi amiga!
    Pela sua resenha o livro parece ser ótimo e envolvente.
    Também gostei dessa capa, ela chama bastante atenção.
    Ameii sua resenha.

    Tem resenha lá no blog.
    Beijinhos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Que legal adorei a história !!!! Entrou para a lista dos meus desejados!!

    Beijos

    Andressa
    http://livrosechocolatequente.blogspot.com.br/









    ResponderExcluir
  11. Oi Zilda
    ótima resenha, fiquei encantada e adorei saber que a narrativa é rápida e envolvente..

    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/2013/05/lancamento-adeus-facebook.html

    ResponderExcluir
  12. Que delicia de resenha!! Adoro novidades, pela sua apresentação devo concluir que o livro será bem vindo a minha estante. rsrs
    Adorei!
    Bjos
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  13. Oi,

    já tinha visto esse livro por aí e por mais que tenha gostado da capa, nunca tinha parado nem para ler a sinopse. Entretanto, depois da sua resenha, fiquei louca para lê-lo! A trama parece muito inovadora, imagina você espiar seu futuro através do Facebook?! Os 13 porquês é outro livro que tenho vontade de ler e ao saber que esse é da mesma autora, minha vontade ficou maior ainda! Parabéns pela resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oie....meus deus.,...precisooooo desse livro, preciso lê-lo....depois de ler cada palavra da sua resenha, seria impossível não desejar tê-lo e Lê-lo.
    Super, hiper, mega curiosa com o enredo e as situações que irão ocorrer nessa história.

    Beijoaks elis
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie Zilda
    ótima resenha. Eu não dava muita coisa pelo livro, mas queria ter apenas pela capa fofinha rs
    bom saber que a leitura vale a pena.
    bjo

    ResponderExcluir
  16. Oiee amiga...
    AHHH TEREI DE LER ESTE LIVRO
    certamente eu me lembro do encanamento e dos tijolinhos, e tambem das muitas madrugadas na internet discada, pois o telefone ocupava e de madrugada era mais barato...haha, entrava nos chats do terra... bah, cruel!!!kkkkkk
    Adorei sua resenha, acho a ideia da trama muito boa, e se você diz, eu confio no rendimento...hehe
    Vou ler...

    Beijão..

    TeLa
    Penseira Literária

    ResponderExcluir
  17. Espero que tenha se identificado muito mesmo com o livro, ainda mais para uma pessoa tão viciada em rede social, que coisa feia Zilda! Rum! kkkkk, Olha quem fala.

    Bom, eu curti o livro através da sua resenha, mas não sei se eu compraria o livro, mesmo tendo toda essa história deles por trás, eu sairia em dúvida. Mas gostei muito da ideia de fundo sobre o real valor das coisas.
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/
    Beijão <3

    ResponderExcluir
  18. Oi Zilda!
    Recebi o kit da editora ontem, mas como tenho outros livros na frente, só vou ler mês que vem mesmo. Mas estou louca para ler!
    Só não sei se vou aguentar até lá, agora que li sua resenha! Haha

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá Zilda,

    Mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, achei bem interessante a sinopse e pela sua resenha irei gostar do livro...boa dica....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Zilda!
    É a primeira resenha que leio desse livro e fiquei apaixonada. Enredo original, proposta super atual, narrativa fluída e uma mensagem a ser transmitida me parecem ótimas razões para ler o livro. Sem falar que vivi intensamente os anos 90 hehe!!
    Ótima resenha, beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  21. Zilda, que resenha linda!
    Fiquei com uma super vontade de ler.
    Me lembro da época da internet discada, adorava aquele barulhinho. hahaha
    Bjs.

    http://pensamentos-em-in-stantes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. que legal, adorei a história, e quero muito ler, já foi para os livros desejados... adorei sua resenha, e a capa achei linda!!! bjs

    ResponderExcluir
  23. Sabe que eu tava aqui lendo a resenha e pensando: gente, como que nunca li nenhum livro desse tipo? Eu sou uma que pegou a época da net discada, dos disquetes, e do tempo que internet não era tudo na vida dos jovens. Gostei muito dos pontos que tu expôs e com certeza ele vai entrar na minha lista de leituras depois dessa ótima resenha õ/

    Beijocas ;* | http://agarotadalivrariia.blogspot.com.br/
    @pirulitolimao

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto