Resenha: A Falsa Princesa, de Eilis O'Neal @FarolLiterario

segunda-feira, junho 10, 2013


Princesa e herdeira do trono de Thorvaldor, Nalia leva uma vida privilegiada na Corte. Mas, logo após seu aniversário de dezesseis anos, ela descobre que é uma falsa princesa e que foi colocada no lugar da verdadeira para protegê-la.
Obrigada a deixar o palácio com pouco mais do que suas roupas, a garota, agora chamada de Sinda, terá de abandonar a cidade, seu melhor amigo, Kiernan, e a única vida que ela conhecia. 
Enviada para viver com a tia no interior, Sinda não se mostra capaz de executar nem a mais simples tarefa. Mas, para sua surpresa, ela descobre que uma intensa e perigosa magia corre por suas veias, e que ela jamais será apenas uma humilde camponesa. Sinda retorna à cidade em busca de respostas. Reencontra o garoto que se recusou a abandoná-la e desvenda segredos que podem mudar a história de Thorvaldor para sempre. 
Com uma trama surpreendente e uma aventura de tirar o fôlego, A falsa princesa é um grande romance de fantasia e uma história que encantará os leitores.


Fabuloso. Magnífico. Surpreendente. Como descrever a excelência de um livro sem ser redundante? Difícil tarefa quando nos referimos ao livro A Falsa Princesa, primeiro romance da autora Eilis O’Neal. 

Gerente editorial da revista de literatura Nimrod International Journal, Eilis demonstra que a fantasia corre em suas veias. O livro foi nomeado pela YALSA (Young Adult Library Services Association) uma associação composta por várias bibliotecas para jovens leitores dos Estados Unidos sendo premiado como Top Teen para adolescentes no ano de 2011. Ou seja, há de se esperar que o livro faça jus a tal premiação. Com um enredo original, Eilis soube inserir elementos característicos do gênero que determinam seu bom desenvolvimento.

Confesso que não criei expectativas em relação à leitura e, isso até certo ponto não é ruim, pois ao iniciar a leitura podemos ser surpreendidos a qualquer momento. E foi exatamente isso que aconteceu.

Narrado em 1ª pessoa, o livro conta a história de Nalia, princesa e herdeira do trono de Thorvaldor. Ao completar 16 anos, Nalia descobre que fora enganada durante todo esse tempo. Ocupara o lugar da verdadeira princesa a fim de protegê-la após uma profecia do oráculo de Isidros. O oráculo profetizara que ao completar seu 16º aniversário Nalia seria morta. Sendo assim, os reis e seus conselheiros decidem trocar a verdadeira princesa por uma simples plebeia. Após a revelação de sua verdadeira identidade Sinda Azaway  é obrigada a sair do reino para que a verdadeira Nalia pudesse ocupar o trono. Longe do reino Sinda não consegue se adaptar a nova vida. Além do choque inicial, Sinda pressente que algo está prestes a explodir; uma força incontrolável a domina. 

Sinda era uma jovem muito introspectiva. Destacava-se por sua inteligência e por ser muito desastrada. Sinda não era uma jovem de muitos amigos, mas tinha em Kiernan, futuro Conde de Rithia, seu único e melhor amigo.

Nunca fui muito como uma princesa, pensei. Sempre fui muito tímida, muito desajeitada, muito desprovida de verniz social. Mais confortável na biblioteca do que em um banquete, muito propensa a tropeçar ao descer uma escada ou bater com a canela ao me levantar de uma cadeira. Meu cabelo está sempre desarrumado, meus olhos e meus dedos estão sempre cobertos de tinta. Uma verdadeira princesa não seria assim. Eu devia saber. Devia ter imaginado." (pág.30)

Sentindo-se completamente desamparada Sinda é enviada para a cidade de Treb para viver ao lado de sua única parente viva: tia Varil. Designada a viver como uma simples tintureira na companhia da tia , Sinda enfrentará muitos desafios para encontrar um novo sentido para sua vida e descobrirá segredos que afetarão o futuro do reino. Numa trama que envolve muito mistério, Sinda colocará sua própria vida em risco para desmembrar um esquema de corrupção que definirá o futuro do reino de Thorvaldor. 

O começo do livro é um pouco lento, mas aos poucos vamos descobrindo os mistérios que envolvem a vida de Sinda. Até o terceiro capítulo a personagem principal não empolga. Apática e conformista ao extremo chega a se tornar irritante. A autora opta por um ritmo mais pausado para descrever os conflitos internos da personagem. E por isso, vai traçando paulatinamente o seu amadurecimento. Até porque não seria de uma hora para outra que uma pessoa que imagina ser uma princesa se habituaria facilmente a uma simples vida como plebeia.
Apesar da pouca idade a personagem surpreende com suas atitudes. Ao iniciar a apresentação dos personagens a autora lança mão de um mistério para ser desmembrado ao longo da narrativa, porém ele é pouco explorado e com isso, a tensão acompanha o leitor até o seu desfecho. 

Como todo livro New Adult, A Falsa Princesa destaca-se por conter personagens fortes e que enfrentam situações adversas que afetam diretamente suas vidas. Nesse caso, a autora discorre sobre outros assuntos que colaboram para que a narrativa ganhe mais peso, como: a sede pelo poder, a corrupção, o favorecimento entre os que são mais abastados e fazem parte de famílias nobres, a dificuldade que jovens pobres encontravam para se qualificar, entre outros. E não menos importante o romance tem o seu espaço. Aqui, ele não é o foco principal. Contudo, os leitores mais afoitos irão se identificar com a abordagem e se derreterão diante de diálogos apaixonados.

A escrita de Eilis é muito agradável. Dessa forma, é possível que o leitor leia o livro em poucas horas. A diagramação e a fonte utilizada para iniciar os capítulos dão um ar de beleza e sofisticação ao livro. A capa é belíssima e condiz perfeitamente com o conteúdo apresentado. 

Apesar de previsível, o final do livro é fascinante. Eilis O’Neal nos presenteia com uma história que tinha tudo para ser mais uma história de fantasia, mas se assim o fosse A Falsa Princesa não ocuparia a posição de destaque internacional.

Recomendo a leitura a todos que apreciem boas histórias repletas de magia e reviravoltas surpreendentes. Favorito e superindicado.




FICHA TÉCNICA
Título: A Falsa Princesa
Autor(a): Eilis O'Neal
Editora: Farol Literário
Número de Páginas: 408
ISBN: 9788562525742
1ª edição - 2013



Você também pode gostar

54 comentários

  1. Zilda, li muito rápida a resenha, parecia que estava lendo o livro, imagina, essa minha cabeça de exageros.
    Quem sabe eu posso ser uma verdadeira princesa, não custa nada sonhar, meu trono deve está me esperando por aí, em algum lugar desse imenso mundo.
    Vi ele no insta e achei lindo, olha que vi apenas a lombada, e depois de degustas um pouquinho do que é a história, fiquei ainda mais que curiosa.

    Beijinhos.
    Eu que estou com saudade, ZILDA SUMIDA.

    ResponderExcluir
  2. Eeeeeeeeeei parece emocionante *-* Curti, curti, nunca nem tinha visto este livro!!!!

    Bjs,

    Raquel
    www.pipocamusical.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Amiga!
    Ainda hj eu havia visto este livro e já tinha ficado interessada, agora com sua resenha aumentou minha curiosidade.
    Ai, adoro livros com este tema, com princesas e tals. Quero muito ler este livro.

    Passa lá no blog amiga!!

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  4. Adoro livros que contenham princesas que lutam pelo que é certo e adorei a resenha o livro entrou para minha lista de desejados com certeza.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  5. Conheci este livro ontem em um evento aqui em SP. Fiquei encantada com a capa, porém precisava ler uma resenha né?!!
    Adoreiiii, fofo, meigo e gostoso, foi isso que senti!!
    Perfeitão! rs

    Bjkassssss

    ResponderExcluir
  6. Nossa que esse livro parece ser a minha cara... Adorei! Gostei demais da resenha! Acho que vou ter de ler! hehehehe Esses New Adults estão encantando... E quando você falou em diálogos apaixonados meus olhos cresceram! hahahaha Para listinha de compras!

    ResponderExcluir
  7. Oi Zilda, adorei a sua resenha o livro parece ser ótimo, já estou querendo ler. Ele me lembra algum filme que não me recordo do nome, não li a obra mas acho que ele seja único e longe de qualquer clichê. Eu te juro que pela capa e pela sinopse, não percebi que ele é New Adult, me surpreendi ao ler este detalhe na resenha.

    Bjs, http://likelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi,

    já tinha visto esse livro por aí e, depois da sua resenha, fiquei louca para lê-lo! A história parece muito boa. A capa não é tão legal, mas combina com a trama. Ótima resenha, parabéns!


    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu ouvi falar desse livro *-* e já me deu coisas para tê-lo em minhas mãos.

    Vou ler com certeza!

    Mas antes...
    Lembra-se do blog "Biblioteca da Olly"?
    Pois é, o blogger me trollou e tive que montar outro blog...

    Seria um prazer tê-la como seguidora ^^

    Beijos!

    http://lendocomaolly.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu fiquei imaginando os personagens e o ambiente criado pela autora ao ler sua resenha,adoro magia e esse livro com toda certeza vai me agradar.

    Não conhecia e adorei a dica!!

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia esse livro!
    Simplesmente adorei!
    Quero ler!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da sua resenha Zilda, deu para ver o quanto você gostou da história, porque quando não gosta você fala mesmo, e isso é legal. Não tenho interesse em conhecer a história, mas indicaria para alguém, o tema é interessante para muitas pessoas e o mais legal é o fato de que o enredo flui rapidamente.

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  13. Vi que você postou que iria ler este livro e colocou uma foto no Insta.
    De cara eu gostei da capa *-* Muito foda!!
    A história me chamou atenção mais ainda.
    Amei a resenha.
    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Oi, Zilda :)
    Adorei a resenha e adoro livros mesmo que previsiveis, agradem na leitura. Eu comecei achando uma mistura de conto de fada, que aos dezesseis anos algo ocorre. Ai dps mudou com a troca da princesa por plebeia hehe
    Gostei da proposta do livro, mas não achei que seria um YA. na verdade to meio por fora do que é um YA e o que o caracteriza. Vou pesquisar.
    Beijos
    Descobrindo Livros

    ResponderExcluir
  15. Adoro livros assim e a história parece ser excelente! Muito curiosa para ler e depois dessa resenha... Acho que não vou aguentar muito tempo, não! rsrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá, Zilda!
    Adorei o livro! Que história, hein. Parece bem legal e sua resenha me deixou suuper curiosa e na vontade. hahaha

    Bjs.
    http://pensamentos-em-in-stantes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Zilda,

    Gostei da sinopse e da capa...não conhecia o livro e sua resenha me deixou curioso....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Zilda, eu gostei demais da sua resenha. Viajei nela e quase me senti na história. É sempre muito bom, quando um livro consegue nos surpreender, ainda mais quando é de uma maneira positiva. Já entrou para a minha lista. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Zi
    Que demais a sua resenha, deu vontade de ler o livro agora... mas eu não tenho ele :/
    Vou adicionar ele agora mesmo na minha lista de desejados.
    Parabéns pela resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  20. Adoro demais esse tipo de histórias e quero muito ler e saber o que vai acontecer com Sinda. Suas resenhas além de completas são excelentes e esta faz um convite a leitura.

    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  21. Confesso que gosto muito dessas histórias de época, reinos e mistérios. Me chamou muito atenção a história, apesar de que você descreve de imediato que a personagem é um pouco irritante. Mas se a história, o desenrolar for incrível, quero muito ler e ganhar esse livro. Bjs

    ResponderExcluir
  22. Primeiramente acho que compraria esse livro pela capa: bonita, misteriosa e bonita mesmo [eu gostei!]
    Segundo achei o enredo bem interessante e empolgante. Quando li pela primeira vez a sinopse desse livro eu já tinha pensado que era do tipo que gosto de ler.
    A sua resenha me convenceu de que não só iria gostar de ler, como devo ler e que preciso ter um exemplar do livro. É a primeira resenha que leio do livro e, Zilda, eu ameih. Você me convenceu de que esta leitura vale a pena.

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  23. Adoro livros narrados em primeira pessoa. Prendem muito mais a minha atenção, até mesmo pelo fato de conseguirmos nos colocar bem no lugar do personagem. Estou louca para lê-lo agora. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  24. Eu já tinha lido uma outra resenha sobre esse livro e tinha gostado muito. Agora então, nem se fala. Estou amando o texto e quero ler mais.

    ResponderExcluir
  25. Lembra a história da bela adormecida, mas com muito mais emoção, adorei.

    ResponderExcluir
  26. Assim que vi a capa desse livro já me senti super atraida por ele, ao ler o mote pronto, to fisgada.
    Preciso ter/ler esse livro.
    Sua resenha passa a impressão de que você curtiu bastante, adoro livros com reviravoltas.
    Ta na lista de desejos.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  27. Pelo que eu li a resenha desse livro interessante.

    ResponderExcluir
  28. Nossa amei sua resenha, to super empolgada para ler agora *-*

    ResponderExcluir
  29. Nossa, deve ser horrível saber que a vida que você viveu não é verdadeira!

    ResponderExcluir
  30. Adorei a resenha ... quero muito ler o livro ainda bem que fez promoção dele !!

    Oba !

    Beijos

    Andressa
    http://www.livrosechocolatequente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Apesar da bela capa e do gênero que me atrai não me interessei pelo livro!
    Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Gostei bastante da sinopse!
    Mesmo o começo sendo lento, acho que isso não iria atrapalhar a leitura, já que isso é justificável e depois acompanhamos o desenvolvimento do romance e etc.

    ResponderExcluir
  33. Nossa, fiquei muito curioso e agora preciso desse livro :O A Falsa princesa parece ser um livro que irei amar D: Eu achando que a historia seria rodeada sobre o fato dela ser falsa princesa e cair em decadencia na classe social, mas não é só isso!!!! Entrou algo que amo nessa historia! A MAGIA! Nossa, super foda! Quero ler demais!

    ResponderExcluir
  34. Uuiiiii gostei da historia já tinha visto esse livro
    to no ramo das princesas, esse livro tem umas semelhanças com o livro "simplesmente ana" gosteii muitoo também e acho que vou ama esse !!
    *-* bjs

    ResponderExcluir
  35. Zilda!!!!
    Adorei a resenha!
    Livro parece estar recheado de fantasia, romance e mistério, encantamento, suspiros e surpresas!
    Quero muito ler essa delícia de conto de fadas! Leva jeito p/a ser muito fofo e dinâmico. Resenha me fez desejar que esse seja um daqueles livros que viram série ao invés de ser um filho único.
    Bjus

    ResponderExcluir
  36. Se me lembro bem, vi esse livro a pouco tempo mas não sei porque não dei muita atenção a ele. Agora lendo a pela sinopse e sua resenha, muito bem escrita por sinal, percebi meu erro e esse livro com certeza vai para minha lista de desejados. Você me deixou muito ansiosa e curiosa para saber o que vai acontecer com Sinda, como ela vai lidar com essa reviravolta em sua vida e também saber quais são os mistérios e conspirações por trás dessa história. Espero realmente poder ler "A Falsa Princesa" o mais breve possivel!

    ResponderExcluir
  37. Esse é um livro que eu realmente quero ler! Parece ser emocionante e ter uma história que prende o leitor até o fim!
    Parabéns pelo blog, adorei!

    ResponderExcluir
  38. Eu li o primeiro capitulo desse livro , e confesso que chorei um pouquinho , fiquei chocada , eu to começando a ler o resto do livro , e bom espero que ela me surpreenda com suas atitudes como todo tipo de princesa que eu li em todos esses anos , e não foram poucos , se bem que ela não é uma ....
    Eu estou adorando ler este livro , e recomendo também :)))

    ResponderExcluir
  39. Nem conhecia esse livro, mais pela resenha e a sinopse me deixou muito curiosa para realizar essa leitura, parece ser um livro muito interessante.

    ResponderExcluir
  40. Parece ser ótimo. Fiquei curiosa, quero ler este livro. Para isto, preciso ganhar a promoção...

    ResponderExcluir
  41. Eu degustei o primeiro capítulo desse livro e achei muito bom. Sua resenha está divina, muito boa, só tá me matando ainda mais de ansiedade e vontade quanto a ler esse livro. Parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  42. Nossa tenho que dizer que a vontade de ler esse livro está me matando, me parece ser muito muito muito bom! A premissa tem tudo que eu gosto, sahusahsa
    Beijos e sucesso com o blog! Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  43. Me interessei por "A Falsa Princesa" por dois motivos meio superficiais: a capa e por ser NA. Mas depois da resenha fiquei com mais vontade ainda. Não me importo se o começo é meio lento (para quem lê a série HON, acho que "A Falsa Princesa" não é tão chato assim. Estou super animada para acompanhar a história da Sinda.

    ResponderExcluir
  44. Fiquei muito interessada nessa história, pelas dificuldades que nossa 'princesa' vai enfrentar, mesmo perdendo seu posto e passando situações difíceis. Quero ver como dará a volta por cima. Faz muito tempo que não leio uma boa história e princesa.

    ResponderExcluir
  45. Fazia tempo que queria ler esse livro e sua resenha só me deixou mais interessada ainda! Parece ser realmente encantador.

    ResponderExcluir
  46. Tem romance? Vejo que a menina sofre demais! rs

    Se pelo menos tiver um romance gostoso para aliviar o sofrimento! hahahaha!

    Beijos


    Gláucia - booklover.com.br

    ResponderExcluir
  47. Primeiro, achei a capa linda!!
    Adoro histórias do tipo e imagino que essa deve ser fofa, daquelas que a gente fica torcendo, sofrendo e vibrando com o personagem no desenrolar da história *-*

    ResponderExcluir
  48. SEGUIDORA: ANDRESSA NUNES

    Resenha bem elaborada, nos dando uma bela ideia da historia, despertando o interesse dos leitores

    ResponderExcluir
  49. Apesar de eu já gostar de leituras deste tipo sua resenha me fez ficar com ainda mais vontade de ler !!

    ResponderExcluir
  50. Fiquei com muitíssima vontade de ler agora!

    Afinal se ele já foi premiado e ganhou uma resenha desse estilo, deve valer a pena.

    Espero também me surpreender com a historia dessas "princesas"!

    ;)

    ResponderExcluir
  51. wooouw! Apesar de ter gostado bastante do titulo do livro, não estava esperando grandes coisas...mas depois dos seus comentários fiquei suuuper empolgada em ler.

    ResponderExcluir
  52. Geeeeeente, que linda essa capa. Maravilhosa, 100%, assim como o livro é. Gostei da resenha e da sinopse. Demais, principalmente por essa autora. Já ouvi falar super bem dela.

    ResponderExcluir
  53. nossa, eu me apaixonei pela capa, vi a promoção e logo quis vir aqui ver a resenha, e agora que estou mais apaixonada ainda. amo essas histórias de época, com reinos e mistério. nem comecei a ler e já estou curiosa por qual é o segredo HAUSHUAHSUAHSUASH eu preciso leeeeeer

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto