Bienal do Rio divulga programação

terça-feira, agosto 06, 2013

O Rio se prepara para sediar mais uma Bienal Internacional do Livro, este ano na sua 16ª edição. A programação foi divulgada hoje (06/08) na cidade anfitriã, e reúne de autores de best-sellers internacionais a discussões sobre arte, além de programações voltadas aos públicos feminino, jovem e futebolístico.


Um dos destaques da Bienal é a participação de autores estrangeiros de sucesso no Brasil e exterior. Matthew Quick, por exemplo, falará no sábado, 31/08, às 14h, sobre as “Novas definições de leitor: o jovem, o jovem adulto, o adulto”, junto com Flavio Carneiro e Socorro Acioli. No mesmo dia, Cheryl Strayed estará às 18h30 na mesa “Viagem, liberdade, revelação”. No domingo é vez de Allan Percy participar de uma “mesa de autoajuda”, às 15h30, chamada “A felicidade num minuto: como transformar sabedoria em bem de uso imediato”. Esses são alguns dos destaques da programação do Café Literário, que contou com a curadoria de Ítalo Moriconi.

Mas não só de autores estrangeiros de “megasellers” é feita a programação. O jovem Nuno Carmaneiro, revelação da literatura portuguesa, fala no dia 29/08, às 17h, e o moçambicano Mia Couto no domingo, 31/08, também às 17h.

O país homenageado do ano, Alemanha, contribuiu em peso também com a programação do Café Literário. O poeta Bas Böttcher, a editora Kathrin Passig, os ilustradores Axel Scheffler e Ole Könnecke e a jovem escritora Olga Grjasnowa, entre outros, dão o toque germânico ao Café.

Na programação do Mulher e Ponto, dedicada ao público feminino, há um peso bem maior em assuntos como dieta, beleza, a “arte de envelhecer” e “gestão de qualidade de vida”. A literatura é representada na programação pela mesa “Para Lygia com amor: uma leitura afetiva da obra de Lygia Fagundes Telles”, no sábado, 07/09, que terá participação de Regina Braga e Rosiska Darcy. E, como não poderia faltar, a trilogia erótica 50 tons de cinza será tema de uma mesa também, com Marcelo Rubens Paiva e Regina Navarro Lins, no dia 31/08, às 17h, mediada por Monica Martelli. No mesmo dia, às 19h30, a mesa “Vozes femininas do outro lado do Atlântico: o que elas nos contam sobre as culturas africanas e suas proximidades com o Brasil”, reúne Mia Couto e Paulo Lins, com mediação de Flávia Oliveira.

A programação jovem do #acampamento é uma das mais diversas, e traz desde um deputado, para discutir o Marco Civil da Internet, passando pela participação do coletivo de comédia Porta dos Fundos à literatura fantástica e Raphael Draccon. Por último, o Placar Literário reúne nomes do mundo do futebol como Juca Kfouri e José Trajano, jovens escritores e nomes renomados como Ruy Castro.

A Bienal acontece entres os dias 29 de agosto e 8 de setembro, no espaço RioCentro. O valor do ingresso é R$ 14,00 (meia-entrada é R$ 7,00)

E tem muito mais gente interessante que vai deixar os leitores ensandecidos. Quem está louco para ver Nicholas Sparks? Sylvia Day? 
É isso aí,pessoal. Contagem regressiva...


Você também pode gostar

6 comentários

  1. Oba!! Adorei e quero saber de td da Bienal..
    Vou estar lá ^^

    beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Essa edição da Bienal vai bombar!
    pena que eu não vou estar lá :(

    beijos

    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu vou conseguir ir ver a Sylvia Day, antes tenho que ler o livro dela, e tenho que fazer isso imediatamente!
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu vou com certeza *-* moro no rio fui em 2011 e vou esse ano.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Com certeza não irei nessa , hahaha .
    Moro muito longe , infelizmente :(
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Zilda, ahhh Rio é tão longe para mim, mas quem for que aproveite bastante eu já estou ansiosa pela Bienal do ano que vem em S.P.

    BjOs!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto