|Resenha| Perdida - Carina Rissi @Verus_Editora

sexta-feira, setembro 27, 2013


Sofia vive em uma metrópole e está acostumada com a modernidade e as facilidades que ela traz. Ela é independente e tem pavor à mera menção da palavra casamento.
Os únicos romances em sua vida são aqueles que os livros proporcionam. Após comprar um celular novo, algo misterioso acontece e Sofia descobre que está perdida no século dezenove, sem ter ideia de como voltar para casa – ou se isso sequer é possível. Enquanto tenta desesperadamente encontrar um meio de retornar ao tempo presente, ela é acolhida pela família Clarke. Com a ajuda do prestativo – e lindo – Ian Clarke, Sofia embarca numa busca frenética e acaba encontrando pistas que talvez possam ajudá-la a resolver esse mistério e voltar para sua tão amada vida moderna. O que ela não sabia era que seu coração tinha outros planos... 


Fazia tempo que desejava ler Perdida, mas fui postergando este momento o quanto pude. Conheci o trabalho da autora Carina Rissi através do seu segundo livro, Procura-se um marido, também publicado pela editora Verus (confira a resenha aqui).
Após a leitura de Procura-se um marido não tive mais dúvidas. Assim que a editora Verus anunciou a segunda edição do livro fiquei completamente enlouquecida. Quem conhece o trabalho da Crina sabe do que estou falando e entende o motivo de tanta euforia. E, quem ainda não o conhece pode ir se preparando para se apaixonar "perdidamente" pela autora.

É estranho falar do trabalho da Carina meio que de trás pra frente, já que Perdida foi seu primeiro livro. Meu parâmetro até então era unicamente em cima de Procura-se um marido, mas tentarei fazer um panorama evolutivo em relação aos seus trabalhos, pois seria um desperdício não elucidar seu crescimento.

Considero Carina Rissi a versão feminina de Nicholas Sparks. Nunca vi uma pessoa escrever um livro como se fosse um roteiro de cinema. É sério! Carina possui um talento inigualável e indiscutível. Seus personagens são extremamente cativantes e envolventes, assim como toda sua narrativa. Perdida é uma leitura tão viciante que é praticamente impossível largá-lo sem antes terminá-lo e quando o fim da leitura se aproxima temos vontade de abandonar a leitura somente para adiar este momento tão traumático.

Confesso que não sou adepta dos contos de fadas. Não costumo embarcar muito na história da mocinha frágil e injustiçada que busca encontrar seu príncipe encantado. Acho tudo demasiadamente chato. Minha experiência com Perdida foi uma das poucas que tiveram sucesso.Também pudera, estamos falando de nada mais nada menos do que a diva Carina Rissi, aquela que rompe com todas as barreiras dos estereótipos sentimentalóides

Sofia é uma jovem de 24 anos totalmente independente e que não leva desaforo pra casa. Sofia não tem a vida que sempre sonhara, já que trabalha num escritório e se formara em administração. Sua vida não saíra como planejara desde a morte de seus pais quando fora obrigada a se virar sozinha. Graças a sua amiga inseparável Nina, Sofia suportara todos os obstáculos que a vida lhe impusera. Mas o problema de Sofia vai muito além do trabalho indesejado e mal remunerado. Sofia nunca se apaixonara de verdade por ninguém. Sempre se achara muito auto-suficiente e nunca permitira se envolver com ninguém de verdade. Sofia é uma jovem extremamente high tech e nunca se imaginou vivendo sem o conforto e a facilidade proporcionada pela tecnologia. 

Imagina o caos que seria uma pessoa como Sofia que não consegue viver sem seu smartphone e que depende exclusivamente de refeições congeladas preparadas num microondas transportar-se para o século XIX? Sim. O pior pode acontecer! Uma estranha surge na vida de Sofia e lhe vende um celular já que o seu antigo caiu numa privada após alguns drinkes num barzinho quando acompanhava sua amiga Nina e seu namorado Rafa.

Essa história de viagem no tempo já é um pouco manjada, mas até o momento nunca imaginei que alguém pudesse viajar no tempo através de um celular. Carina Rissi inovou e provou que certas histórias sempre podem ser reinventadas. É óbvio que para isso alguns elementos têm que acompanhar certa transformação. Sendo assim, eis que surge nada mais nada menos que Ian Clarke – o príncipe encantado que toda mulher gostaria de encontrar. Sim! Ian é perfeito! Gentil, carinhoso, educado, prestativo, encantador, inteligente e muito, muito gostoso! *momento rompante de uma leitora completamente apaixonada

Sofia tem seus valores muito deturpados e, isso se deve a uma vida extremamente fútil. Seus costumes, a maneira de se vestir, comer e falar, tudo será colocado à prova quando sua jornada for iniciada no século XIX. O encontro do casal é um dos momentos mais inusitados do livro e como é de se esperar certos conflitos surgem para dar aquela apimentada necessária à história.

“Sofia, vou fazê-la entender o que reluta tanto em aceitar”. Eu gemi baixinho, porque, se ele iria se esforçar ainda mais... Eu realmente estaria perdida. Sem trocadilhos."

Uma das coisas que mais aprecio na escrita da autora é sua facilidade em cativar o leitor. Sua escrita é de fácil compreensão, a construção dos diálogos são intensos e perfeitamente palpáveis, fora toda sua dedicação em construir uma história que seja fiel a uma determinada época. 
A trama de Perdida se passa no ano de 1830, ou seja, todas as características presentes da época são retratadas por ela. Os costumes, as vestimentas, a cultura em geral são descritas com detalhes minuciosos proporcionando o leitor momentos únicos. Os fãs enlouquecidos por Jane Austen também tem um bom motivo para comemorar e se refestelar, já que a autora figura como a preferida da personagem principal e que sempre que possível cita suas obras ao longo da narrativa.

Foi praticamente impossível não comparar o perfil traçado dos personagens Sofia e Ian, de Perdida com Max e Alicia, de Procura-se um marido. É engraçado notar algumas semelhanças que aparentemente podem passar despercebidas, mas que aos olhos atentos serão notados e lembrados assim que o leitor confrontá-las. 
Carina Rissi segue uma linha de raciocínio muito parecida em ambos seus romances. Suas mocinhas são sempre muito determinadas e fogem dos moldes pré-estabelecidos na maioria dos romances “água com açúcar”. Aliás, os romances de Carina não se enquadram nesta categoria,que isso fique bem claro. No caso de Perdida, apesar do enredo ser algo praticamente surreal é possível delinearmos alguma verossimilhança. Tirando o fato da mocinha se tele transportar para o século XIX através de um celular, todos os demais elementos que compõem a narrativa podem ser facilmente assimilados. 

Além de Sofia e Ian, outros personagens também colaboram para o bom desenvolvimento da narrativa. Elisa, a irmã de Ian, Teodora, a vizinha e amiga da família de Ian, Madalena, a criada, Gomes, o mordomo e claro, Nina, a única e melhor amiga de Sofia compartilham da história do casal mais improvável de todos os tempos.

Se me perguntarem se Perdida é melhor do que Procura-se um marido, certamente eu responderia sem titubear: Não! Possuem algumas semelhanças no que diz respeito à construção dos personagens, é tão viciante quanto e indiscutivelmente bem escrito, porém Perdida possuí uma certa leveza em relação a Procura-se um marido. Pode parecer exagero, mas é muito difícil encontrar algum desequilíbrio nos livros de Carina Rissi. 

Perdida é aquele livro que deve ser lido, relido e, muito, muito indicado. É aquele tipo de livro que não se empresta porque você jamais aceitaria viver longe dele. Agora é aguardar ansiosamente por sua adaptação cinematográfica que já foi confirmada pela autora. Não consigo imaginar toda essa perfeição nas telonas. Só espero que sejam fiéis ao enredo e que tal adaptação só fortaleça o talento de Carina Rissi.

Caso eu demore para retornar ao meu mudinho e provavelmente ao ritmo normal das próximas leituras, afirmo: a culpa é toda da Carina.

"Perdida é uma história apaixonante com um ritmo intenso, que vai fazer você devorar até a última página."


FICHA TÉCNICA
Autora: Carina Rissi

Você também pode gostar

44 comentários

  1. Oi Zilda,
    tudo bem?
    Só tenho uma coisa a dizer: Eu Quero muito ler esse livro!!!!!!!!! É a segunda resenha que eu leio sobre ele hoje. Resenha muito bem escrita.
    Beijos.
    Cila- Leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu li esse livro e amei. Sério, eu não esperava muita coisa dele mas depois que eu li eu fiquei tão encantada com o livro que ele até entrou para a lista de melhores leituras do ano. Carina caprichou no livro e ele ficou perfeito. Fiquei super feliz com a notícia do filme. Sempre pensei que Perdida daria um belo filme e agora a notícia virou verdade. Espero que falam um bom trabalho porque a história está muita boa. :D

    Bjs!
    http://prateleiracolorida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Estou lendo e amando, mas ainda não parei para comparar Max e Alicia com Sofia e Ian... Acho que mesmo com algumas semelhanças as histórias estão me envolvendo de formas diferentes...

    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  4. Ai, eu acho Perdida melhor que Procura-se um marido, Perdida me prendeu mais e me emocionei mais com a história.
    leituramagnifica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. É a segunda resenha interessante que leio desse livro... Estou me convencendo que serei obrigada a lê-lo, porque cada dia me encanto mais rs
    Beijos

    www.meumeiodevaneio.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga!

    Estou louca para ler este livro de tanto que leio resenhas positivas.
    Tenho Procura-se um marido, mas ainda não o li.
    Adoreii sua resenha!

    Beijos*

    ResponderExcluir
  7. Nooosssa, Zilda, versão feminina do Nicholas? Sério, tudo isso? Eu fiquei bem interessada em Perdida por causa da capa, mas não imaginava a baita história que estava por trás.

    Eu tenho um problema sério com personagens fúteis. Não consigo gostar delas, mesmo quando elas mudam. Talvez esse seja meu único empecilho com o livro. Mas se você disse que Perdida não é melhor que o Procura-se um Marido, e ainda assim você se sentiu dessa forma, acho que preciso providenciar ele logo, srsrrss.

    Beijão!

    Raquel
    www.pipocamusical.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Zi
    Acho a capa desse livro linda e quero muito ler logo esse livro, falta só comprar :D
    Parabéns pela resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  9. Oiii amigaa!!!
    Ai ai, estou em dívida com a autora.. Acredita que ainda não li nenhum dos livros dela? E toda vez que leio uma resenha, fico com sensação de culpa.. Mas eu vou ler Perdida antes do filme... serei firme. Amei demais sua resenha amiga, como a autora, você também escreve como ninguém.
    Conto de fadas? Eu caio dentro... adoro, principalmente você dizendo que ela cita a Jane Austen.. vou ler amiga... vou sim..

    Beijãooo

    TeLa
    http://www.penseiraliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Zilda, infelizmente ainda não li este livro que todo mundo fala tão bem.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  11. É o que você disse: viagem no tempo já é conhecida, mas a autora inovou.
    Tô bastante curiosa para ler esse livro porque muitas pessoas afirmam que a autora escreve muito bem.
    Sem palavras para dizer que sua resenha ficou maravilhosa Zilda.
    beijos@
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu quero tanto ler este livro!!! Faz tempo que quero! Acho que vou definitivamente adquirir e acabar logo com a minha vontade! Adorei a resenha! Perfeita!

    ResponderExcluir
  13. kkkkkkkkkkk a culpa é da Carina foi tudo!!
    Comprei o livro e não vejo a hora de conhecer esse Ian!!

    Amei a resenha Zilda, mais perfeita impossível!!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Adorei a sua resenha! Uma das coisas que mais gostei em perdida foi essa capacidade da Carina de fazer o livro como um roteiro de filme e você imagina as cenas perfeitamente!!
    Todos morrendo pra ler Perdida 2!!

    Beijos
    Paola
    uma-leitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Ontem mesmo vi esse livro na livraria e fiquei me perguntando se deveria comprar! Nunca tinha lido nenhuma resenha sobre ele e você me convenceu! Gostei do que você mencionou sobre a viagem do tempo através de um celular. E comparada ao Nicholas Sparks? Preciso ler isso! Mesmo não conhecendo o livro ou a autora, fico feliz pela adaptação cinematográfica - é mais um passo para que a Literatura nacional seja cada vez mais reconhecida.

    ResponderExcluir
  16. Oie flor!
    Tem tempo que tenho vontade de ler este livro e ainda não tive oportunidade.
    A primeira coisa que me chamou a atenção neste livro foi capa (sim, sou a louca das capas rs). Me parece esse não é um livro só de capa bonita, o enredo parece incrível. E vamos combinar, quem não gosta de um conto de fadas? Ainda mais com ares modernos para chamar ainda mais atenção.
    Adorei a resenha e muito mais esse livro.
    Como eu gostaria de ganha-lo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Morro de curiosidade de ler esse livro, ainda mais agora depois da resenha!
    Realmente me encanta esse tipo de jogaada, quem sabe eu leia?!

    ResponderExcluir
  18. Eu sou completamente apaixonada por esse livro!
    Eu tenho-o em ebook e comecei a lê-lo sem saber de referência alguma, nada sobre a escritora... E MEU DEUS, eu não conseguia parar mais, li em 1 dia porque não podia parar de pensar nele kkk
    Quando descobri que a autora era brasileira, aí que me apaixonei mesmo! Acabei de ler e fui correndo procurar outros livros dela e infelizmente, só tinha mais um 'Procura-se um marido' que eu não pude ler até mês passado (li Perdida em janeiro eu acho e já reli duas vezes)
    E aí pronto, virei super-hiper-mega fã da Carina.
    Porém, eu preferi Perdida à Procura-se um marido kkk
    E no começo fiquei animada com o filme, mas... Eu nunca vejo filme de nenhum livro que leio, principalmente se gosto demais dele e se torna um dos meu favoritos. Eu sei que vou me decepcionar então... Ansiosa para o Perdida 2 que Carina afirmou na página dela ter acabado de escrever, mas não para o filme porque pode acabar toda magia que Perida teve para mim :c

    ResponderExcluir
  19. A resenha ficou muito boa, não li nenhum dos livros da autora, mas todas as resenhas que li sempre falavam muito bem. Na adaptação cinematográfica não sei se a informação procede mas a própria carina vai ser a roteirista, e garantiu que todos os fatos importantes estarão no filme, agora só resta esperar.

    ResponderExcluir
  20. Nooossa, se o livro é isso tudo que vc falou, realmente deve ser muito bom! Na verdade ainda não vi ninguém reclamando desse livro, são sempre resenhas positivas. Estou doida pra ler o outro dela e parece que perdida tem continuação! Adorei o que vc disse sobre os personagens ^.^
    Bjus

    ResponderExcluir
  21. A história é interessante e estou curiosa para ver o desenrolar, será que ela vai querer voltar ao futuro com o coração apaixonado?
    hoje deixamos a vida correr em voltas da tecnologia e muitas vezes esquecemos de olhar para o lado]gostei da resenha, parabéns
    Joane

    ResponderExcluir
  22. Tenho muita vontade de ler esse livro , até baixei o pdf mais preferi esperar pelo livro mesmo . adorei a resenha , já sei que vou gostar muito ! (:

    ResponderExcluir
  23. Amo qualquer história de viagem no tempo, gostei da resenha, quero ler esse livro com toda certeza!

    ResponderExcluir
  24. Oi amiga a um tempo atrás eu add esse livro mas ñ me lembro o porque, depois dei uma lida na sua resenha e gostei, parece uma história bem tranquila de ler, quero conhecer mais a autora, procura-se um marido tbm nao li, mas achei bem interessante!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  25. Conheci a Carina Rissi quando lançou Perdida por outra editora. Com certeza comprei o livro e ainda não li, mas aio ver seu sorteio corri logo para participar e poder ganhar mais um exemplar, pois o que tenho é autografado e guardo com o maior carinho.
    Tenho que tomar vergonha e fazer resenha além de ler o seu segundo livro Procura-se um marido.

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Tenho muita vontade de ler esse livro!
    A história é muito legal,do jeito que gosto,e espero que não demore muito para lê-lo,pois só fico mais curiosa.Não li nenhum livro da Carina ainda e espero que esse seja o primeiro e que goste muito.
    Adoraria ganhá-lo.
    Bjs'

    ResponderExcluir
  27. Estou bem curioso pela leitura dos livros da Carina, já que os comentários são extremamente positivos.Um dos pontos que mais me encantou e deixou curioso pela leitura foi colocar a personagem no século XIX. Estou curioso para saber como ela irá reagir em um mundo totalmente diferente do dela.

    ResponderExcluir
  28. Esse livro é simplesmente um dos melhores que já li *--*
    Emprestei de uma amiga, li, me apaixonei e tive que comprar só para ter na minha estante! Recomendo para todos!
    Aguardando ansiosamente Perdida 2 \õ/

    ResponderExcluir
  29. SEGUIDOR: WILLIAN

    Resenha resumindo muito bem o conteúdo do livro, despertando a curiosidade dos leitores

    ResponderExcluir
  30. Nossa esse livro parece ótimo, cada resenha que leio fico ainda mais ansiosa pra ler!

    ResponderExcluir
  31. Falam muito bem desse livro, quero ler (:

    ResponderExcluir
  32. Adorei o livro, quero muito ler ele parece ser bom

    ResponderExcluir
  33. Li a resenha e gostei muito. Queria muito ler esse livro, pois a história me cativou muito e até a coloquei na minha lista para comprar logo logo...

    ResponderExcluir
  34. Heeey! Tudo bom??
    Quando eu vi esse livro pela primeira vez, me apaixonei por ele, por ser tao diferente e tao perfeito!!
    Amei a sua resenha, me deu vontade de reler *--------*
    xoxo

    ResponderExcluir
  35. É impressionante a quantidade de resenhas positivas que tenho lido desse livro. Se formos analisar direito, o livro é recheado de clichês, mas pelo que entendi, a narrativa e criatividade da autora é tão legal, que parece que estamos lendo algo inovador. Legal saber que a autora conseguiu o mesmo sucesso com os dois primeiros livros lançados. Eu quero muito ter a oportunidade de ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  36. Quando eu li a sinopse do livro eu logo pensei: tenho que ler esse livro urgentemente!
    E maioria dos blogs fazem resenhas positivas...

    ResponderExcluir
  37. Li o livro Procura-se um marido da mesma autora, e fiquei viciada, ri e chorei com a história. E agora, graças a esta bela resenha, preciso devorar este também!

    ResponderExcluir
  38. Estou doida por esse livro! Conheci primeiro Procura-se um marido e me apaixonei! Adoro a escrita da autora e se Perdida for tão bom como todos falam vou amar!!
    Adorei sua resenha, me deixou com ainda mais vontade de ler o livro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  39. Desde que vi a capa eu me apaixonei por esse livro, mas nunca tinha parado para ver do que falava e agora eu estou com uma NECESSIDADE de ler esse livro e logo. Estou com ressaca literária e acho que esse livro seria perfeito pelo modo de escrita da história e pela história em si que é bem diferente e nos passa uma bela mensagem.
    Adorei quando ressaltou sobre viagem no tempo ser clichê, mas que o caminho que a Carina Rissi tomou não tornou a história chata. Espero ler, me apaixonar como você se apaixonou e procurar outras obras dessa escritora que já me conquistou.

    ResponderExcluir
  40. Quero muito ler esse livro, uma porque a Carina Rissi é uma ótima escritora e todos falam muito bem dela e do livro procura-se um marido. Louca pra saber mas sobre Ian e a Sofia. Ele realmente está na minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  41. Olá Zilda, amei a resenha, fiquei louca pra ler o livro.
    Com certeza está na lista pra ler.
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  42. Olá, Zilda. Realmente, você tem razão: é impossível não se apaixonar pela escrita da Carina Rissi. É muita leveza e paixão em uma história só. Também li primeiro Procura-se um Marido, que é um romance delicioso. Max e Alicia ganharam meu coração, e eu certamente não esquecerei deste livro. E, estou desejando Perdida há tanto tempo... agora minha curiosidade só aumentou. Tenho certeza que vai ser mais uma leitura viciante, e que não vou conseguir parar de ler até chegar ao fim. Adorei sua resenha. Beijocas!

    ResponderExcluir
  43. Rá! Seria um conto de fadas (parcialmente) moderno...?
    Parece muito bom. Cheio de situações inusitadas; E a "mocinha" "reclamando a vida" pela falta do secador de cabelos, do microondas e do próprio (#Maldito&Traiçoeiro) celular... hahaha! #Imaginando! *.*
    Quero ler!
    Claro que minha curiosidade maior ainda é com Procura-se Um Marido, que também não li. =/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto