|Resenha| O Amor Mora Ao Lado - Debbie Macomber @Novo_Conceito

sexta-feira, outubro 04, 2013


Lacey Lancaster sempre quis ser esposa e mãe. No entanto, depois de um divórcio bastante doloroso, ela decide que é hora de dar um tempo em seus sonhos e seguir sozinha mesmo. Mas não tão sozinha: sua gatinha abissínia, Cléo, torna-se sua companhia de todas as horas.
Até é uma vida boa — um pouco aguada, é verdade — a de Lacey. A não ser por seu escandaloso vizinho, Jack Walker. Quando Jack não está discutindo, sempre em voz muito alta, com sua namorada — com quem insiste em morar junto — está perseguindo seu gato, chamado Cão, pelos corredores do prédio. E Cão está determinado a conseguir que a gatinha Cléo sucumba aos seus avanços felinos. Jack e Cão são realmente muito irritantes. Mas acontece que a primeira impressão nem sempre é a que fica...


Somos contemplados todos os dias com boas leituras. Algumas fogem à regra, assim como tudo na vida. O engraçado é que por mais que os sinais estejam ali bem estampados na capa, ou até mesmo pelo título um tanto piegas optamos por não ouvir nossa intuição. Ah ! Mais vai lá! Quem nunca se sentiu atraído por um livro aparentemente previsível que atire a primeira pedra? Sendo assim, declaro desde já que sou uma pessoa muito, mas muito teimosa e mesmo tendo a absoluta certeza do que encontraria no livro decidi lê-lo deixando de lado a razão.

Depois de um casamento desastroso Lacey decide dar uma guinada na sua vida. Muda-se para a cidade de São Francisco a fim de recomeçar do zero. Um novo lar, um novo emprego, mas o que Lacey descarta é a possibilidade de um novo amor.

Após o divórcio Lacey tornara-se uma pessoa extremamente frágil e solitária. Acreditava que jamais pudesse se envolver com alguém novamente e para preencher um pouco sua vida de alegria Lacey adota uma linda e manhosa gatinha chamada Cléo. O destino unira Lacey e Cléo no momento certo. Ambas faziam companhia uma para outra. E vamos combinar: existe alguém tão fiel e amável quanto um gato? Uns responderiam que o cão é o melhor amigo do homem. Bem, eu discordo. Acredito que isto é apenas uma questão de preferência e afinidade. De qualquer maneira se você curte gatos certamente o livro de Debbie Macomber irá lhe conquistar. Mas, se você assim como eu não se contenta com pouco e espera algo substancial provavelmente irá se decepcionar. 

Sinceramente, não vejo muito sentido para a existência do livro em questão. O Amor Mora Ao Lado é um livro curto. Com apenas 160 páginas Debbie Macomber nos apresenta uma história frágil e previsível. 

O dilema de Lacey começa quando ela conhece Jack Walker, seu vizinho barulhento que mora ao lado. Jack é gentil, bonitão, educado, e todas as outras coisas que você já imagina que compõem um personagem do gênero. Não acho necessário entrar em detalhes sobre como Lacey e Jack se aproximarão. A sinopse em si já revela o bastante. Jack possui um gato chamado Cão enquanto Lacey é dona de Cléo. Cão dá o pontapé inicial à narrativa e o que se espera vem a seguir. 

As comédias românticas tendem seguir a mesma receitinha básica. Vejamos um exemplo: um prato de arroz doce. Normalmente são sempre iguais. Uns doces demais, outros totalmente insossos e sem tempero algum. Vocês devem estar se perguntando o motivo de uma comparação tão esdrúxula. Na verdade não encontrei nada que pudesse definir a falta de tempero da autora. Falando em receita, se você gasta muita grana com Whiskas pode comemorar, pois Debbie Macomber irá lhe presentear com algumas receitinhas caseiras para preparar para seus bichanos. Fala sério! Ela é ou não é um amor? Acho que ela deveria investir nisso. Um livro de receita com refeições caseiras para gatos seria muito mais lucrativo e proveitoso. #ficadica 

Voltemos a frisar algumas características bem comuns das comédias românticas. Entre uma tirada engraçada aqui, outra acolá, todas têm o mesmo objetivo: entreter o leitor. Quando não se têm nada pra fazer e você decide comer aquele balde de pipoca enorme na frente da TV, por exemplo. Ou quando você opta por deitar e escolher um livro com uma narrativa bem leve, despretensiosa para passar algumas horas do dia. Em ambos os casos, O Amor Mora Ao Lado é a opção que mais se encaixaria neste momento. Ainda que previsíveis esse tipo de leitura prende a atenção do leitor. Obviamente que depende muito do seu estado de espírito. Se você tem paciência de sentar por mais ou menos uma hora e vinte minutos aproximadamente( foi o tempo que levei para lê-lo) a leitura passará rapidamente. Debbie Macomber não pretende mudar sua vida com o livro. Longe disso! A ideia é somente mostrar como somos capazes de fazer coisas tolas ao longo da nossa vida. 

Debbie Macomber teve a melhor das intenções, até certo ponto foi tão “fofinha” ao descrever os gatinhos Cléo e Cão, mas vamos combinar uma coisa: O Amor Mora Ao Lado poderia facilmente ser publicado como um simples conto. Com uma narrativa curta como esta, ela poderia nos poupar com suas frases prontas. Tive a mera impressão que o livro parecia inacabado. Poderia facilmente publicá-lo como conto e ganhar dinheiro do mesmo jeito. De qualquer maneira ainda que o prazer pela arte e pela escrita tenha falado mais alto não vejo fundamento algum para sua publicação. 

Nada muito substancial pode ser acrescentado ao perfil dos personagens principais. Lacey é uma mulher muito insegura. Jack é o mocinho com todas as características comuns aos personagens do gênero, Cléo – a gatinha de Lacey e Cão – o gato de Jack são bem mais atraentes e interessantes do que os próprios donos. 

Apesar de o livro figurar como “mais do mesmo”, a diagramação feita pela editora Novo Conceito merece destaque. O livro possui lindas ilustrações ao longo dos capítulos onde a imagem de dois gatos representam seus personagens e vice-versa. A fonte utilizada facilita muito a leitura. Até mesmo um cego seria capaz de enxergá-lo. A identidade visual dos personagens é aqui destaque novamente. A imagem de cada um é retratada na capa para que o leitor consiga construir uma identificação. Capa bonitinha. Bem carinha de filme. 



Sobre Debbie Macomber nada tenho a acrescentar. Como além de muito teimosa sou uma pessoa extremamente generosa irei dar uma chance ao seu livro A Pousada Rose Harbor, que, aliás, o primeiro capítulo do livro foi apresentado propositalmente ao final do livro. Ahram!!! Tá explicado o porquê da existência do livro. Convidar e instigar o leitor a conhecer seu outro trabalho. Só pode! 

De qualquer maneira recomendo a leitura e convido a cada um tirar suas próprias conclusões. Vai que cola? 




FICHA TÉCNICA
Título: O Amor Mora Ao Lado
Autor: Debbie Macomber
Número de páginas:160  
Editora: Novo Conceito 


Acompanhe a editora Novo Conceito nas redes sociais



Você também pode gostar

7 comentários

  1. As vezes é bom fugir da rotina e ler um livrinho leve assim..tô louca pra ler esse livro e como também amo gatos a combinação ficou perfeita..adorei esse diagramação no inicio de cada capitulo ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A Pousada Rose Harbor é bem melhor!

    ResponderExcluir
  3. Poxa... Ótima resenha, mas me decepcionei... Porque não esperava isso deste livro... Que triste...

    ResponderExcluir
  4. Amo gatos e essa capa é maravilhosa, estou louca pelo livro. Adorei sua resenha ;)
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu curti o livro. Li depois do almoço, tranquilo, de boa, só por diversão.
    É um livro leve e gostosinho. Nada demais, mas legal.
    Não é ruim, te garanto que já li livros bem ruins e sei como é difícil. Se fosse ruim, essas 160 páginas seriam bem sofridas, rs.

    Bjkassssssssss

    ResponderExcluir
  6. Cuidado com o humor negro aí o fim da resenha, raaaaaaam. hahaha
    Eu não tive curiosidade nenhuma por esse livro, meu papo é mais fantasia, comédia romântica até rola, mas prefiro nos filmes ou em um domingo sem fazer nada melhor do que ler coisas românticas e engraçadas.

    Abraço!
    :)
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Pois é...vai que cola?? hahaha
    Talvez mais pra frente eu dê uma chance :P

    Beijo
    http://heysisteraj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto