|Resenha| Cinco Anos - Cristiane Broca @NovoSeculo

quarta-feira, novembro 27, 2013


"Ângela Barros é uma jovem jornalista de vinte e um anos. Com um pai doente, endividada e lutando por um emprego que está lhe escapando pelas mãos, vê seu destino mudar após conhecer o também jornalista Marcos Andrade, que lhe faz a pergunta chave: Onde você se imagina daqui a cinco anos?
A partir de então se inicia uma jornada na vida desta jovem batalhadora que, olhando para si mesma, decide marcar o tempo e assumir as rédeas da própria vida. Entre erros e acertos, vitórias e derrotas, ela irá descobrir que tudo tem a hora certa de acontecer, e que somente um amor guiado pelo destino será capaz de libertar seu coração das barreiras que o cercam". 



Ninguém me segura quando decido declarar meu amor por uma determinada obra. Então, preparem-se para uma chuva de confetes porque hoje a ocasião é propícia. Vou tentar segurar a emoção ao descrever o quanto foi maravilhosa a minha experiência com Cinco Anos, de Cristiane Broca. Tive o prazer de conhecer o seu trabalho através do conto "Amor antes do fim". O conto fez parte da antologia “O último dia antes do fim do mundo” publicado pela editora Ases da Literatura. Cris Broca também escreveu um conto chamado "A Nova Sofia" que fez parte da coletânea Não é só por 20 Contos, organizada pelo escritor Marcos Bassini e distribuído gratuitamente para download pelo Skoob (baixe aqui). Devido a estrutura do gênero as narrativas são bem curtinhas, porém percebe-se imediatamente o talento da autora com a escrita.

É bem característico da autora construir personagens que lutam bravamente para superar grandes desafios e, isso torna sua narrativa ainda mais cativante.
Com uma escrita fluída e impecável, a autora nos encanta com seus personagens marcantes e com um enredo apaixonante. 


Cris Broca sabe como poucos escrever um bom romance, mesmo que ele apresente os temíveis clichês. Ainda que a história seja clichê e o enredo não seja tão inovador é possível surpreender-se com sua narrativa. Uns dos fatores que contribuem para este sucesso está no fato da autora conseguir estabelecer um elo entre a realidade e a ficção propriamente dita. Pois a verossimilhança está presente desde a construção dos personagens até a temática escolhida.

Obviamente que todo romance possibilita que ocorra esta comparação, contudo é preciso talento para construir uma narrativa coesa. 
Outro aspecto que fez toda a diferença foi a familiaridade da autora com o ambiente narrado. Cinco Anos é ambientado na cidade de Aparecida, cidade natal da autora e, em Guaratinguetá cidade onde reside atualmente. Desta forma foi possível que Cris Broca construísse um enredo fiel as características da cidade. Já tive a possibilidade de conhecer ambas as cidades há alguns anos e posso dizer que cada traço descrito e narrado pela autora corresponde exatamente com o descrito no livro. 

No primeiro momento confesso que fiquei um pouco irritada com a imaturidade da personagem principal. Ângela é uma jovem muito desorientada. Seu jeito desleixado e desorganizado é irritante (tenho sério problemas com pessoas desse tipo..rs). Fora esse descontentamento, Ângela merece todo meu respeito. Ângela é uma moça muito jovem e que carrega a responsabilidade de cuidar de um pai doente. Sua vida é uma correria total. Devido a saúde instável do pai, ela não planeja absolutamente nada na sua vida. Vive sua vidinha simples sem grandes pretensões até o surgimento de Marcos, um jornalista muito bem sucedido que surge para tirá-la literalmente da zona de conforto. Marcos chega a pequena cidade de Aparecida para fazer uma cobertura sobre a visita do Papa ao país e, Ângela fica incumbida de assessorá-lo durante sua permanência na cidade. 


O mote de Cinco Anos parte de uma simples pergunta: Onde você se imagina daqui a cinco anos? Esta é a pergunta que servirá de ponto de partida para uma grande transformação na vida de Ângela. 



Uma das coisas que mais me chamou atenção foi a construção evolutiva dos personagens. Cris Broca descreve com muita desenvoltura a história de dois personagens que aparentemente não têm nada em comum. Apesar da profissão em comum, a personalidade de Ângela e Marcos são totalmente distintas e, é exatamente por isso que a narrativa funciona. O jeito desorganizado e despojado de Ângela equilibra o jeito sisudo e perfeccionista de Marcos, pois a química entre os personagens é necessária para que a história flua bem. É bem desagradável ler um livro até o fim tendo que aturar personagens temperamentais e inconsequentes. Não é o que ocorre durante a narrativa de Cris Broca. Apesar dos inúmeros percalços que os personagens têm de enfrentar, ambos evoluem e amadurecem ao longo da narrativa. Ponto extra!



Cinco Anos é um livro que transborda amor. Ele é apresentado nas suas mais diversas representações. Ainda que seja o amor entre os personagens principais o grande destaque do livro, foi o relacionamento entre Ângela e o pai foi o que mais me emocionou. O livro ainda abordará sobre a importância do perdão.



Preciso dizer que não só me encantei pela construção da narrativa como fiquei completamente apaixonada pelas citações feitas ao longo do livro. Citações de Fernandao Pessoa, de Willian P. Young em A Cabana e tantas outras referências de músicas do grupo Legião Urbana. O que mais desejar num bom romance? Playlist perfeita? Sim! Citar Tempo Perdido e Vento no Litoral é para dilacerar com qualquer coração, meu povo! E tem muito, muito mais!




Quero agradecer imensamente a Cristiane por nos presentear com uma personagem guerreira, determinada e impetuosa como Ângela porque pelo amor de Deus, basta de mocinhas tontas na literatura. Apesar da pouca idade, Ângela nos passa credibilidade. Como vocês devem ter percebido pouco falei de Marcos. E não foi por acaso porque nada tenho a acrescentar a seu respeito. Marcos é um personagem bem “bolinho de chuva”: bonitinho, gostosinho, mas totalmente previsível. Sem recheio. Ele poderia facilmente ser apenas um personagem secundário. Não é que eu não me simpatize com ele. Isso não é verdade! O fato é que esperava mais dele. No mínimo um pouco mais de atitude. Acredito que isto se deve a sua caracterização frágil e anêmica representada na capa do livro. Quando me desprendi deste pequeno detalhe consegui apreciá-lo um pouco mais. 

A única coisa que me desagradou e, isso acontece praticamente sempre foi a escolha de imagens fotográficas na capa do livro para representar os personagens. Isso é extremamente pessoal. Na minha idealização Marcos não tem aquela fisionomia. Na verdade, me simpatizei muito mais com o Marcos da descrição do livro do que com a imagem apresentada na capa. Enfim, isso é apenas uma questão de gosto e aceitação. A edição do livro está impecável.

Cinco Anos é um livro cheio de fortes emoções. Leitura fácil e que nos prende desde o primeiro parágrafo. Recomendo a todos que curtem um bom romance. Recomendo também baixar a playlist completa aqui. É pra se apaixonar de vez e nunca mais esquecer esse nome: Cristiane Broca





FICHA TÉCNICA
Cinco Anos
Autor: Cristiane Broca
Páginas: 349

Cinco Anos


Você também pode gostar

8 comentários

  1. Sou louca pelo livro. Adorei sua resenha e amei o fato do livro ter uma frase a cada capitulo, deve ser um livro maravilhoso.
    Beijos.
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que linda resenha, Zilda! Adorei saber que você agora faz parte do #TeamCincoAnos, rs. Achei incrível a sua visão nos detalhes do romance, e concordo com você que o Marcos da imaginação é bem mais gato que o da capa, mas aquele foi o mais próximo que encontrei, daí fiquei com ele mesmo, rs. Já a Ângela é praticamente a da capa, meio menina, meio mulher. Também concordo com você que o relacionamento entre a Ângela e o pai é um dos pontos altos do livro. O amor deles é tão grande que chega a ser palpável, eu sempre me emociono com os dois. Sobre a personalidade da Ângela foi bem isso mesmo que você apontou. Ela é alguém imperfeita, que erra, aprende e segue em frente. Quando a criei eu queria alguém assim, humana, verossímel, e apaixonante. Acredito que o dever do autor é, além de entreter, passar uma mensagem, e foi essa mensagem de amor, recomeços e perdão, que eu quis passar. Espero conseguir o resultado com todos os leitores assim como consegui com você, uma leitora tão querida e antenada.
    Obrigada!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Zilda!
    Eu ainda não conhecia o livro. Apesar de ter gostado da sua resenha, não me interessei muito pelo livro. Ele parece ser muito romântico para o meu gosto. rs

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Zi
    Não conhecia esse livro e gostei de saber sobre ele, fiquei bem curiosa com a trama e quero ler essa obra!
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adorei sua resenha e agora estou super afim de ler! E concordo com oque você falou da capa! Eu nunca gosto que mostrem muito o rostos dos modelos ): Sempre me decepciono..

    Beijos
    http://www.sonhandocomlivros.com/

    ResponderExcluir
  6. Uma das melhores resenhas desses dias e amei esse livro *-*
    não conhecia \o

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, meninas! Fico feliz que tenham se interessado pela obra. Sou suspeita para falar, mas a amo de paixão. Ela foi escrita ao longo de 3 anos, têm muito enredo, situações cômicas e emocionantes que vão se intercalando ao longo da narrativa. Não se trata apenas de um romance, mas de uma grande jornada na vida de alguém que está em busca do seu final feliz, ainda que viva fugindo dele. Espero que possam lê-lo algum dia e que se apaixonem pela história de Cinco Anos *--*

    ResponderExcluir
  8. Nossa!! Caiu açúcar e mel aqui no meu teclado. De tão doce que ficou essa resenha.
    Realmente você não mediu elogios. E olha que eu não tinha nem imaginado que você iria gostar tanto deste livro.
    Qdo vi a foto aqui no blog aí do ladinho, achei que seria só mais um livro na sua estante. Me enganei redondamente!! Agora quero ele na minha estante também pra melecar tudo de tanto amor!!

    Adorei!!!

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    Ah! Amore, estou participando de um concurso cultural e vale 1 voto por dia. Então me dê seu voto, rs http://bit.ly/194R4NV Vou ficar muito feliz!! ;) Obrigada! Bjkas

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto