5 formas de tornar a sua leitura mais rápida

segunda-feira, fevereiro 24, 2014


Olá. querido leitor!

Você já parou para analisar o seu desempenho quanto ao tempo dedicado à leitura? Tem costume de otimizar o seu tempo? Segue um cronograma para organizar aquela fila imensa de livros que, normalmente preenche boa parte da sua escrivaninha?


Nós, blogueiros literários entendemos muito bem do assunto e sabemos a importância de se manter organizado. Entre pilhas de livros de parcerias tido como leituras "obrigatórias", ainda encontramos um tempinho necessário para ler aquele livro tão desejado que não se encontra na lista de prioridades. Mas tem hora que a coisa fica apertada. Quem nunca pirou diante daquela fila imensa de livros à sua espera? 

E por mais prazeroso que seja este hábito, ler é algo que demanda tempo, fato que desencoraja várias pessoas a adquirirem o costume de acompanhar leituras. No entanto, existem algumas técnicas que tornam a leitura mais rápida sem fazer com que o leitor prejudique seu entendimento. Veja a seguir:


1 – Veja informações básicas antes de ler o livro

Antes de começar a ler, veja as informações básicas do livro, como o nome do autor, a divisão de capítulos, a quantidade de páginas e as orelhas. Muitas vezes esses dados poderão facilitar a sua leitura futuramente.

2 – Menos detalhes, mais rapidez

Se você precisa ler rápido, não foque em cada palavra da história. Ao invés disso, leia a maior quantidade possível de palavras rapidamente, voltando a sua atenção quando você vir algo que pareça importante.

3 – Leia num lugar tranquilo

Quanto mais tranquilo e silencioso for o lugar no qual você estiver lendo, maior será a sua concentração e, consequentemente, mais rápida será a sua leitura.

4 – Estabeleça metas

Estabeleça uma meta de páginas a serem lidas num dia, e comprometa-se a atingi-la. Dessa forma você saberá quanto tempo levará para terminar o livro antes mesmo de começa-lo e conseguirá terminar a leitura dentro do prazo que considera necessário.

5 – Leia cada vez mais

Quanto mais livros você ler, mais rápido ficará. A leitura é um hábito e, como tal, exige prática para ficar cada vez melhor. Além do mais, é a experiência que o ajudará a descobrir as melhores técnicas e estratégias que se adaptam a sua necessidade.


E você, segue algumas das dicas acima?
Conta pra gente qual é o seu segredo!


Você também pode gostar

11 comentários

  1. Olá!

    Minha meta para 2014 é não focar em quantidade, mas em qualidade, acho que é mais válido se deleitar com o livro em 15 dias do que ler 3 rapidamente durante o mesmo período. Nossos ritmos de leitura devem ser respeitados para evitar o cansaço mental.

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga!

    Eu estou cheia de livros não lidos e por isso este ano quero comprar poucos livros, já estou a praticamente quase 4 meses sem comprar nada.
    Eu gostaria de ler mais rápido, mas realmente não consigo.
    Lugar tranquilo é o que eu mais busco na leitura, não gosto de barulho enquanto leio.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  3. Para falar a verdade eu sigo a metade das dicas acima... Primeiramente por que senão eu não teria tempo para mais nada. Ler é bom ! Porém, precisamos continuar com a vida social e etc. E principalmente para nós blogueiras que temos que nos virar de cabeça para baixo para conseguirmos conciliar, tempo em estudos, tempo em leitura e tempo em blog . Complicadinho, mas não impossível..
    Parabéns pelas dicas.

    miiheomundoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu leio bem rápido, mas não sigo nenhuma dessas orientações. Acho que o que define o meu tempo de leitura é o quanto um livro me atrai. E, geral se é romance consigo ler rapidamente, porque fico ansiosa por saber o que vai acontecer. Já se o livro tem muitos personagens e a história fica alternando entre eles, eu demoro um pouco mais. Tipo Morte Súbita, que estou lendo há quase uma semana e ainda falta muito pra terminar.
    Mas acho que vou começar a seguir suas dicas. Agora com a faculdade, tem ficado bem difícil conciliar tudo em 24 horas.

    Livinha' Place | http://livinhas-place.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu já me organizo nas leituras e atualmente estou lendo 3 livros simultaneamente.
    Quero sugerir um livro super interessante para voces resenharem, se ainda não fizeram. É novo e nacional, não sei o nome da autora de cabeça mas o livro chama Cowabunga! Desventuras de um ex-surfista.
    É um livro que já li e me apaixonei pela história. É leve, divertida e viciante. O personagem principal, Zimbo, é uma figuraça..o cara é um velho rabugento mas é impossivel não torcer por ele, tentando na boa manter sua pinta de surfista sem ver que o tempo passou.
    Bom, fica a dica.

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas, principalmente a de observar os tamanhos dos capítulos, porque sabemos que capítulos curtos - por mais que o livro seja volumoso - tornam a leitura mais fluida.

    xoxo
    Mila F.
    De Livro em Livro

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho um péssimo hábito de bibliotecária de filtrar a leitura. Só deveria fazer isso com os textos de faculdade, mas me peguei fazendo com os livros que tenho em casa. Resultado: Isso é simplesmente impossível de perder.
    Mas uma coisa é certa, eu leio bemmm mais rápido desse jeito.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Zilda, eu não sigo muito critérios.. Vou lendo e este ano acho que estou com a corda toda, e estou feliz.. No mês de janeiro foram 10 livros e em fev 7 até agora!!
    Leio no meu quarto e gosto de silêncio... Leio no ônibus e as vezes na hora do almoço...

    Quanto ao livro Belo Desastre, acho que a grande culpa mesmo foi da Abby, ela me irritou profundamente, foi uma leitura proveitosa, maissss... não leria os outros livros da autora..
    Travis tb tomava umas atitudes estranhas, eu não iria querer um cara grudento em mim não hehehe..
    Mais tudo é questão de gosto, pra vc ver eu tv não curti 50 tons.. Faz parte!!

    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante das dicas, pois meu ritmo de leitura é meio lento, mas acho que não consigo ler mais rápido do que já leio e entender tudo. rs
    Eu tento estabelecer metas, ler em lugares tranquilos e, claro, ler sempre mais, então espero que cada vez o meu ritmo melhore mais né?
    Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  10. Eu leio em média 1 livro a cada 2 ou 3 dias. A leitura realmente é uma questão de prática, e com o tempo, você consegue ler até em lugares mais barulhentos (como no transporte público, o que é o meu caso), podendo pular a etapa de ler em um local silencioso.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto