|Resenha| As Peripécias do Vovô Fanfarrão, de Germano Pereira - Contos de Carnaval: Deixando o Abadá de Lado - @Novo_Conceito

sexta-feira, março 07, 2014


♪♫♪♫ Acabou...acabou...  ♪♫♪♫
Chegamos ao último conto de carnaval da Novo Conceito e quem encerra a folia é o autor Germano Pereira.


Uma história de família e um vovô fanfarrão. Mas não um avô fanfarrão qualquer, ele era um esteta, ligado às culturas de bairro, às festas de botequim e às criações mais inusitadas; e é de uma dessas criações que Germano passa em seu conto “As peripécias do vovô fanfarrão”.

Em As Peripécias do Vovô Fanfarrão Germano descreve uma de suas aventuras na companhia de seu avô fanfarrão.
Seu avô era um homem que se vestia de forma meio extravagante e que adora festas. E que data melhor combinaria com esse estilo? O carnaval.

Germano recorda uma de suas extravagâncias e relata como seu avô era impulsivo, capaz de surpreender a todos. O palco desta aventura é Joinville, em Santa Catarina.

Na companhia dos pais, das duas irmãs e de seu cachorro Djow ele descreve em detalhes uma das peripécias de seu avô. Esta, provavelmente surpreendera a todos já que seu avô costumava aprontar. Tendo em vista que Joinville não era uma cidade como Rio de Janeiro e São Paulo, por lá tudo se tornava grandioso. E era justamente este o efeito que o avô Fanfarrão gostava de causar. Ser diferente, chamar a atenção e Germano ficava fascinado com tudo isso.
Aquele Carnaval seria inesquecível, graças à criatividade e loucura desse avô fanfarrão.

Entre todos os contos este foi o mais sem graça. O menos envolvente. Muita marchinha pra pouca história. Gosto muito de marchinhas, mas achei forçada a inclusão exacerbada de algumas delas. A história é fraca e não consegue cativar. 

De qualquer maneira encerramos o Carnaval da Novo Conceito desejando outros carnavais tão divertidos quanto este. A ideia de disponibilizar um conto por dia foi muito legal e garantiu nossa diversão ao longo dos dias.

Fica o saldo positivo entre a maioria dos contos apresentados. Não deixem de conferir as outras resenhas. Quem quiser adquirir o e-book pode acessar a página da editora AQUI.

Obrigada a todos que curtiram esse carnaval com o blog acompanhando através das resenhas os Contos de Carnaval: Deixando o Abadá de Lado da editora Novo Conceito.

Até mais.


Deixe o abadá de lado e caia na folia com o e-book Contos de Carnaval. As fantasias, os amores, os desamores, as loucuras, a alegria... Os quatro dias de carnaval podem gerar muita inspiração. 
Pensando nisso, o Grupo Editorial Novo Conceito criou um livro exclusivo para o carnaval reunindo alguns de seus autores nacionais: Marina Carvalho, Tammy Luciano, Graciela Mayrink, Chico Anes, Germano Pereira, Felipe Colbert, Pedro de Camargo e Danilo Barbosa.
Cada autor utilizou seu estilo de narrativa e experiências pessoais, e teve como inspiração o carnaval de sua região.
Confira as histórias e os personagens inéditos dos seus autores nacionais favoritos em clima de carnaval.


Título: Contos de Carnaval - Deixando o Abadá de Lado
Título do Conto: Os Mascarados
Autor: Marina Carvalho
Editora: Grupo Editorial Novo Conceito
Selo: Novas Páginas




Você também pode gostar

1 comentários

  1. haha muito interessante, mas é difícil eu ler uma resenha e nao me interessar pelo livro xD

    Abraços,
    Ananda Maciel ∞̕

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto