|Resenha| Os Mascarados, de Marina Carvalho - Contos de Carnaval: Deixando o Abadá de Lado - @Novo_Conceito

sábado, março 01, 2014




Carolina é a mais nova da família e depende de Clara para que possa ir ao tão esperado baile de máscaras do carnaval de sua cidade. Será quando Clara finalmente aceitar ir ao baile que as irmãs Batista finalmente terão a noite mais inesquecível de suas vidas.

Em “Os Mascarados” conhecemos as irmãs Batista Carolina e Clara, duas jovens com personalidades bem distintas. 
Carolina, a mais velha é conhecida por muitos como a megera, graças ao seu gênio forte e temperamento explosivo. Ao contrário de Clara que transmite doçura e gentileza a todos que a cercam. Logo, é uma das mais populares na escola. 
Sempre de bom humor e disposta a ajudar Clara tem a missão de convencer a irmã a ir ao bale de máscaras que acontece na cidade. Só que Carolina detesta carnaval. É o tipo de pessoa que não suporta a euforia, o barulho, ou seja, tudo que esteja relacionado ao Carnaval. 

Carolina alegava diversos motivos para não gostar de Carnaval, mas Clara descobre que o verdadeiro motivo para tanta irritação é o fato de Carolina e Pedro ( o ex) terem brigado recentemente. Sendo assim, Clara terá a difícil tarefa de convencer a irmã ir ao baile de máscara. Mas Clara não está sozinha nesta tarefa. Lucas, seu namorado tenta convencer Pedro de ir ao baile, porém o rapaz é tão cabeça dura quanto Carolina. 

Ainda que contrariada Carolina vai ao baile acompanhando a irmã, Lucas e mais duas amigas. Acreditando que Pedro está ausente da cidade Carolina decide cair na folia somente para se vingar do ex-namorado. Porém Pedro não está fora da cidade e, sim no mesmo baile que Carolina e não vê a hora de encontrá-la. Ou seja, a confusão está armada. O que será que irá acontecer quando Carolina e Pedro finalmente se encontrarem? 

Para saber os últimos acontecimentos só mesmo lendo o conto “Os Mascarados”. 

Em “Os Mascarados” a autora Marina Carvalho traz de volta os tradicionais bailes a fantasia. Hoje em dia ainda é bem comum encontrarmos bailes do tipo em cidadezinhas do interior. Apesar de cidades como o Rio de Janeiro estar resgatando aos poucos esta tradição, definitivamente não é a mesma coisa. 

A narrativa de Marina ainda retoma o saudosismo das marchinhas de Carnaval. Até quem não curte carnaval certamente ficará empolgado com alguns trechos inseridos dentro da narrativa. 
Marina é conhecida como uma escritora de romances juvenis e apresenta suas principais características no conto. O perfil dos personagens, os conflitos gerados entre o casal, toda a esfera que engloba este universo está presente ao longo de sua narrativa. Acompanhamos todos os conflitos ansiosos por esse encontro e deduzimos ainda que precocemente o que está por vir. 

Ainda que previsível, o conto de Marina Carvalho prende nossa atenção. Empolgante e indiscutivelmente bem escrito “Os Mascarados” é um conto dedicado aos amantes do Carnaval. Toda essa atmosfera alegre e contagiante presente nos bailes é muito bem descrita pela autora.
Apesar de a temática ser dedicada aos foliões de plantão, até quem não curte a festa irá se identificar com a história. Vai ter muita gente por aí se identificando com o mal humor de Carolina e com todo seu pavor dos pulos e gritinhos frenéticos que acompanham a galera que adora Carnaval. 

Gostei muito do conto e me peguei recordando uma época muito boa do Carnaval. Que felicidade rememorar as marchinhas de carnaval mais tradicionais. Leitura recomendada!
Marina Carvalho é autora dos livros Simplesmente Ana e Ela é uma fera. Recentemente lançou Azul da cor do mar todos publicados pela editora Novo Conceito através do selo Novas Páginas. 

Para ler o conto e adquirir o e- book em pré-venda clique AQUI e acesse a página Novas Páginas. Durante os 8 dias de carnaval a editora estará disponibilizando por 24 horas um novo conto. 


O dia está apenas começando e o Carnaval também. Bora deixar o bloco na rua e curtir o carnaval com a Novo Conceito. 
Voltamos amanhã com outro conto. 



Deixe o abadá de lado e caia na folia com o e-book Contos de Carnaval. As fantasias, os amores, os desamores, as loucuras, a alegria... Os quatro dias de carnaval podem gerar muita inspiração. 
Pensando nisso, o Grupo Editorial Novo Conceito criou um livro exclusivo para o carnaval reunindo alguns de seus autores nacionais: Marina Carvalho, Tammy Luciano, Graciela Mayrink, Chico Anes, Germano Pereira, Felipe Colbert, Pedro de Camargo e Danilo Barbosa.
Cada autor utilizou seu estilo de narrativa e experiências pessoais, e teve como inspiração o carnaval de sua região.
Confira as histórias e os personagens inéditos dos seus autores nacionais favoritos em clima de carnaval.


Título: Contos de Carnaval - Deixando o Abadá de Lado
Título do Conto: Os Mascarados
Autor: Marina Carvalho
Editora: Grupo Editorial Novo Conceito
Selo: Novas Páginas


Você também pode gostar

4 comentários

  1. Oie, tudo bom?
    Eu li o conto Ela é uma Fera e não sabia que o conto de carnaval da Marina trazia os personagens de volta. Vou aproveitar para ler porque achei interessante. Sua resenha ficou ótima!!
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu acabei de ler o conto e gostei bastante, apesar de não ser muito fã de carnaval também lembrei das marchinhas kkk. gosto bastante da forma como a Marina escreve e já estou esperando os próximos contos...
    Beijos!
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Zilda, eu acho muito legal baile de mascaras, mais não curto muito carnaval, adorei a resenha e vou tentar ler..

    beijos Mila

    ResponderExcluir
  4. Não sei se porque adaptações de A Megera Domada já deram o que tinha que dar (adoro o filme 10 Coisas que Eu Odeio em Você e a novela O Cravo e a Rosa!) ou se porque já peguei implicância no sobrenome das irmãs (Batista, igual o da novela), mas não consegui gostar muito desse conto...

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto