|Resenha| Boneca de Ossos - Holly Black @Novo_Conceito #irado

sábado, abril 26, 2014


Poppy, Zach e Alice sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros.
Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo...


Quando o assunto é inovar, causar impacto e respectivamente deixar os leitores completamente ensandecidos por suas publicações a editora Novo Conceito não poupa esforços. A prova disso é a criação de seu novo selo de publicação #irado.
O selo tem um público alvo, leitores de 8 a 13 anos, mas nada impede que os leitores mais crescidinhos venham a se apaixonar pelos livros que farão parte dele. Aliás, esta mortal que vos escreve já declarou por aqui diversas vezes sua “paixonite aguda” por livros do gênero. Então, se você por um acaso passar por uma livraria e avistar este livro na prateleira não pense duas vezes. Compre-o imediatamente. Tá sem grana? Peça emprestado! Mas não deixe de lê-lo, de forma alguma.

Boneca de Ossos reúne todos os elementos necessários para uma boa história: personagens cativantes, um toque de mistério, uma pitada de romance, uma linguagem simples e direta, ou seja, tudo que se espera de um bom livro. A trama bem amarrada prende-nos a atenção desde o primeiro parágrafo.

Desde o primeiro momento a editora Novo Conceito provocou seus leitores com este lançamento enviando aos seus parceiros um kit lindo aonde o livro viera embalado. Dizer que a capa do livro e suas ilustrações são lindas e perfeitas é o mesmo que dizer que a Terra é redonda. Todo o trabalho gráfico realizado pela editora mostra o quanto eles levam a sério cada uma de suas publicações. 

Minha única preocupação era que a história correspondesse minhas expectativas, que por sinal eram enormes. Porque por mais que sejamos apaixonados por capas e, não é vergonha nenhuma admitir tal vício, desejamos que um livro tenha muito mais a nos oferecer. Felizmente Holly Black domina a arte da escrita e sabe muito bem como atingir o seu público. 

Boneca de Ossos narra a história de Poppy, Zach e Alice, três amigos que gostam de inventar histórias para se divertirem. Os três se imaginam piratas a bordo do barco de papel intitulado por Zach como “Pérola de Netuno” Zach é o pirata William – a Lâmina, o capitão do “Pérola de Netuno”.
Alice é Lady Jaye, uma ladra que passara a viajar com o capitão William – a Lâmina, depois de não conseguir bater a carteira dele.
Poppy era atualmente uma sereia que tentava enfeitiçar e levar um dos tripulantes do barco. Os três costumavam inventar diversas situações para ilustrar suas histórias, mas era a “Grande Rainha” que lhes chamava atenção e ganhava destaque nesta hora.

A “Grande Rainha” é representada por uma boneca de porcelana muito antiga que a mãe de Polly mantinha guardada numa cristaleira. A Boneca despertava ao mesmo horror e admiração. Zach, Poppy e Alice sempre tinham vontade de retirar a boneca de dentro da cristaleira, mas a mãe de Poppy tinha em mente vendê-la, por isso, não deixava que as crianças tivessem qualquer contato com ela. 


Zach, Poppy e Alice estão passando por uma fase difícil comum a esta idade. Deixar para trás a infância e encarar o novo, a chegada da adolescência como uma nova fase onde tudo é tão diferente causara tanto assombro quanto a presença da boneca. Das três crianças quem mais sofria com essa cobrança era Zach. De um dia para o outro Zach tivera de abandonar tudo o que ele tinha como seguro por causa de um ato cruel de seu pai com quem mantinha uma relação muito difícil. 
O pai de Zach pressionava o filho a largar os brinquedos e o incentiva a agir como um homem dedicando-se as garotas e a prática de esportes. Mas nem de longe era o que Zach desejava para si. Sentindo-se triste e derrotado após a atitude do pai Zach decide não brincar mais com Poppy e Alice escondendo a verdadeira razão pelo qual se afastara.


Decidida a preservar a amizade do grupo Poppy convida Alice e Zach para uma última aventura. Poppy sonhara que a “Grande Rainha” era uma boneca feita de restos mortais. Através de um sonho lhe dissera que ela e seus amigos deveriam encontrar o seu túmulo para que pudesse enfim encontrar a paz. Rumo ao desconhecido, Poppy, Alice e Zach seguirão adiante numa tentativa louca de realizar o último pedido da “Grande Rainha”.

Narrado em terceira pessoa "Boneca de Ossos" vai ganhando nossa confiança e consegue em determinado momento confundir-nos completamente. Seria a história da boneca real ou simplesmente mais uma história fantasiosa da mente criativa de Poppy? A maneira como a autora construiu a narrativa faz com que possamos interpretá-la de diferentes maneiras. Apesar da tenra idade, Poppy, Zach e Alice protagonizam situações que qualquer criança poderia facilmente vivenciar. Conflitos familiares e a pressão que a própria sociedade impõe são assuntos que permeiam a narrativa inteligente da autora.


Holly Black utiliza-se de uma premissa básica, porém objetiva para discutir sobre o amadurecimento precoce das crianças. Com muita maestria ela conseguiu construir uma história real com um toque sobrenatural. Em determinado consegui projetar a imagem da boneca me assombrando por todos os lados. Sinistro! Ponto para Holly Black. Porque não é nada fácil manter o ritmo assustador sem que a história se perca e cai na armadilha do caricato.

Boneca de Ossos é um livro inteligente, lindo, bem escrito que possui ilustrações belíssimas e que deixará marcas por muito tempo. Pena que o livro não faça parte de uma série, pois gostaria muito de acompanhar Poppy, Zach e Alice por mais uma de suas aventuras mirabolantes.

De um jeito simples Holly Black deixa uma mensagem valiosa aos leitores que passam por esta fase tão difícil que divide a infância e a adolescência. Amadurecer não quer dizer que devemos abandonar nossos sonhos ainda que a maioria pense o contrário. Fica a dica de uma leitura prazerosa a todos. 
Nota: Classificação Livre. 





FICHA TÉCNICA
Título: Boneca de Ossos
Autor (a): Holly Black
ISBN: 978-85-8163-391-6
Editora: Novo Conceito 
Número de páginas: 224
Selo: #irado
Ano: 2014
Skoob


Você também pode gostar

7 comentários

  1. Minha linda, mais uma bela resenha você fez! Acompanhei um pouco das suas reações ao ler esse livro pelo Face e estava curiosa por sua resenha. Agora fiquei curiosa em conhecer o livro.
    Beijo, beijooooo!
    She

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bom?
    Muito bacana esse novo selo da Novo Conceito, pois vai atrair ainda mais leitores. Esse livro não é muito meu estilo, mas talvez eu leia um dia. A história é bem instigante e original. Gostei da capa e das ilustrações que apareceram nas fotos da resenha.
    Sua resenha como sempre está muito boa.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi,

    estou super curiosa para ler esse livro! A NC realmente nos tentou muito quanto a esse lançamentos, mas estou com receio de que a história acabe sendo muito juvenil... Entretanto, sua resenha me deixou muito curiosa e acho que o livro será minha próxima leitura!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Curiosa só lendo comentários positivos ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oii amigaaa...
    Eu sou das criançonass... adoro esses infanto-juvenis... Tu viu coisa mais linda o kit?!! Ainda não peguei pra ler, mas tenho certeza que vou gostar... Amei a resenha amiga, acho que vou pular este na frente de outros...

    Beijosss

    TeLa
    http://www.penseiraliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga!!
    Nossa, sua resenha só confirmou que eu devo ler este livro. estou bem curiosa e pelo que vc diz ele é perfeito.
    Gostei de saber que tem ilustrações no livro, eu adoro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Zilda, gostei de ler sua resenha, esse livro já está na lista das próximas leituras, espero em breve poder ler, só não quero ficar com tanto medo rsrs. Realmente o livro está lindo, as ilustrações são de arrasar e saber que a autora escreve muito bem nos anima a querer ler o mais rápido possível...O livro deve ser muito bom mesmo para você citar que gostaria que ele fizesse parte de uma série, pois se série já estamos saturados não é?
    Parabéns pela ótima resenha.

    Beijos!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto