Agir lança “Jesus existiu ou não?”

terça-feira, agosto 12, 2014


Historiador e especialista em Bíblia, Bart D. Ehrman comprova através de pesquisas a existência histórica de Jesus.


“Não importa o que mais se pense sobre Jesus, o fato é que ele certamente existiu. É isso que este livro vai demonstrar”. A declaração resume exatamente o que Bart D. Ehrman quer dizer em “Jesus existiu ou não?”, lançamento da editora Agir, do Grupo Ediouro. Criado em uma família evangélica nos Estados Unidos, o autor, que atualmente é agnóstico com inclinações ateístas, defende no livro um argumento sobre Jesus de Nazaré estabelecendo um critério confiável através de uma pesquisa histórica. Ele identifica as fontes de maior credibilidade e oferece um retrato convincente do personagem principal da tradição cristã.

Ehrman afirma que não tem o mínimo interesse em defender o Cristianismo: “não tenho a expectativa de convencer ninguém do time contrário com este livro. Minha intenção é convencer pessoas genuinamente interessadas em saber como nós temos certeza de que Jesus de fato existiu, um consenso entre praticamente todos os estudiosos da antiguidade, dos textos bíblicos, dos clássicos e das origens cristãs, não só nos Estados Unidos, mas em todo o mundo ocidental”, explica.

Segundo o autor, todas as fontes que mencionam Jesus até o século XVIII - entre autores de todos os tipos, como cristãos, judeus e pagãos - supõem que ele tenha existido. Para ele, “a afirmação da não existência de Jesus é uma ideia moderna, sem precedentes na antiguidade. Foi inventada no século XVIII”. Entre os pesquisados estão fontes independentes importantes em meio a autores cristãos da mesma época de Tácito, que transmitem informações sobre o Jesus histórico e certamente confirmam sua existência sem recorrer às fontes evangélicas. 

Sinopse:

Para os cristãos, não há dúvida alguma da sua existência e santidade. Para os céticos, o Cristianismo é fundamentado em um mito. Para muitas pessoas, a existência ou não de Jesus é menos importante do que sua influência para o mundo. Mas será que essas “lições” citadas no Novo Testamento realmente vieram de Jesus Cristo? O autor responde com muita propriedade boa parte destas dúvidas.

Sobre o autor:

Professor de estudos religiosos na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, Bart D. Ehrman já escreveu mais de 20 livros sobre religião, incluindo O que Jesus Disse? O que Jesus Não Disse?, que figurou entre os mais vendidos na lista do jornal The New York Times, e Quem foi Jesus? Quem não foi Jesus?, ambos publicados pela Nova Fronteira no Brasil.

Bart D. Ehrman cresceu em uma família religiosa nos Estados Unidos e na adolescência foi um evangélico fervoroso. Foi nessa época que seu interesse pela Bíblia e por sua história começou. Entretanto hoje, depois de mais de 35 anos de estudo, ele afirma que não é cristão e não tem o mínimo interesse em defender o Cristianismo. Já como historiador e autor, Ehrman defende: “Simplesmente não posso negar os fatos que confirmam que o Jesus histórico existiu”. Ele tem sido destaque na revista Time e em vários programas de televisão como CNN e History Channel.


Ficha Técnica
Preço: R$39,90
Páginas: 336
Formato: 15,5 x 23
Editora: Agir
ISBN: 9788522029808 


Você também pode gostar

6 comentários

  1. Oii..
    Gostei de saber da publicação do livro.
    Eu me interesso muito pelo assunto, pois algumas opiniões a respeito de Jesus me intrigam, pois eu acredito sem dúvida na existência dele, mas gosto de saber o que alguns pensam a respeito.
    E se não acreditam só lamento..

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Zilda, uma ótimo livro para quem curte história, não leria no momento mais eu gostei do que li aqui, não conhecia a obra e nem o autor.

    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi minha linda!
    Achei superinteressante a proposta do livro, principalmente para ser lido como história. Muito bom, pelo menos parece ser... rsrsrs
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  4. Caraa, muito interessante a proposta...sou evangélica do Bola de Neve, conhece?
    Flor, amei seu blog, você é super caprichosa e já estou te seguindo! :3
    Se quiser, dá uma passadinha lá no meu cantinho, tá rolando um sorteio mara!
    Beijooo!
    Instagram: tamiya343 e Twitter: @cat_343

    CLIQUE AQUI E VISITE O MAKE DA MOTOCICLISTA

    ResponderExcluir
  5. “Não importa o que mais se pense sobre Jesus, o fato é que ele certamente existiu."
    Nunca aprofundei no assunto, mesmo sentido-o dentro de mim. Parece ser um livro muito interessante.

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
  6. Ehrman é um vendedor de livros muito inteligente. diferenciado pela posição que assume fez de uma falácia um sucesso. Maiores detalhes aqui:
    http://www.debatesculturais.com.br/paguei-pra-ver/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto