Onde termina o sonho e começa a realidade?

terça-feira, março 17, 2015


No dia 27 de fevereiro, aconteceu no Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp, em Campinas (SP), o lançamento do livro de contos BH, de Rodrigo Bastos, pelo selo Redondeza Crônicas, da editora Multifoco. O título remete à capital mineira, mas passeia por vários estados brasileiros. “Cada história se passa numa cidade diferente: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, além de outros locais, na Bahia ou em Goiás, para os quais alguns personagens viajam”, conta o autor. “O ponto em comum entre os contos é a temática da fronteira entre o imaginário, a memória e a realidade, além de todos eles tratarem de pelo menos algum tipo de expressão artística (poesia, música, teatro, pintura, cinema)”, completa.



Sonho, devaneio, imaginação, lembrança e criação são elementos que se entrelaçam no desenrolar das tramas deste livro e na fronteira entre ficção e realidade na vida dos personagens. Um escritor do Rio de Janeiro fica intrigado com um poema que começou a escrever. Uma atriz de Brasília é abordada por um sujeito aparentemente desconhecido em um festival de cinema. Uma garota de São Paulo tenta desvendar um mistério relacionado a um livro abandonado em um ônibus. Uma moradora de Campinas mistura recordações com especulações após o acidente de um amigo. Uma professora universitária vai a um congresso em Belo Horizonte, mas sua cabeça está em constante divagação.

“O conto que dá título ao livro, que começa ambientado em Belo Horizonte, é o que traz mais forte essa ideia das fronteiras. Dentro de uma história, cria-se outra e o personagem dessa outra cria uma nova história, em um movimento circular”, conta Bastos. Goiano de nascimento, Bastos tem 43 anos e vive em Campinas desde 1997, onde estudou linguística e atualmente trabalha como editor da revista de jornalismo cientifico ComCiência e como pesquisador do Laboratório de Jornalismo da Unicamp. Bastos já organizou livros de divulgação científica e participou de coletâneas de artigos acadêmicos. BH é seu livro de estreia na literatura de ficção.


Adquira o livro no site da editora Multifoco < aqui

Você também pode gostar

1 comentários

  1. Não costumo ler muitos contos, mas quero dar uma chance para esse!!!
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto