|Resenha| Diário de um Adolescente Apaixonado - Rafael Moreira - @Novo_Conceito

quarta-feira, abril 29, 2015


Ando cada vez mais descrente na humanidade. Bem, sei que não é a maneira mais apropriada para começar uma conversa, mas o fato é que se eu não desabafar “EU VOU PIRAR!”.
Lembro que até pouco tempo atrás não era muito fácil conseguir publicar um livro. Eu disse publicar, não escrever; até porque tal faculdade é totalmente possível a qualquer indivíduo que seja alfabetizado. O “x” da questão é: como certos livros ganharam tamanha repercussão no mercado editorial? Estamos vivendo um tempo difícil. Meninos e meninas que mal largaram as fraldas estão escrevendo suas autobiografias. Cof!!! Cof!!!



Sinceramente eu não consigo compreender o motivo de tanto alvoroço. Um dia desses foi a vez do tal garoto que se diz “Lokão” compartilhar com seus fãs o quanto é dura a vida de um adolescente. Hoje é a vez de Rafael Moreira dar as caras por aqui. Em o Diário de um Adolescente Apaixonado Rafael dá dicas de como sobreviver a armadilhas do coração (Cruzes! Soou como abertura de novela mexicana).

Rafael dá dicas valiosas de como sobreviver o fim de um relacionamento, como lidar com a expectativa do primeiro encontro, do primeiro beijo, e todo tipo de baboseira que você encontra nas revistas feitas para adolescentes. Aliás, é exatamente isso que as revistas do gênero e os livros do tal “Lokão” e do “bom garoto apaixonado” tem em comum. Ambos são modelos pré-fabricados para a cultura de massa. A única diferença é que pelo menos Rafael demonstra ser uma pessoa um pouco mais sensata e prova que nem todo adolescente/jovem precisa se comportar como um imbecil.

Rafael é o bom partido, o bom menino, o bom filho, o amigo fiel. É tão bom que parece de mentira. Mas deixando o sarcasmo de lado há de se levar em conta as dicas do bom garoto. Rafael dá lições de companheirismo falando do seu relacionamento com os amigos, expõe a complexidade de se fazer a escolha certa quando o jovem entra para o mercado de trabalho, entre outros assuntos que fazem parte do cotidiano da maioria dos jovens.


Não dá pra dizer que a leitura foi desagradável porque no fim das contas dá pra se aproveitar alguma coisa. Entre as crônicas apresentadas algumas se destacam pela sua irreverência como no caso de “Contando Gotas” onde Rafael disserta sobre a importância de se economizar água. Mesmo o assunto sendo sério Rafael encontra uma maneira bem humorada de falar a respeito.

Em seu livro Rafael faz o papel do guru apaixonado, do garoto fofo e educado que toda mãe gostaria de ter como genro. Talvez por esse motivo tantas meninas estejam enlouquecidas por ele. Diário de um adolescente apaixonado segue a linha dos demais livros do gênero: é uma espécie de autoajuda só que mais estilizada. A linguagem é bem menos informal tornando a leitura mais acessível.

Deixando seus desabafos de lado, o que nos resta são as belíssimas ilustrações que compõem o livro, responsáveis por tornar o livro bem mais atraente.
No mais é mais um livro escrito por um jovem que descobriu o pote de ouro no fim do arco-íris, vulgo “Youtube”. E só. 

*Rafael Moreira possui o canal no Youtube "Me apaixonei" onde compartilha com seus fãs seus dilemas e divagações sobre relacionamentos.


Me acompanhe também nas redes sociais: Facebook ♥ Twitter ♥ Instagram ♥ Skoob ♥  Google+


Sinopse: Ele suou frio quando deu o primeiro beijo. Já sofreu bullying na escola. Já gostou de quem não gostava dele. Sente muita falta de quem foi embora. Já brigou com a namorada por Whatsapp e depois pediu desculpas. Ele não troca os amigos por ninguém. Se bem que amigo, AMIGO mesmo, pra ele, é a família.Em 24 crônicas bem-humoradas (claro), o Rafa conversa com a gente como se estivesse bem pertinho. Acostumado a mostrar o rosto na internet, ele criou coragem e começou a escrever sobre as situações da sua infância, sua relação com a família, com as meninas, com os amigos. De cada história, ele tirava uma reflexão sobre as mudanças que já aconteceram na sua vida e o que ele aprendeu com elas.
O resultado está aqui, neste livro que você vai ler e depois abraçar bem apertado.


Título: Diário de Um Adolescente Apaixonado
Autor: Rafael Moreira
ISBN: 9788581636849
Grupo Editorial Novo Conceito
Selo: Novas Páginas
Número de páginas: 128


Você também pode gostar

3 comentários

  1. Olá!
    Eu não gosto muito de livros desse gênero, por esse motivo não me interessei por Diário de um adolescente apaixonado.
    Acho que não perdi muita coisa rs
    Bjs e parabéns pela resenha

    Blog De Leitor para Leitor

    ResponderExcluir
  2. desde o lançamento foi o que mais chamou minha atenção, o enredo jovem, descontraido e divertido me atraiu
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Zilda,

    Eu Amei sua resenha, pois expressou exatamente o que senti com esse livro. Concordo com você em tudo. Claro que o livro tem seus méritos, mas não vejo necessidade dele ter se tornado livro, poderia ter ficado apenas como página no youtube.
    Na real, eu preferia não ter lido. Por mais perfeito que o Rafael possa ser, ele precisa melhor a escrita, o assunto... porque se ele pretende ser um bom escritor no futuro, é melhor começar a pensar agora sobre o que publica para depois não se arrepender e se envergonhar das palavras publicadas.

    Me senti lendo a revista capricho e aquelas colunas adolescentes e bobinhas.... passei dessa fase, graças a Deus!

    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    www.delivroemlivro.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto