Fernando Moreira lança ''Baseado Em Fatos Reais' - livro inspirado em histórias do blog Page Not Found

terça-feira, junho 16, 2015


O sucesso da página on-line Page Not Found – blog conhecido por noticiar fatos inusitados, curiosos, polêmicos e bizarros – agora se desdobra nas páginas de papel de “Baseado em fatos reais”. Lançamento da editora AGIR deste mês, o livro, também disponível em ebook, reúne 14 contos inspirados em alguns dos casos mais inusitados entre as 17 mil histórias verídicas postados no blog, desde sua origem em junho de 2006, retratando a história de um ator pornô americano que nasceu mulher, virou homem e depois se descobriu gay.




Fernando Moreira, criador do Page Not Found e autor da obra, explica o impulso de criar personagens, ambientes e situações a partir de enredos verídicos: “Pela natureza do trabalho jornalístico, os posts do blog são condensados e retratados de forma mais seca e superficial. No livro, me permiti a ficção permeada pelo fio da realidade para desenvolver algumas das histórias mais surreais que já atravessaram o caminho do Page Not Found. Acho que o estilo poderia ser chamado de uma nova forma de realismo fantástico. ”

O processo de escolha dos fatos que serviriam de inspiração para os esquetes não foi fácil e algumas das histórias do livro são fruto da união de alguns casos distintos. ”Meia verdade, meia mentira, meia palavra”, por exemplo, fundamenta-se no caso de um incêndio misterioso na Rússia, mas faz referência a outros noticiados no blog, como o episódio de uma igreja britânica que recebeu patrocínio de uma casa de apostas.

Escrito com linguagem jornalística, descontraída e acessível, “Baseado em Fatos Reais” dá vida à imaginação do autor e de leitores de notícias, que, muitas vezes, perguntam-se se o que acabaram de ler realmente aconteceu ou foi apenas fruto de um roteiro de filme ou trama de novela das 9. "O livro mistura realidade e ficção e um dos seus grandes atrativos das suas histórias é desafiar o leitor a traçar a fronteira entre elas", afirma o autor.


SOBRE O AUTOR:
Fernando Moreira descobriu sua vocação como jornalista após cursar dois anos de Engenharia e perceber que seu futuro estava longe dos intricados cálculos matemáticos. Formado em jornalismo pela Uerj em 1993, estreou como redator de uma prestadora de serviços da Globosat e como repórter de economia do jornal O Dia. Em 1999, ingressou em O Globo e, no ano seguinte, mergulhou no jornalismo on-line. No fatídico 11 de setembro de 2001, por necessidade da redação, Fernando se tornou repórter da editoria internacional, na qual descobriu uma paixão avassaladora. Em 2006, criou o blog Page Not Found e, dois anos depois, se tornou editor da seção “Mundo” do site de O Globo. Há dois anos, Fernando acumula as funções do blog e da edição da primeira página do site noticioso.


FICHA TÉCNICA:
Título: Baseado em Fatos Reais
Autor: Fernando Moreira
ISBN: 9788522031429
Número de páginas: 272
Formato: 15,5 x 23 cm

Você também pode gostar

3 comentários

  1. Oi Zilda!
    Não conhecia o livro, mas achei a ideia interessante. A capa também ficou bacana.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Interessante! Deve ser um livro diferente... fiquei curiosa.
    SUA ESTANTE

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Achei a capa e a temática da obra, bem legais!

    Beijos!
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto