|Resenha| Uma chance para recomeçar - Lisa Kleypas @Novo_Conceito

sábado, junho 13, 2015


Lisa Kleypas é conhecida por escrever romances fofos e que priorizam os finais felizes de seus personagens. Em Uma chance para recomeçar não foi diferente. Seguindo a máxima de que o amor supera todos os obstáculos a autora descreve uma belíssima história que promete nos envolver desde os primeiros parágrafos. O Natal ainda está bem longe, mas essa temática sempre me encantou e, por esse motivo escolhi o livro dentre tantos livros.


Ainda que a história seja bem previsível e repleta de clichês a leitura é bem agradável. Todos os ingredientes necessários para um romance estão presentes em sua narrativa. Uma mocinha fragilizada, uma garotinha órfã, um tio bonitão que não consegue se comprometer em seus relacionamentos, uma família desestruturada e, por fim, uma tragédia que determinará o futuro dos personagens envolvidos.

Após o trágico acidente que resultara na morte da irmã, Mark - o irmão mais velho de Victoria recebe a notícia que sua irmã o deixara como tutor de sua filha Holly. O único problema é que Mark é um solteirão convicto e que jamais tivera muito jeito com crianças. Seu contato com Holly se limitava a dar presentes em datas comemorativas. Apesar do susto, Mark é um cara gente boa, logo ele jamais recusaria um pedido de sua irmã. Com isso ele decide se mudar com a sobrinha para a casa do irmão Sam que, dois anos antes, havia comprado uma grande propriedade em False Bay.

A vida dos irmãos Mark e Sam sofre uma mudança e tanto com a chegada de Holly. Após o acidente Holly deixara de falar passando a se isolar de todos. Sem saber o que fazer para que a sobrinha volte a falar, Mark decide fazer tudo o que estiver ao seu alcance para amenizar a solidão da pequena Holly. Mas o destino conspira a seu favor colocando a jovem viúva Maggie em seu caminho.
Maggie é dona da loja de brinquedos Magic Mirror e, é neste local, que a mágica acontece. Mark leva Holly para comprar alguns brinquedos na loja de Maggie e, obviamente, surge um clima entre os dois logo de cara. Porém, Mark tem um jeito meio bronco e acaba tornando as coisas mais difíceis. Maggie é uma mulher delicada e sensível, por isso, sua aproximação com Holly acontece naturalmente. Maggie fica comovida com a tristeza estampada no rosto da pequena Holly e tenta fazer com que a menina se comunique de alguma maneira. 

A relação de Maggie e Holly vai sendo construída a base dos contos de fadas. Maggie apresenta o mundo das fadas para Holly a fim de fazer com que a menina encontre um jeito de se expressar já que Holly não demonstra seus sentimentos. A história dos três começa a se desenrolar a partir de uma carta escrita por Holly onde a menina faz um pedido a Papai Noel. Uma chance para recomeçar é uma história que aborda de maneira simples e singela, a magia que envolve as pessoas durante o Natal. É justamente nessa data que as pessoas estão mais receptivas. Mas acreditar em fadas ou em outros seres mágicos é algo mais complicado, principalmente, quando se trata de pessoas que sofreram alguma espécie de trauma.

É sobre essa perspectiva que Lisa Kleypas desenvolve sua narrativa. Uma chance para recomeçar cumpre o seu papel. É um livro que possui uma trama leve, sem grandes acontecimentos. Os personagens descritos são encantadores e o cenário também colabora para fortalecer a ideia do ambiente narrado. Em determinado momento lembrei-me do filme A loja mágica de brinquedos, ainda que a loja de Maggie não possua este dom. Mas alguns elementos e a maneira como a autora constrói o relacionamento de Maggie com Holly e a fantasia que as envolve me despertou certas lembranças.

Apesar de o livro ter relação com a data natalina, a história não se limita apenas esse momento. Temos a possibilidade de conhecer um pouco sobre a relação entre os irmãos Nolan e o rumo que cada um tomou na vida. A única coisa que realmente me incomodou foi o fato de que a autora não explorou isso muito bem. Suas descrições não se aprofundam e com isso passamos rapidamente entre os capítulos que são relativamente curtos. Ela também não se estende nas explicações e problemáticas dos personagens. O luto de Maggie, o relacionamento apático de Mark e Shelby, a relação conturbada de Mark e Sam com o irmão Alex. Não dá nem tempo para se aproximar dos personagens. Contudo, é possível criar uma empatia no decorrer da narrativa. Apesar de toda superficialidade há de se considerar a mensagem principal.

Uma chance para recomeçar é um bom livro. É possível sim, curtir a leitura desde o início. Só não crie muitas expectativas. Não seja exigente demais. No mais a leitura lhe transmitirá boas lições de amor, união e solidariedade. Um afago carinhoso e esperançoso de que a vida pode ser leve e que não há tristeza que dure para sempre.

* Uma chance para recomeçar é o primeiro livro da série Friday Harbor que possui quatro livros até o momento. A editora Novo Conceito não tem previsão de lançamento para os demais livros.

Me acompanhe também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagramSkoobGoogle+


Sinopse: Victoria morreu em um trágico acidente, deixando sua filha Holly sob a responsabilidade do seu irmão, o solteiro convicto Mark. O tio Mark não se sentia muito preparado para cuidar da menina, mas assumiu o compromisso de devolver o sorriso aos seus lábios. No entanto, ele desconfia de que não esteja fazendo um bom trabalho, uma vez que Holly nunca mais falou desde que ficou órfã. Uma cartinha para o Papai Noel revela um desejo que pode ser a chave da felicidade de Holly: ela só quer ter uma mãe. Maggie perdeu o marido em uma batalha contra o câncer e não quer jamais - passar por tudo isso de novo. Por isso, ela fechou seu coração e prometeu a si mesma dedicar-se somente a sua nova loja de brinquedos em Friday Harbor, que permite às crianças viajar um pouco nas asas da imaginação. A amizade entre Maggie e Holly (que até passou a acreditar em fadas!) ao mesmo tempo comove e preocupa o tio Mark. Ele tem certeza de que a nova amiga fará bem a sua sobrinha, mas precisa decidir se a deixará entrar em sua própria vida...Nós também torcemos, do fundo do coração, para que Holly tenha uma linda noite de Natal.

Título: Uma chance para recomeçar
Autor: Lisa Kleypas
Editora: Novo Conceito
Páginas: 176

Você também pode gostar

1 comentários

  1. Oi amiga
    Acredita que ainda não li nenhum livro da autora?
    Morro de curiosidade, e pretendia começar por este, gostei da premissa dele.

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto