|Resenha| O Menino de Vestido - David Walliams @intrinseca

quinta-feira, julho 16, 2015


Olha quem está dando as caras hoje por aqui! David Walliams!! 

Quem acompanha o blog e me conhece um pouquinho sabe que os livros infantojuvenis sempre tiveram espaço aqui no blog. E David Walliams sai na frente. Suas histórias são sempre bem-humoradas e, David tem um jeitinho todo especial de despertar o nosso interesse.
Meu primeiro contato com sua literatura foi através do livro O Menino Bilionário, lançado pela editora Novo Século e, depois, Vovó Vigarista lançado pela Editora Intrínseca. De lá pra cá, sempre coloco os livros de David na lista de prioridades. Gosto de ler livros do gênero pela sua leveza, até porque precisamos de vez em quando ler algo mais descontraído. Ainda faltam alguns livros para que eu possa concluir a minha coleção de livros do autor. 


Hoje vamos conhecer um pouco sobre o menino que adora vestidos e revistas de moda.

Dennis é um menino de apenas doze anos que vive com o pai e o irmão mais velho John. Desde que seus pais se separaram a vida de Dennis se tornara mais triste. Dennis sentia muito falta da mãe e guardava apenas uma única lembrança: uma foto chamuscada onde ele, sua mãe e John estão abraçados num momento alegre na praia. Citar o nome da mãe em casa era algo extremamente proibido. Seu pai se tornara um homem duro que não permitia abraços ou qualquer outro tipo de manifestação de afeto e, para Dennis, isso era muito doloroso.

Dennis era sensível e se sentia muito diferente dos demais meninos. Dennis gostava de ler a revista Vogue. Sempre que possível ele guardava suas economias para comprar um exemplar da revista na banca de Raj, um jornaleiro muito engraçado que gostava muito de Dennis. Contudo, ninguém, jamais poderia saber que Dennis gostava de moda e apreciava os vestidos que as modelos costumavam usar nas revistas. 

Dennis se sentia muito sozinho apesar de fazer parte da equipe de futebol da escola onde ele era o melhor jogador. Dennis tinha Darvesh como um dos amigos, mas não sabia como contar ao colega que gostava de vestidos. Mas ao conhecer Lisa, a garota mais bonita da escola, Dennis tem a oportunidade de externar tudo o que sente.
Lisa adora moda tanto quanto Dennis, já que ela coleciona Vogues e sonha em ser uma grande estilista de moda. Lisa tem uma ideia ousada e propõe a Dennis um desafio. Esse desafio colocará Dennis em grandes confusões. 



Em todos os seus livros David faz questão de brincar com suas colocações. Sempre bem humorado ele brinca com situações que exigem seriedade, mas como ele escreve para um público infantil ele precisa utilizar uma linguagem mais informal e descontraída para trabalhar certos temas. Por exemplo: Darvesh é indiano e lida muito bem com o fato de usar uma vestimenta diferente dos demais colegas da escola. Nesse caso, o autor tenta mostrar que não é porque um menino usa um patka que isso o tornará diferente dos demais meninos. E através de Dennis ele enfatiza isso veemente ao longo de sua descoberta por vestidos e sapatos da moda.
Dennis é apenas um menino cheio de sonhos e que deseja ser respeitado. Outro assunto muito frequente em seus livros é a relação conturbada entre pais e filhos. Seus personagens sempre fazem parte de famílias desestruturadas. O autor lida com o assunto da maneira mais sutil e delicada possível, nos mostrando a importância do afeto e do diálogo. 



O Menino de Vestido é um livro fofo como os demais livros do autor cheios de ilustrações belíssimas tornando- o ainda mais especial. Indicado ao público infantojuvenil O Menino de Vestido pode ser lido e apreciado por todas as idades já que não devemos nos ater apenas a sua classificação, e sim, a sua mensagem e qualidade excepcional.

David Walliams nos ensina que não podemos ridicularizar ninguém seja por qual for o motivo. O Menino de Vestido é um livro que valoriza o valor da amizade, a lealdade, o companheirismo e a relação de amor e afeto em família. 




 Me acompanhe também nas redes sociais: Facebook ♥ Twitter ♥ Instagram ♥ Skoob ♥ Google+



Sinopse: A vida de Dennis não é nenhum mar de rosas – ele foi abandonado pela mãe, não se entende com o irmão, o pai está deprimido e, para piorar, há uma regra em casa que proíbe abraços. Só duas coisas o fazem feliz – jogar futebol e olhar vestidos bonitos. Ele é o atacante do time do colégio e adora a revista Vogue. Durante uma detenção, Dennis conhece Lisa, a menina mais bonita da escola e que também se interessa por moda. Os dois se tornam amigos e passam a se encontrar na casa dela. Até que um dia ela o convence a pôr um vestido e ir à aula fingindo ser uma aluna de intercâmbio. É nesse momento que a vida chata e comum de Dennis se transforma em algo extraordinário.



Título: O Menino de Vestido
Autor: David Walliams
Ilustrações: Quentin Blake
Editora: Intrínseca
Páginas: 192

Você também pode gostar

2 comentários

  1. Olá Compartilhei na página do Blog https://www.facebook.com/dividindoexperienciasblog

    Amei teu Blog!
    Beijos Mona

    ResponderExcluir
  2. Olá Zilda,

    Que resenha fofa, dá vontade de ler esse livro acompanhado de uma xícara de café!
    Nunca li nada do escritor e mesmo tendo ouvido falar dos livros eu não tinha 'despertado' o interesse em lê-los, até agora...
    Sua resenha me deixou com esse gostinho e desejo de ler.

    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    www.delivroemlivro.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto