|Resenha| Simon vs. a Agenda Homo Sapiens - Becky Albertalli @intrinseca

segunda-feira, novembro 07, 2016


Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte. Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar. Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu. Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.


Há poucos dias conclui a leitura de Simon Vs. A Agenda Homo Sapiens e ainda não encontro palavras para defini-lo. O engraçado é que até bem pouco tempo atrás eu só não o conhecia, como nunca havia lido nada a respeito. Pois é, inacreditável, não? Foi numa dessas noites insones, zapeando pela Amazon que o descobri. Antes, deixa eu contar uma pequena historinha pra vocês.

Primeiramente, não sou gay, mas caso fosse, eu não teria o menor problema em assumir. Em segundo lugar, eu ADORO sim, livros protagonizados e/ou que abordagem a temática. Mas você deve estar se perguntando o porque dessa explicação. Bem, isso tudo é pra dizer que não me importo se alguém se sente incomodado com meus gostos literários. Não quero nem vou me alongar pra não dar ibope,certo? Parem de dar palpite na vida alheia, ok? 

Bem, tudo foi um mero acaso. Procurando por livros LGBT acabei me deparando com uma avalanche de recomendações positivas ao seu respeito. Logo, tratei de comprá-lo para saber se Simon era tudo aquilo que o povo estava falando. E sim, ele é tudo mesmo. Simon Vs. A Agenda Homo Sapiens é um livro maravilhoso por diversos motivos. 

Simon é gay, mas nunca contou a nenhum dos seus amigos, nem mesmo aos pais porque ele não acredita que as pessoas devam ser rotuladas por sua orientação sexual. Essa questão de sair do armário é muito pessoal. É uma questão muito pertinente, tendo em vista que os héteros não saem por aí se autoafirmando, não é mesmo?  O único problema é que sempre tem alguém na história para fazer o papel de cretino que tem por objetivo azucrinar o protagonista e, esse papel cabe a Martin, um colega de classe de Simon.

Simon está apaixonado por Blue, um garoto com quem tem trocado e-mails, mas Simon não sabe quem é Blue, mas desconfia que ele estude na mesma escola. Simon sempre se correspondia com Blue através de seu notebook, até o dia que ele resolve usar o computador da escola. Martin - um nerd, colega de classe decide printar a conversa entre Simon e Blue. A partir daí ele passa a chantagear Simon. O desespero toma conta de Simon pois ele não sabe se deve revelar ou não para todos que é gay, colocando assim o seu relacionamento com Blue em risco.

Simon é um personagem adorável. Extremamente bem humorado, sarcástico e inteligente. Me apaixonei por ele já nos primeiros capítulos. É difícil não tomar partido ao seu favor. Ele passa a sofrer uma pressão constante de Martin e isso é bem revoltante, pois sabemos que isso realmente acontece entre os adolescentes. A narrativa de Becky Albertalli é verossímil e aborda com muita simplicidade e sabedoria a questão do preconceito entre os gays. Mais do que se assumir para a família, amigos e colegas de classe Simon vive um conflito interno. Ele não suporta a ideia de que pessoas sejam rotuladas por sua orientação sexual.


"É mesmo muito irritante que hétero (e branco diga-se de passagem) seja o normal e que as pessoas que precisam pensar sobre sua identidade sejam só aquelas que não se encaixam nesse molde."

Por mais que o leitor imagine que a história é previsível e de que se trata de mais um romance young adult dramático, preciso informá-los que estão completamente enganados. Simon Vs. A Agenda Homo Sapiens é um livro magistral. É um livro inteligente sobre adolescentes inteligentes e adoráveis. É o tipo de leitura que fala por si só, que entendemos sua essência nas entrelinhas. Não é um livro sobre gays ou para gays. Não deve ser rotulado assim como o personagem. É somente um livro sobre amor e aceitação. Os demais personagens da trama contribuem para que a história se torne ainda mais encantadora. Todas as histórias se conectam ao protagonista fazendo com que o leitor se sinta ainda mais próximo de cada um. 

Me diverti muito com Simon. Adorei sua família, principalmente, por serem tão fofos, engraçados e carinhosos. A autora foi muito feliz em destacar a relação entre Simon e a família. Uma construção de afeto belíssima. Fiquei realmente surpresa quando a identidade de Blue foi revelada e gostei bastante da maneira como a autora deu continuidade à história.



São tantos os ensinamentos que adquirimos ao longo da leitura que eu poderia enumerá-los numa lista. Preceitos básicos e que deveriam fazer parte de uma cartilha básica sobre respeito ao próximo.
Indico a leitura a todos, sem restrições. Simon Vs. A Agenda Homo Sapiens vai ocupar um lugar especial na sua estante e vai te lembrar a todo instante que rótulos foram feitos para produtos, não pessoas.




Me acompanhe também nas redes sociais: 
Facebook ♥ Twitter ♥ Instagram ♥ Skoob ♥ Google+



Título: Simon vs.  a Agenda Homo Sapiens 
Autora: Becky Albertalli
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 272

Você também pode gostar

1 comentários

  1. Que fofo Zilda!

    Agora já quero ler, sempre vi na net ótimos comentários a respeito deste livro e sempre tive vontade de ler, depois de sua resenha a vontade se reafirmou.
    Também gosto de livros LGBT, acho que lendo esse tipo de livro muita gente poderia se tornar mais tolerante e respeitar as opções do próximo.

    xoxo
    Mila F
    @camila_marcia
    www.delivroemlivro.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto