|Resenha| O Garoto do Sonho - Erick Mafra @AstralCultural

sexta-feira, março 31, 2017


Maria Clara é uma jovem com uma vida comum, com pensamentos e rotina de uma vida comum. No seu primeiro dia de férias, presencia um acontecimento que a faz questionar a razão da vida. Sem encontrar respostas em sua própria mente, Maria Clara então abre espaço para se relacionar com quem tem respostas. Em um sonho, conhece um garoto chamado Eryn, que é de outro planeta, um representante de uma Nova Cultura que lhe mostra uma nova visão de mundo, Deus, a Vida e o Amor.


Até pouco tempo atrás eu nunca tinha ouvido sequer falar no tal Garoto do Sonho, até que num belo dia, bisbilhotando minha filha na internet vi um comentário em seu Instagram: "Samara, te amo infinito!". Achei o comentário fofo e lembro que falei que adotaria pra vida essa forma fofa de dizer eu te amo. Minha filha prontamente me alertou: "_ Mãe! Você vai copiar o Garoto do Sonho!" Oi? Quem é esse? O engraçado nessa história toda é que na mesma hora imaginei que se tratava de algum youtuber já que minha filha passa grande parte do tempo assistindo vídeos dessa galerinha. Logo, minha filha de apenas 10 anos estava me dando uma breve aula a respeito de Erick Mafra. 

Pouco tempo depois recebi o convite da editora para conhecer o livro e compartilhei com minha filha a notícia. Ela ficou toda empolgadinha e veio logo dizendo: Aceita , mãe. Deve ser lindo. Ahhh, mãe!! Eu quero! 

Bem, convite aceito só me restava aguardar a chegada do livro. Quando o livro chegou em minhas mãos eu: CONGELEI! Fiquei completamente embasbacada com a edição do livro. Que coisa mais linda,gente! Posso dizer que O Garoto do Sonho, de Erick Mafra é uma verdadeira obra de arte em forma de livro. Com uma proposta totalmente visual, o livro conta com belíssimas imagens e ilustrações que deixam o leitor encantado, completamente hipnotizado diante tamanha beleza. Mas e a história Zilda, vale a pena? Eu nunca pensei que indicaria um livro escrito por um youtuber, mas a minha resposta é SIM e, com louvor, porque Erick Mafra nos apresenta uma proposta muito diferente, eu diria até mesmo ousada de escrita.

Eu já li outros livros escritos por youtubers e quem me acompanha sabe que a experiência foi traumática. Desde então resisti ao impulso e passei a ignorá-los, confesso. Na minha cabeça era praticamente impossível que algum youtuber pudesse escrever algo interessante. Eu buscava por um conteúdo bacana, inovador, já estava cansada de autobiografias e selfies em demasia, uma escrita realmente inovadora e felizmente encontrei tudo isso em O Garoto do Sonho.


Maria Clara acabou de entrar de férias na escola e o seu primeiro dia em casa já começou bem devagar. Maria Clara confere as mensagens no celular e acha estranho que ninguém ainda tenha lhe procurado, nem mesmo Pedro, seu crush, quase namorado. Entediada Maria Clara resolve dar uma volta no bairro. Durante a caminhada ela presencia um acidente que acaba abalando seu emocional fazendo com que ela questione muitas coisas, começando pelo comportamento das pessoas que presenciaram o acidente.

Ao retornar para casa Maria Clara resolve dormir um pouco. É nesse momento que ela tem seu primeiro contato (melhor do que dizer: Maria Clara sonha com o Garoto do Sonho). Isso soa bem estranho. No alto de um prédio ela conhece Eryn, um garoto bem diferente que vestia uma jaqueta colorida e tinha os cabelos da cor do céu em tons de rosa, azul e roxo. Nesse ambiente mágico Eryn apresentará uma nova forma de enxergar a vida e o universo para Maria Clara. 


Bem ,vamos lá. Primeiramente quero dizer que o aviso dado por Erick logo no início do livro é de grande valia porque ele já anuncia que "o livro não é parecido com nada que você tenha visto antes" e de fato, eu nunca li nada parecido. O Garoto do Sonho é uma viagem, no sentido literal e figurado da palavra. Eu diria que é praticamente uma viagem psicodélica. É uma história muito louca dado os elementos utilizados para compor a história. Confesso que achei esquisito e doido e estranho e confuso. Sei lá, fiquei me questionando se era aquilo mesmo que eu estava entendendo.  

Eu não sabia se estava lendo uma fantasia, uma não-ficção ou sei lá o quê aquilo se tratava. Esse estranhamento inicial foi se dissipando ao longo das páginas assim que eu decidi que compraria aquela ideia. Erick construiu um enredo muito louco para passar mensagens positivas e inspiradoras tais como: "deem valor à vida", "amem verdadeiramente", "sejam gratos", entre outras pérolas motivacionais. Se analisadas separadamente você certamente irá dizer que se trata de um livro de autoajuda, mas calma lá, não é bem por aí. 

Quando eu digo que o livro é uma mistura louca de fantasia psicodélica com uma boa dose motivacional eu não estou o ridicularizando, pelo contrário. Na verdade eu fiquei bem surpresa. A forma como ele foi escrito e planejado é que o torna tão diferenciado e único em relação aos demais livros escritos por youtubers. O Garoto do Sonho convida três amigos para fazer parte da Nova Cultura (uma nova ordem que visa transformar o mundo através do amor). Cada um tem habilidades diferentes e uma missão no planeta. Você provavelmente já tenha ouvido falar pelo menos em um dos youtubers mencionados. Eryn é Erick Mafra - o Garoto do Sonho, Camila Senna é Cynn, Nah Cardoso é Nay e Koba é Koy. 
Desses eu só conhecia mesmo a Nah Cardoso, mas foi legal ter a oportunidade de conhecer o trabalho dos demais.





O Garoto do Sonho é uma verdadeira obra de arte. Um livro totalmente visual, com ilustrações lindas ao longo de toda a narrativa. Tudo nesse livro foi pensado com muito cuidado. Da fonte às ilustrações. É como uma experiência extrassensorial. Um livro que trabalha praticamente com todos os sentidos. O enredo é envolvente, o trabalho gráfico é deslumbrante, os personagens cativantes, ou seja, um livro para ser apreciado do início ao fim.  


A cada capítulo é indicada uma música diferente. Foi criada uma playlist exclusiva para o livro. Dessa forma, o leitor acompanha cada capítulo ao som de uma música que se encaixa perfeitamente com o enredo. Basta procurar por "O Garoto do Sonho" no Spotify, Apple Music ou Deezer. E tem mais. No final do livro o leitor encontrará diversas atividades interativas bem legais, perfil dos personagens, um guia da Nova Cultura, compilação de fotos, além do primeiro capítulo da continuação do livro. Um show à parte.
Eu adorei as escolhas e já baixei na minha biblioteca. 


Fiquei muito empolgada com o livro e olha que nunca passou isso pela minha cabeça. Nunca imaginei que estaria aqui, elogiando um youtuber, mas Erick Mafra merece meu respeito e admiração. Após o término da leitura fiquei refletindo bastante sobre sua mensagem e devo dizer que me fez repensar sobre a maneira como enxergamos a vida, como nos relacionamos com as pessoas e interagimos com o mundo aos nosso redor.

Recomendo a leitura a todos, ainda que o livro tenha o público jovem como alvo. É um livro leve, com uma linguagem jovem, simples e descontraída. Uma boa dica para adolescentes que estão descobrindo a leitura. Um livro que mostra que literatura e internet podem caminhar juntas e dar muito certo. Espero que essa nova safra de "pseudo" escritores saibam tirar proveito de forma saudável e consciente de sua imagem. Não joguem qualquer porcaria na guela dos outros, valorizem o trabalho de vocês e respeitem seus leitores. Façam como o Erick: deem o melhor de si e certamente serão bem sucedidos.



Me acompanhe também nas redes sociais: 




FICHA TÉCNICA
Título: O Garoto do Sonho
Autor: Erick Mafra
Editora: Astral Cultural
Número de Páginas: 128
Ano de Lançamento: 2017



Você também pode gostar

0 comentários

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @zildapeixoto